Um Ano Novo pra valer

Rubens Schwartzmann

Chego ao final do mandato como presidente do Conselho de Administração da Abracorp com a agradável sensação de dever cumprido. Mais que sensação – certeza! Baseados na visão associativa, fortalecemos o espírito de união e de colaboração. Por consequência, a marca Abracorp também está fortalecida.

Em nossa última convenção anual, realizada no início de dezembro em Mendoza, na Argentina, debatemos e finalizamos a revisão do Estatuto da entidade, visando atualizá-lo frente aos novos desafios do setor. E com base nos pilares consolidados e em processo de consolidação, antevimos cenários e possibilidades para 2018.

Ratificamos e fortificamos as conquistas dos antecessores por meio de ações planejadas, que passaram pela necessária reedição do Planejamento Estratégico da Abracorp. Esse realinhamento contou com a participação das 30 TMCs associadas, o que foi determinante para o trabalho desenvolvido pela KPMG.

As sementes para a definição dos Princípios de Valor Abracorp também foram plantadas. No 1º trimestre de 2018 faremos a colheita de bons frutos, gerados em benefício da atuação de toda a cadeia produtiva do setor. Ou seja, os Princípios de Valor Abracorp servirão para nutrir as ações da entidade, das associadas, dos fornecedores e clientes.

Implantar o projeto de BI, cujo desfecho é aguardado por nós e pelo mercado como um todo, constituirá expressiva evolução das informações sobre viagens corporativos no Brasil. Com alto grau de acuidade e precisão, os dados decorrentes da pesquisa de vendas junto às associadas ganharão em abrangência, profundidade e consistência. Esse redimensionamento revitaliza a marca Abracorp; permite às associadas tomar decisões estratégicas mais seguras, consequentes e oferecer para os fornecedores e clientes uma visão mais apurada sobre o segmento.

O tripé que dá sustentação à Abracorp – pessoas, governança e informação – ganhou musculatura e sinergia com a operacionalização dos comitês temáticos e dos grupos de trabalho. De forma voluntária e organizada, os representantes das associadas levaram avante propostas e projetos destinados a aprimorar as relações com o mercado, em clima de parceria. A padronização dos vouchers de faturamento das locadoras de automóveis é um exemplo da proatividade dos comitês.

Com realismo e determinação, sempre acreditamos na capacidade de superação das TMCs Abracorp. Acertamos quando apostamos no reaquecimento gradual da indústria do turismo, com ênfase nas viagens corporativas. E essa convicção é que nos impulsiona para o aprimoramento constante da entidade nas relações com o mercado.

Responsáveis por mais da metade do volume de viagens corporativas do país, as nossas TMCs se consolidam como referência setorial e capitalizam cacife para influenciar definições políticas relevantes para o turismo brasileiro.

Por fim, meu ‘muito obrigado’ aos meus pares e parceiros, pela colaboração, respeito e confiança nesses dois anos de trabalho conjunto. E que em 2018 tenhamos uma Abracorp ainda mais coesa, transparente e perceptiva.

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Rubens Schwartzmann

Executivo formado em Administração de empresas, pós-graduado em Business Administration pelo Insper, possui mais de 15 anos de experiência desenvolvida no segmento de viagens corporativas, lazer e eventos. Atualmente é sócio e diretor geral da Costa Brava Turismo. Fascinado pela disseminação do conhecimento e do desenvolvimento da indústria, é o presidente do Conselho de Administração da Abracorp (Associação Brasileira de Agências Corporativas); atuou como vice-presidente do Campinas Convention & Visitors Bureau no biênio de 2013 e 2014 e é membro fundador do comitê Young Business Affairs da Amcham.

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