No próximo dia 28, estaremos reunidos para realizar o nosso PARCEIRO DE VALOR ABRACORP, evento que reconhece aqueles fornecedores que se destacaram pela excelência em serviço, qualidade e comprometimento com o turismo corporativo.
Nessa segunda edição (a primeira foi realizada em 2019), que escolhe os melhores fornecedores de 2024, nossos associados elegeram os vencedores baseados em nove critérios.
Os segmentos avaliados foram: aéreo nacional, aéreo internacional Américas, aéreo internacional Europa e África, aéreo internacional Ásia Pacífico, redes hoteleiras Brasil, redes hoteleiras do exterior, locadoras nacionais e Seguro Viagem.
Esse encontro tem um toque especial: é o ano em que comemoramos 15 anos de atividades da Abracorp. Esse tempo, sem dúvida, é uma pequena fração do que nossos associados já construíram há mais de 50 anos. É um legado de solidez e contribuição inequívocas ao desenvolvimento de viagens corporativas do país.
É o resultado de experiências como as que vivemos recentemente no período da pandemia, momento em que nos ajustamos rapidamente a um novo mercado que exigiu atendimento personalizado, funcional e dinâmico.
Mesmo sem o faturamento esperando, buscando nossos próprios recursos, continuamos investindo em pessoas e tecnologia, tudo isso para manter ativas nossas atividades e as de nossos clientes.
Só para termos uma ideia, hoje nossos associados, no primeiro trimestre, faturaram R$ 3,179 bilhões e acreditamos que ainda cresceremos no mínimo 5% este ano. E o setor, já representamos quase 60% de tudo o que movimenta o setor de turismo.
Crescer é o nosso destino. Crescer com reputação, solidez e harmonia é a nossa missão.
Abracorp faz 15 anos e mantém otimismo com o futuro
Em 11 de março de 2010, data da fundação da Abracorp, a expectativa era muito otimista com o turismo no Brasil.
O jornal “O Globo” chegou a publicar uma matéria com dados da 6ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em conjunto com o Ministério do Turismo, com crescimento esperado de 14,6% no faturamento em 2010.
Não há números oficiais do faturamento daquele ano, mas foi um período de forte expansão no turismo em geral e também de negócios. Houve a entrada de mais de 5,1 milhões de turistas no País.
“A pesquisa (da Pacet) mostra o bom momento da imagem do Brasil, que é assentada no enfrentamento da crise econômica, nos fundamentos da economia e no crédito. Isso é que faz com que o turismo pegue uma carona neste otimismo da economia. Junta-se a isso a perspectiva com a Copa do Mundo e a Olimpíada”, afirmou na reportagem de O Globo o ministro do Turismo daquele ano, Luiz Barreto.
Os fundadores da Abracorp olharam para outro cenário. Entendiam que, mesmo com um cenário favorável, o mercado de turismo precisaria se preparar para novos desafios. Mais ainda, entendiam que o mercado de viagens corporativas já tinha peso suficiente para ampliar suas fronteiras.
De lá para cá enfrentamos todos os tipos de crise, sendo a mais dramática a da Covid-19, em 2020 e 2021, quando o turismo quase ficou paralisado.
Sem dúvida, esse foi o momento da verdade para o setor e para a Abracorp. Não fosse por tudo o que já tínhamos construído no passado, dificilmente enfrentaríamos esse momento com a qualidade e com a solidez que demonstramos.
Hoje somos ainda maiores. Segundo dados da Fecomércio-SP, o turismo corporativo representa 60% do faturamento de todo o setor.
Parece que 15 anos ainda é pouco, mas para nós é uma longa jornada, forjada por cenários agressivos ao nosso desenvolvimento.
Estamos construindo, permanentemente, um futuro baseado em nossas decisões diárias. Esperamos que, daqui a 15 anos, nas comemorações de 30 anos, olhemos para trás com o mesmo orgulho que fazemos hoje.
UM ENCONTRO PARA CELEBRAR
No dia 20, no Grand Mercure São Paulo, realizamos a Reunião dos Associados Abracor, uma instância de nossa governança. Nesses encontros apresentamos a agenda do Conselho de Administração, incluindo ações em andamento dos nossos grupos de trabalho, levantamos as aspirações do mercado e aproximamos parceiros estratégicos aos Associados.
Essa Reunião foi especial para todos nós, pois tivemos a oportunidade de celebrar, momento quase raro no meio de dias desafiadores para os nossos negócios. O tema em destaque foi o desempenho da Latam, que, pelo segundo ano consecutivo, tem o maior share em faturamento entre as companhias aéreas. Essa é uma parceria vitoriosa e demonstra toda a nossa força nessa cadeia.
Tivemos também a apresentação Guilherme Dietze, economista da Fecomércio-SP, que além de uma visão sobre a economia brasileira, apresentou um gráfico sobre as projeções do Perse, as perspectivas do setor de turismo e a do setor de viagens corporativas.
Ele prevê um crescimento do setor de turismo que no ano passado faturou R$ 206 bilhões, contra R$ 195 bilhões em 2023. Representamos 63% desse volume. Dietze reforçou o que apontei no texto anterior: faturamento não é resultado.
Mas um dos pontos que mais gosto de acompanhar é a atividade dos nossos quatro comitês. Temos o de TI, RH, MICE e Operacional. Há uma vitalidade na agenda e propostas importantes para a nossa gestão.
Essa foi a nossa primeira reunião, no ano que completamos 15 anos de atividades. Estrada dura e desafiadora.