Aliança estratégica com Grupo Band

Carlos Prado

Chegou o momento de compartilhar com o trade turístico, em toda a sua capilaridade, o resultado de tratativas iniciadas em fevereiro, durante encontro de alta relevância com o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação (Band), Johnny Saad. A pauta foi conduzida a partir do mote ‘como somar forças para contribuir com a geração de empregos, a partir de iniciativas conjuntas’? Ali foi dada a largada de uma iniciativa que se desenha memorável, pela qualidade e empenho dos protagonistas e clareza de propósitos que a empreitada exige.

O próximo passo levou ao encontro, em São Paulo, com dois representantes do Grupo Bandeirantes de Comunicação, especialistas no setor: Caio Luiz de Carvalho e Gabriela Fagliari. Mobilizados pelo diretor executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe, contamos nessa reunião com Orlando de Souza (Fohb), Ralf Aasmann (Air TKT), Geraldo Rocha e Edmar Bull (Abav Nacional), Monica Samia (Braztoa), Marco Ferraz (Clia Brasil); Paulo Miguel Júnior (Abla) e Toni Sando (Visite São Paulo e Unedestinos). Um time de peso, motivado e disposto a abraçar a causa.

Na oportunidade, cada entidade compartilhou dados comprobatórios da força econômica do Turismo e o seu grande potencial de crescimento. Afinal, o Brasil lidera o ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial, na categoria recursos naturais. E ocupa a honrosa 8ª posição em recursos culturais e ambiente de negócios. Diante do engajamento sério e consequente dos mencionados dirigentes setoriais, fortalecemos a convicção de que trilhamos o caminho da força de união.

A propósito, no início de abril, a união de esforços entre as entidades do turismo resultou na exibição de um vídeo sugestivo e didático. A peça apresentou, à direção do Band, a importância do setor de turismo e da indústria criativa como vetores estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Por sua vez, a emissora produziu e estreia no Jornal da Band uma série de reportagens especiais, gravadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e programadas para as edições de 8, 9 e 10 de maio.

Como o leitor pode perceber, a iniciativa surgiu e flui sem sobressaltos. Além dos parceiros do trade turístico, conclamamos e contamos com todas as lideranças de vários segmentos de fornecedores de insumos e serviços à grande indústria do turismo. O incremento da necessária sinergia passa pela geração de mais informações, na perspectiva de se fortalecer a massa crítica indispensável para o sucesso da iniciativa.

É essencial que se aumente a percepção sobre o potencial extraordinário do Turismo na esfera dos agentes públicos, em todos os níveis. Das cidades e estados às instâncias decisórias de Brasília. Que, além das parcerias privada-privada, pública-privada e pública-publica, utilizem os vastos recursos que temos disponíveis para incrementar a economia com justiça social e responsabilidade ambiental.

Na ponta, queremos fomentar e estimular a criação de meios para a pauta chegar às comunidades e à população em geral. E isso, com ênfase no uso concatenado das redes sociais de cada entidade envolvida. O propósito é alcançar um discurso coeso e direcionado para o mesmo objetivo: maximizar as oportunidades latentes do Turismo para a geração de emprego, renda e fortalecimento da imagem do país perante o mundo.

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