10º Fórum Abracorp: Inovação Sustentável – Transformando modelos de negócios no mercado de Viagens Corporativas

by Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp.

Data: 8 de agosto de 2024 

Local: Hotel Grand Mercure Ibirapuera, São Paulo 

Convidamos gestores de viagens, compradores e associados para o 10º Fórum Abracorp, em parceria com a ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) e o TMG (Travel Managers Group). O evento será uma oportunidade única para explorar a inovação sustentável no setor de viagens corporativas.

Para uma boa reflexão, dividimos o encontro em três momentos. A abertura, que terá uma palestra de João Doria Jr. sobre o temaEncantamento do Cliente: a excelência como diferencial no mercado de viagens corporativas.

Após sua apresentação, abriremos um espaço para um painel focado em O Futuro do Turismo Corporativo e a Importância das Relações Sustentáveis. Neste painel, contaremos com a participação do Artur Andrade, do Panrotas, Ana Prado (Syngenta), Marina Shimada (Honda), Rafael Lanza (General Motors) e Siderley Santos, presidente do Conselho de Administração Abracorp.

Em seguida, teremos o segundo painel Desafios e soluções: alinhando expectativas e realidade no processo RFP. Eu estarei nesse momento e contaremos com a participação de Luana Nogueira (Alagev), Joyce Negreli (Minerva Foods), José Roberto Fonseca (MSD), Sheila Rodrigues (TMG) e Viviane Lucena (PWC).

Com o mercado em constante transformação, este evento é essencial para refletir e alinhar práticas entre todos os envolvidos. O Client Advisory Board (CAB), um grupo de diálogo crucial na nossa governança, é um exemplo desse compromisso. Contamos com executivos de grandes empresas como BUNGE, KPMG, IT’S INFORMOV e PETROBRAS, que desde 2022 definem agendas, planos de ação e metas para acompanhar e compartilhar resultados com nossos associados.

A demanda para este encontro veio diretamente do CAB, que identificou a necessidade de discutir relações comerciais entre agências e operadores de compras. Este será um momento valioso para trocar experiências e criar processos mais lucrativos e eficientes.

Programação completa:

8h30: Welcome Coffee e credenciamento

9h15: Abertura

9h30: Palestra com João Doria Jr.

10h30: Painel 1

11h15: Painel 2

12h00: Encerramento

12h15: Almoço

Local:

Hotel Grand Mercure Ibirapuera 

Rua Sena Madureira, 1355, São Paulo

AINDA OLHANDO PARA MAIO

Maio trouxe uma pauta muito particular. Estamos convivendo com catástrofes, tivemos uma conquista importante no Projeto do Perse e analisamos o que entregamos em abril já com vistas para maio.

Começando pelo Perse, depois de uma longa jornada, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.195, que regulamenta o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. O benefício fiscal estabelece uma alíquota de 0% nos tributos como PIS/Pasep, Cofins, CSLL e IRPJ sobre a receita e o resultado das empresas do setor de eventos, sendo que, corretamente, as agências também fazem parte desse universo.

Pela relevância, esse tema foi pauta de nossa Reunião de Associados Abracorp, que ocorreu no dia 23 de maio, no Grand Mercure Ibirapuera, em São Paulo. Na oportunidade também falamos do mercado e dos nossos desafios. Para enfrentá-los, apresentei meu plano de ação, dando continuidade à agenda que estamos perseguindo ao longo dos últimos anos. No centro de tudo está o objetivo maior de nossos propósitos que é empoderar o associado e toda a cadeia ao nosso redor.

Sobre o mercado para quem olha de fora entende que está em franca recuperação. Em abril, o setor de viagens corporativas faturou R$ 1,2 bilhão. No ano passado, o faturamento foi R$ 1,067 bi e em 2019 o mês ficou em R$ 1,057 bi.

Um salto maior nesses números demonstra que o faturamento esconde uma outra realidade. O número de transações ainda está muito aquém do registrado em 2019, ou seja, esse faturamento é fruto, somente, da inflação dos 11 itens que analisamos no nosso BI.

Os destaques continuam sendo locação de veículos, serviços aéreos, hotéis e rodoviário. Olhando para as transações notamos que há uma nova ordem no cliente corporativo. Seus hábitos estão mudando e a gestão de sua agenda também.

Por fim, e não menos importante (muito pelo contrário), há um registro importante sobre os relatos dos nossos associados sobre o engajamento de suas equipes nos dramáticos acontecimentos no Rio Grande do Sul. Cada um, ao seu modo, criou um plano de contingência e de solidariedade para socorrer as vítimas desse desastre. Esse trabalho continua e não tem data para acabar.

Maio está terminando e já chegamos no meio do ano. Há ainda uma boa jornada pela frente.

ABRACORP: OS DEESAFIOS CONTINUAM

Estamos chegando ao final do primeiro mês da nova presidência da Abracorp. E como passou rápido.

Compartilho com vocês que a nossa agenda para este biênio já está posta. A gestão da Abracorp tem se caracterizado pelo fortalecimento e empoderamento das Agências, impulsionados nos últimos anos.

Entendemos que esse caminho está pautado em três pontos fundamentais: o diálogo com os clientes, aprimorando ainda mais o Client Advisory Board, o rigor com sustentabilidade e governança, e o conhecimento do mercado por intermédio de nosso Business Intelligence.

Para cada um destes pilares, temos um extenso plano de ação para consolidá-los dentro de nossos desafiadores propósitos.

Iniciaremos nossa agenda com uma imersão em nossas associadas, e os convidaremos a engajarem com as ações da associação, principalmente por meio dos grupos de trabalho de Recursos Humanos, Tecnologia e Eventos, que serão os grandes norteadores das demandas para nossos projetos.

No curtíssimo prazo, continuaremos mobilizados na manutenção do Perse, sem o qual retrocederemos nossos negócios para o infeliz período da Pandemia e, ainda entre os temas prioritários, estão os contatos de relacionamento com nossos parceiros. Nosso objetivo é a construção de uma agenda ampla, que abrace todos os interesses e que movimente o crescimento do mercado.

Isso é o que está posto. O biênio promete.