Turismo, Copa e Eleições

O plantão de notícias Panrotas informa que Barack Obama reconhece a importância do setor de viagens e turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento dos EUA. 

Países árabes, como Dubai, demonstram com resultados irrefutáveis o êxito dos investimentos realizados com foco na atividade, que ocupa posição de liderança mundial na geração de empregos. 

No Brasil, a ANAC revela que só 26,5% das passagens aéreas em voos para as cidades-sede durante o Mundial foram vendidas até agora. Além disso, o FOHB divulga que 45% dos quartos de hotéis ainda estão vazios. 

Neste mesmo ano, em que o nosso país será sede da Copa do Mundo, teremos eleições para a Presidência da República. Oportuno indagar: 

1-) Será que as autoridades brasileiras abrirão de vez os olhos e de fato compreenderão que a matriz econômica do Turismo exerce impacto em tantos outros setores econômicos? 

2-) Também por isso, será que o Turismo ocupará posição de destaque na composição dos planos de governo?

Published by

6 thoughts on “Turismo, Copa e Eleições

  1. Caríssimo Edmar, meu comentário sobre esta postagem de seu BLOG é um pouco amargo, não há como ser otimista – pelo menos não com o que temos hoje, porque o máximo que essa turma que está no poder faz pelo TURISMO (além das lambanças) são algumas medidas paliativas – algumas até traiçoeiras como lançar um imposto (IOF sobre cartões pré-pagos) na calada da noite, em plena época de festas de final de ano e viagens de férias, bem como de usarem o turismo como vem sendo usado e seu comando como moeda de troca, barganha ou palanque político. Importante atentar para o fato de que o mundo já perdeu aquele entusiasmo com o Brasil. Aquela história de “Bola da Vez” não é mais verdade. Os investidores já não querem mais investir no Brasil, a não ser no mercado financeiro porque temos os mais altos juros do mundo. A única forma de retomada ou de alavancar o Brasil como destino turístico – de lazer e negócios, a meu ver seria um choque completo de gestão – e aí não adianta só o Turismo, porque a alavancagem do Turismo depende de inúmeros fatores – se for pra levar a sério mesmo! Somente com um governo muito corajoso e disposto a enfrentar toda a sorte de pressões, brigas, ameaças e disputas para conseguir transformar o Brasil no país que já poderia ser. Primeiro de tudo a Educação – e aqui incluindo o aprendizado de línguas, especialmente o inglês, que tem baixíssimo índice no Brasil (A China tem mais pessoas aprendendo a língua inglesa que Canadá, Reino Unido e Estados Unidos juntos) 2º. Saneamento básico, infraestrutura, estradas, Portos e Aeroportos, transporte público de qualidade mesmo! Nada de “quebra galho”! 3º. Segurança Pública 4º. Custo Brasil (ab$urdo!) 5º. Só após revistos todos esses pontos, o que levará muito tempo – e que só começará a contar a partir do momento que algum governo futuro decidir levar a sério o Turismo, aí sim poderá se iniciar campanha de divulgação das belezas naturais, da gastronomia, da cultura, da segurança pública, das facilidades, dos preços justos, etc. Querer vender um país maravilhoso agora é o mesmo que vender gato por lebre! Triste verdade! Um abraço.

    1. Olá, Mauro:
      Agradeço a sua audiência e o seu valioso comentário, que descreve com objetividade e realismo o atual cenário.
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. Prezado Edmar
    O Turismo precisa de um choque de gestao em todos os niveis governamentais e ser tratado como algo estrategico como em varios paises desenvolvidos fazem ha muitas decadas!
    O numero de turistas internacionais que chegam anualmente no Brasil esta muito inferior ao necessario e quando comparamos com outros paises a diferenca é muito grande!
    Hoje somos a 6a. economia global com probemas basicos de saneamento, educacao, moradia, saude e transporte (somente para inumerar alguns itens).
    O povo esta acordando e vislumbrando uma realidade por dias melhores e nao suporta mais todas as ramificacoes que a corrupcao é capaz de criar e sustentar.
    Em linhas gerais nossa situacao hoje é vergonhosamente ridicula e os discursos do governo ou dos que os apoiam sao cada vez mais enfadonhos e fora de contexto!
    Se nao temos condicoes de planejar e executar a infra-estrutura, a saude, a educacao e o transporte nas grandes cidades como poderemos ter ordem e progresso?
    Abracos

    1. Olá, Fernando:
      Agradeço seu depoimento. De fato, cabe a cada um de nós fazer o que estiver ao nosso alcance para reverter o atual cenário.
      Abraços,
      Edmar Bull

  3. Prezado Edmar,
    Como bem disse o Mauro, qualquer comentário sobre esse assunto terá quer ser amargo. Li recentemente um artigo escrito pelo jornalista Felipe Barros da revista Placar, onde são descritos dados quanto aos gastos com o evento Copa do Mundo onde 85% dos aproximados 26 bilhões foram dos “cofres públicos” (as aspas são de toda a sociedade brasileira irada e angustiada com o assunto). O que chama a atenção no breakdown dos custos são os percentuais destinados ao turismo, pasmem, 0,8%.
    Claro, isso não da IBOPE, como se diz na gíria da anarquia palaciana – esse item não dá jogo, não rola. Aí está a razão do apenas 26,5% de passagens aéreas vendidas e 45% dos quartos dos hotéis ocupados. Não interessa enxergar o Turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento do país, pelo ao menos para essa turma que está no poder. Bem, nos resta trabalhar fazendo a nossa parte com dignidade e muito suor. Abraços.

    1. Olá, Paulo:
      Agradeço a sua participação e o seu comentário.
      Esperamos que as autoridades e a opinião pública em geral compreendam a importância do setor de viagens e turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
      Abraços,
      Edmar Bull

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *