No último post deste espaço falei um pouco sobre a agenda e as expectativas que tínhamos sobre Convenção que estava para acontecer.
Sempre acreditei que, junto com o time da Abracorp, poderíamos alcançar grandes resultados. Mas a realidade superou as minhas expectativas! O sucesso desse encontro foi realmente inspirador, e aqui estão algumas conquistas que merecem ser celebradas:
• Após um longo estudo, fizemos importantes ajustes no nosso estatuto, que inicia um processo de atualização da Abracorp com olhar para o futuro.
• Acompanhando os novos tempos, também incluímos uma agenda específica para os OBTs do mercado (Argo, Lemontech e Reserve). Eles compartilharam suas visões estratégicas sobre inteligência artificial generativa e apresentaram conteúdos produtivos sob uma perspectiva diferenciada e inovadora.
• Esta edição marcou a estreia da participação dos membros do CAB – Client Advisory Board em nosso evento. Ana Prado (Syngenta), Felipe Mendonça (Petrobras) e Joyce Macieri (Minerva Foods) trouxeram uma contribuição valiosa por meio de uma discussão rica e colaborativa.
Aproveito para expressar meu agradecimento pela presença no evento e pela dedicação ao CAB. Como já mencionei anteriormente, esta é uma das instâncias mais valiosas de nossa governança. No CAB, reunimos as principais dores do mercado, sugestões qualificadas e uma transparência que se traduz em conteúdo estratégico. Esse material é compartilhado com nossos associados para inspirar e desafiar suas equipes rumo a melhores práticas e resultados.
• Encerramos nossa agenda de trabalho com o palestrante Tiago Pessoa de Mello, CEO no Banco Mercantil Marketplace, que falou sobre a Transformação Digital no Setor de Viagens: Como a Nova Economia Redefine a Experiência do Cliente. Elegemos esse tema para ilustrar nossas discussões internas. Ele ainda é cercado de muitas dúvidas no setor, mesmo nossos associados tendo práticas importantes de como utilizar as ferramentas digitais na medida certa de atendimento aos clientes.
• Presenteamos os associados com um belo terrário, representando nossa gratidão e o compromisso com a sustentabilidade e os princípios do processo ESG.
• Encerramos o dia com um coquetel seguido de jantar, proporcionando um ambiente descontraído para a confraternização de todos e celebrando o fechamento de mais um ano de sucesso.
Estamos preparando as agendas para 2025 com conteúdos enriquecedores que certamente trarão grande valor ao mercado.
Desde o fim da pandemia, tudo o que vivemos até agora foi apenas um “aquecimento” para o que promete ser o melhor ano para o segmento corporativo: 2025!
Desejo a todos muita prosperidade, alegria e sucesso nessa jornada.
Convenção Anual Abracorp 2024
No próximo dia 29 estaremos todos reunidos na Convenção Anual Abracorp, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP). Trata-se de uma instância de nossa governança, onde fazemos nossa avaliação interna do que foi este ano e do que enfrentaremos em 25. É o momento em que discutimos e reafirmamos o planejamento estratégico da associação.
Contamos com a parceria da Assist Card, Atlantica, Bradesco, Gol, Movida e Omnibees.
Teremos como convidado especial para palestrar na nossa convenção o Tiago Pessoa de Mello, CEO no Banco Mercantil Marketplace, que falará sobre a Transformação Digital no Setor de Viagens: Como a Nova Economia Redefine a Experiência do Cliente. Elegemos esse tema para ilustrar nossas discussões internas. Ele ainda é cercado por muitas dúvidas no setor, mesmo tendo nossos associados práticas importantes de como utilizar as ferramentas digitais na medida certa de atendimento aos clientes.
Se estamos falando de trabalho, há um longa agenda entre os nossos Comitês, que são quatro: TI, MICE, RECURSOS HUMANOS e OPERACIONAL. Somam-se a eles, os grupos de trabalho que se dedicam a uma agenda específica, por sua relevância. Enfim, todos juntos têm o objetivo promover discussões, desenvolver ações estratégicas e propor soluções para temas relevantes ao setor de turismo corporativo, alinhados às diretrizes da entidade, contribuindo para a inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do mercado.
Os integrantes estão bastante engajados, trazendo uma lista de prioridades que serão incorporadas ao planejamento estratégico de 2025.
Embalando todas essas frentes, temos a iniciativa de ESG, que busca estabelecer práticas mínimas de mercado para as três dimensões do trabalho.
Estamos construindo um material robusto, enriquecido pelas práticas exemplares já adotadas pelos associados, que podem servir como referência.
Esse será o nosso dia 29, dia em que já iniciaremos 2025.
O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ
by Siderley Santos, presidente do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ABRACORP
Realizamos a nossa Reunião de Associados Abracorp, na semana passada. É uma importante instância de nossa governança, que amplia os horizontes de nossas pautas e alertas.
Essa edição, além de uma pauta robusta, foi marcada por uma importante renovação, que notamos nos novos rostos que representavam associados tradicionais.
Estamos em um momento muito importante da Abracorp, avaliando temas profundos de nossa agenda. Não explorarei esses temas nesse espaço. Vou dedicá-lo à participação do Guilherme Dietze, Presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP no nosso encontro.
Duas mensagens importantes que destaco: a primeira é que os principais indicadores da economia, no curto prazo, estão performando muito bem, porém por um tempo limitado, segundo esses mesmos indicadores; o outro tema importante é o histórico registrado de como o turismo corporativo contribui para o mercado como um todo. Guilherme apresentou um estudo demonstrando que, em 2011, o nosso share em faturamento era de 53% e hoje é de 62%. Grande parte desse volume atual se deve ao aumento dos preços das passagens aéreas.
Ele falou ainda que tivemos uma queda vertiginosa em 2020 e 2021 quando caímos para 29% e 31%, respectivamente. Foram os fatídicos anos da pandemia.
Este ano, nossas projeções apontam para um faturamento do setor corporativo de R$ 15 bilhões. As margens ainda são pequenas, de toda a forma.
Para 2025, entendemos que o mercado manterá o crescimento, e a notícia boa é que o setor de eventos tem demonstrado bastante vigor.
Esta foi a nossa reunião. Agora, estamos nos preparando para o encontro de final de ano, que acontecerá em novembro, em Campinas (SP). Vamos ver o que nos espera.