Pontes para o Futuro: Resorts do Litoral Norte assinam Termo de Cooperação

Ocorreu na última quinta (22), no Grand Palladium Imbassaí, o lançamento oficial do projeto Pontes para o Futuro, uma ação conjunta entre a PLAN International – ONG presente em mais de 50 países –, o Instituto Imbassaí e empresas do trade de Turismo no Litoral Norte da Bahia.

O Instituto, criado em 2005, já foi reconhecido como Entidade de Utilidade Pública Municipal em Mata de São João (de onde fazem parte as localidades de Praia do Forte, Imbassaí e a Costa do Sauípe). A linha de atuação principal é a capacitação profissional e a educação das comunidades situadas no entorno dos grandes empreendimentos hoteleiros da região. A PLAN, nesse sentido, chega para somar forças ao trabalho já existente, visando ao empoderamento de jovens em situação de vulnerabilidade social através da geração de renda e senso de pertencimento comunitário. O objetivo não é apenas formar, mas preencher o vazio entre a formação e o mercado de trabalho.

img_0150

A coordenadora da PLAN International no Brasil, Sara Regina de Oliveira, afirma que para garantir o sucesso do projeto,  foi estabelecido um diálogo com as empresas do lugar, a fim de entender a necessidade de mão de obra de cada uma. A meta é capacitar pelo menos 1200 jovens até 2018, com processos de mentoria e acompanhamento contínuo, mesmo após a inserção do aluno no quadro das empresas participantes.

O projeto Pontes para o Futuro, assim, se alia a outras ações de engajamento corporativo idealizadas pelo Instituo Imbassaí, em respeito não apenas ao conceito de Responsabilidade Social, mas também à lei: talvez alguns não saibam, mas desde a chamada Lei da Aprendizagem, empresas de médio a grande porte devem reservar uma porcentagem de 5% a 15% das funções para jovens aprendizes em trabalho e/ou estágio.

Além dos alunos que integram o projeto, estiveram presentes no lançamento representantes da União Europeia, da Prefeitura de Mata de São João e da Câmara de Vereadores de Camaçari, bem como diretores das empresas signatárias do Termo de Cooperação: Jesus Zalvidea, do Grand Palladium, Ramon Girón, do Iberostar Resort, Simony Andrade, da Costa do Sauípe, Tatiana Dengo, do Tivoli Eco Resort e Mena Mota, da Grou Turismo – empresa de receptivo que também apoia o Instituto Imbassaí.

Nesse primeiro momento, estão sendo oferecidos cursos na área de lazer e barman, nos turnos matutino e vespertino, com quase 200h de carga horária, e incluída ajuda para o transporte. Entre os alunos já inscritos, estão jovens das localidades de Monte Gordo, Barra do Pojuca e Porto Sauípe.

img_0176

O Diretor do Instituto Imbassaí, Francisco Oliveira, não conseguia esconder a empolgação. Como afirmou na sua apresentação, a formação “não é apenas profissional, mas principalmente humana”.

Ao final do evento, foram entregues presentes confeccionados por moradores da região, e um cartão contendo uma mensagem escolhida pelos próprios alunos. Para saber mais sobre o projeto Pontes para o Futuro, acesse aqui.

img_0182

Published by

Iuri Barreto

Iuri Barreto é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Gerente de Comunicação da Grou Turismo. É baiano de alma, nascimento e profissão, e também o autor do Guia do Soteropobretano, blog com mais de 130 mil seguidores nas redes sociais.

One thought on “Pontes para o Futuro: Resorts do Litoral Norte assinam Termo de Cooperação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *