Itacaré: um destino completo – e em constante aprendizado

Que o Brasil tem belas e maravilhosas praias, ninguém duvida. Mas algumas delas possuem, indiscutivelmente, algo de muito especial que termina por colocá-las numa espécie de Olimpo praieiro muito particular. Itacaré, a nova queridinha do litoral baiano, é a mais recente a entrar nesse rol das praias mais badaladas do País. E, acreditem, muita gente não está muito feliz com essa fama, especialmente as dezenas de famosos e VIPs que procuram uma das 16 prainhas locais para relaxar e fugir dos fãs. O tenista Gustavo Kuerten, a apresentadora Babi e seu indefectível Marcos Mion, além de medalhões como José Roberto Marinho (que está construindo uma luxuosa mansão no local) são alguns desses nomes que dariam tudo para manter Itacaré no limbo. Mas agora é tarde.

O trecho acima foi retirado de uma matéria de 2002, no Jornal do Commercio (Pernambuco). Naquela época, nos primeiros anos depois que o destino caiu nas graças do mundo, o difícil era abrir uma página da Revista CARAS e não encontrar alguma celebridade se dizendo apaixonada por Itacaré. Já teve Nicolas Sarkozy e Carla Bruni, Keanu Reeves e Orlando Bloom, e isso para não falar dos famosos nacionais que desembarcavam por lá aos montes. Teve até lista no The New York Times, em 2007, ocasião em que Itacaré apareceu como um dos ’50 Lugares do Mundo para Visitar’.

Volte ao parágrafo que abre esse texto. Leia novamente. Destaque o trecho “…muita gente não está muito feliz com essa fama” e “…dariam tudo para manter Itacaré no limbo. Mas agora é tarde”.

Quinze anos depois, o destino não é mais o mesmo. Das páginas das revistas de celebridades e dos sonhos de inúmeros viajantes, Itacaré foi perdendo visibilidade e se transformou numa vaga lembrança para muita gente. Um nome familiar que raramente surge na conversa entre o cliente e o agente de viagens. As praias continuam belíssimas e semi-desertas, as trilhas continuam espetaculares e há pousadas e hotéis com tarifas para todos os bolsos. Mas no processo de amadurecimento do destino, algo se perdeu.

Digo sempre que em lugar de buscar culpados, devemos aprender com os erros e omissões. Problemas ambientais, relatos de insegurança e um crescimento pouco sustentável foram algumas das razões que contribuíram para a perda de competitividade, mas a boa notícia é que o destino ainda encanta aos visitantes e surpreende positivamente – talvez pela pouca expectativa com que chegam ao local. Felizmente, já se nota mudanças no horizonte: lançada durante a edição desse ano da WTM Latin America, em São Paulo, a campanha ‘Itacaré – Um Destino Completo’ apresentou ao trade um novo conceito, com identidade visual repaginada e um calendário de eventos que, se não chega a ser preponderante para a decisão do cliente final, tem grande importância para o posicionamento do destino no mercado. Além do IV Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, antecipado de dezembro para julho, a Semana Santa vai virar praticamente um São João fora de época, com o I Festival de Forró.

De criança prodígio no Turismo Baiano, e passando por uma adolescência turbulenta, Itacaré chega à vida adulta com muito trabalho a ser feito para recuperar o tempo perdido.

Mena Mota (Grou Turismo), Júlio Oliveira (Secretário de Turismo de Itacaré) e Rodrigo Galvão (CVC) durante a WTM

Published by

Iuri Barreto

Iuri Barreto é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Gerente de Comunicação da Grou Turismo. É baiano de alma, nascimento e profissão, e também o autor do Guia do Soteropobretano, blog com mais de 130 mil seguidores nas redes sociais.

2 thoughts on “Itacaré: um destino completo – e em constante aprendizado

  1. SAudações

    Iuri Barreto

    Gostaria de sugeri se vc pudesse escrever algo falando sobre o Morro de São Paulo.

    Achei bacana a matéria que trata que houve algo no caminho que fez com que o destino não fosse mais o mesmo.

    Conheci a pouco tempo Itacaré e fiquei encantado e venho acompanhado essa nova repaginação, a pesar que não a conheci antes para saber sobre mudanças.

    Fiquei muito curioso como seria isso em Morro de Sâo Paulo – QUal sua opinião sobre o turismo nessa localidade como vc avalia que está o processo do turismo neste local.

    Agradecimento e

    Forte Abraço

    1. Olá, Laercio! Tudo bem?

      Penso que Morro de São Paulo seja uma outra realidade. O destino sofre mais pela falta de infra-estrutura e logística – tanto de acesso quanto para abrigar o excesso de turistas nos períodos mais concorridos. Morro tem se aperfeiçoado bastante, e a meu ver, evoluiu consideravelmente quanto ao posicionamento do destino. Talvez um dos caminhos seja controlar o número de visitantes, como já é feito em outras ilhas.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *