????????????????????????

Rubens Schwartzmann*

Na madrugada de 6 de dezembro de 2015, o portal Panrotas noticiou a emissão do 1º tkt NDC nas Américas. O feito foi anunciado na Ilha de Comandatuba (BA) – durante evento realizado pela Abracorp, atestando a competência tecnológica das TMCs associadas, com devido reconhecimento internacional. A nota informava ainda que, em comunicado oficial, o gerente regional da IATA para as Américas parabenizava os protagonistas.

Desde então, questões relacionadas ao desenvolvimento de soluções compatíveis com o avanço das ferramentas online ganham destaque na pauta da entidade. As associadas Abracorp fazem investimento contínuo e crescente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A estratégia coloca as TMCs em patamar tecnológico focado na qualidade dos serviços prestados às corporações.

Há dois anos, a ABRACORP realizou um painel de debate com os principais players do segmento de OBT’s. Uma das perguntas feita por um associado foi sobre a reemissão online de e-tkt. Todos disseram estar trabalhando neste desenvolvimento e que seria prioridade em suas pautas de desenvolvimento.

Sabemos que muitos são os desafios desta indústria da tecnologia no turismo. E que vivemos num cenário de imprevisibilidade. Mas, passados dois anos, a questão permanece em aberto, na pauta das cias aéreas, GDSs e OBTs.

Quando teremos a reemissão de e-tkt online nos OBT’s? Especialmente disponíveis para usuários e clientes reemitirem seus próprios bilhetes, sem a necessidade de se realizar um processo manual junto ao seu TMC?

Que as respostas sejam apuradas, com apoio da imprensa especializada. E sob a ótica da Abracorp, que vê a urgência do diálogo compromissado com a satisfação dos viajantes corporativos.

*Rubens Schwartzmann é diretor da Costa Brava Turismo e presidente do Conselho de Administração da Abracorp

 

Postagens relacionadas

Published by

Rubens Schwartzmann

Executivo formado em Administração de empresas, pós-graduado em Business Administration pelo Insper, possui mais de 15 anos de experiência desenvolvida no segmento de viagens corporativas, lazer e eventos. Atualmente é sócio e diretor geral da Costa Brava Turismo. Fascinado pela disseminação do conhecimento e do desenvolvimento da indústria, é o presidente do Conselho de Administração da Abracorp (Associação Brasileira de Agências Corporativas); atuou como vice-presidente do Campinas Convention & Visitors Bureau no biênio de 2013 e 2014 e é membro fundador do comitê Young Business Affairs da Amcham.

2 thoughts on “????????????????????????

  1. Rubens, boa tarde! Sua questão é muito pertinente e vai de encontro com as necessidades dos clientes. Queremos, cada vez mais, que a tecnologia nos auxilie e permita que as transações sejam feitas de maneira 100% online, sem a necessidade de aguardarmos o manuseio humano. Além de termos um processo mais autônomo e ágil, poderemos reduzir nossos custos com fees offline pagos às nossas parceiras, TMCs. Espero realmente termos um cenário mais eficiente no que tange à reemissão de passagens online (algo que vem sendo discutido há muito tempo, porém sem grandes evoluções). Obrigado e parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *