Fim do IVA leva brasileiros à Argentina

Em meio aos atrativos arquitetônicos, naturais, gastronômicos e da cultura latino-americana, o turismo na Argentina é muito mais do que Buenos Aires e Bariloche. Dentre os vários motivos que os brasileiros têm para visitar nosso país vizinho, um dos incentivos é a redução do IVA adotada nesse ano, que reduz os custos dos estrangeiros no país e motivam a visita.

Nos primeiros oito meses de 2017, mais de 650 mil brasileiros estiveram na Argentina (número que implica em um crescimento de 19,7% por via aérea e de 5,4% na rota terrestre) e a redução do imposto pode ser colocada como um fator motivador para esse aumento. A maior parte desses visitantes vai em busca de entretenimento e vida cultural, ou de atrativos naturais, como a neve presente na Cordilheira dos Andes.

O desconto é resultado de um decreto que determina a isenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) da hotelaria para os turistas estrangeiros que pagarem a conta com cartão internacional. A alíquota do IVA, ao ser excluída, deixa a conta 17% mais barata. Entenda:

 

Como contratar os serviços com o benefício da devolução?

É possível contratar os serviços de maneira direta com o lugar de hospedagem ou por meio de agências de viagens. Não é necessário fazer trâmites nem há devoluções posteriores: a devolução é realizada de forma direta e automática no momento em que o serviço for faturado e cobrado. Caso você compre um pacote ou serviço turístico de hospedagem em uma agência de viagens do exterior, o preço já está livre de IVA. Não é necessário fazer nenhum pedido posterior.

O que inclui?

O IVA correspondente ao alojamento e ao café da manhã, se este estiver incluído no preço da hospedagem. Outros serviços, bens ou prestações comprados, serão faturados de forma separada e não estão sujeitos à devolução. Também não será feita a devolução se o serviço for cancelado ou não utilizado.

Que hospedagens estão incluídas?

Hotéis, albergues, pensões, hospedagens, motéis, campings, apart hotéis e similares, que forem responsáveis inscritos no IVA perante a AFIP como alojamento.

O que é necessário:

Ter passaporte ou documento de identidade que comprove sua residência fora da Argentina. Caso o pagamento seja realizado de forma direta a um hotel ou a uma agência de viagens da Argentina, o mesmo deve ser feito por meio de um cartão de crédito/débito emitido no exterior ou por transferência bancária originada fora dos limites da Argentina. Além disso, você deve exigir sua nota fiscal com tal devolução. Tendo cumprido estes requisitos, é seu direito ter a devolução do IVA.

A redução no imposto é um diferencial que pode ser tomado como exemplo para o Brasil, já que há um interesse dos profissionais da indústria em manter os turistas informados a respeito de vantagens do setor e medidas que aumentam a competitividade junto aos operadores de turismo. Seguimos acompanhando.

 

*Conteúdo com contribuição de Argentina.travel

Os 10 lugares mais presentes no Instagram

Sabemos que o Instagram pode ser, de maneira geral, uma ferramenta poderosa de posicionamento de mercado e, no Turismo, a força que ele exerce é ainda mais notável devido ao compartilhamento digital de imagens de destinos pelos turistas.

O Instagram revelou uma lista dos lugares mais “Instagramados” de 2017 ao redor do mundo. Os resultados não surpreendem tanto, afinal desde 2010 estamos dando double tapping em registros de lugares na rede social.  Confira os 10 locais mais geotagged no planeta:

1. Disneyland, Anaheim, EUA
“O lugar mais feliz na Terra” está no topo da lista como a localização mais geotagged de 2017.. Com 89 atrações clássicas, a Disneyland é relativamente menor do que a sua homóloga da Flórida, porém tem a distinção de ser o único parque temático Disney construído e projetado pelo próprio Walt Disney.

2.Times Square, New York, EUA
No que diz respeito à fotografia Insta-travel, New York é o destino dos destinos. No coração da grande cidade no cruzamento da Broadway e Seventh Avenue, você encontraa famosa Times Square. Com as luzes brilhantes, letreiros enormes e grandes atrações, não é nenhuma surpresa que a Times Square esteja na lista.

3. Central Park, New York, EUA
Outra localização muito instagramada da cidade de Nova York é o Central Park. O trecho de vegetação de 843 acres fornece o cenário ideal de estátuas, lagos e monumentos para a postagem perfeita do Instagram.

4. Torre Eiffel, Paris, França
É muito certo dizer que a Torre Eiffel é o marco mais reconhecível em Paris. Este farol grande e brilhante tem 303 metros de altura e tem vista para a Cidade das Luzes e todas as suas maravilhas. À noite, as luzes da torre estão ligadas, tornando-se instantaneamente um local incrível, ideal para que viajantes capturem a beleza do monumento.

5. Tokyo Disney Resort, Tóquio, Japão
Mesmo com outros cinco parques temáticos da Disney, este Tokyo Disney Resort ainda atrai milhões de visitantes de todo o mundo e eles certamente publicam suas fotos. O resort, que abriu de volta em 1983, é tão mágico quanto os outros parques Disney, por isso é impossível não tirar uma foto para o Instagram

6. Disney’s Magic Kingdom, Orlando, EUA
A magia instagramada continua com o Disney Magic Kingdom em Orlando, na Flórida. Este parque recebe mais de 20 milhões de visitantes e certamente vale a pena visitar e registrar o passeio. É um dos preferidos dos usuários da rede social por alguns motivos e um deles é o Castelo de Cinderela.

7. Musée du Louvre, Paris, França
Embora muitas das imagens postadas sejam de obras de arte famosas no Museu do Louvre, também há muita apreciação pela pirâmide e palácio. Entre a Monalisa, Vênus de Milo e os Jardin des Tuileries nas proximidades, não é de admirar que o Louvre tenha sido marcado por turistas de todo o mundo.

8. Brooklyn Bridge, Brooklyn, EUA
Apontada como a “Oitava Maravilha do Mundo”, quando fez sua estréia em 1883, a Ponte do Brooklyn é o local perfeito para ocupar a paisagem do centro de Manhattan e do Brooklyn. Esta ponte histórica foi a primeira ponte suspensa de fio de aço no mundo.

9. Disney California Adventure Park, Anaheim, EUA
Parece que nenhuma viagem para a Califórnia está completa sem uma visita à Disneyland. O Disney California Adventure Park abriu em 2001 e, desde então, recebeu mais 17 milhões de visitantes mundiais e um lugar nesta lista. Neste parque, os visitantes comumente estão postando fotos com amigos na frente da Mickey’s Fun Wheel ou aderindo a tiros do Red Car Trolley.

10. Las Vegas Strip, Las Vegas, EUA
Graças à abundância de hotéis e cassinos, a Strip de Las Vegas completa a lista dos 10 lugares mais presentes no Instagram, em toda a sua vibrante glória e luzes infinitas.

*Conteúdo adaptado de The Points Guy