Cidades do turismo

A World Travel & Tourism Council (WTTC) elaborou um relatório inédito que analisa o impacto econômico da indústria do turismo nas cidades.

O monitoramento cada vez mais específico do setor é uma forte tendência de pesquisa para este ano de 2018 e os próximos anos.

A pesquisa da WTTC analisa 65 cidades globais, escolhidas por colocação no ranking de cidades mais visitadas.

Coletivamente, essas cidades são responsáveis por aproximadamente 24% do PIB total da indústria e por mais de 12% dos empregos do setor.

Justificativa

De acordo com o conselho, atualmente 54% da população mundial reside em áreas urbanas e a previsão é que essa porcentagem chegue a 60% em 2050.

De acordo com o Conselho, o crescimento futuro e o sucesso do setor depende do monitoramento de tendências que irão conduzir os novos hábitos dos turistas.

Com um desenvolvimento esperado da indústria, observar o movimento do setor em cidades de todo o mundo torna-se uma importante ferramenta de compreensão do Turismo global.

Brasil

De acordo com o City Travel & Tourism Impact 2017, o Rio de Janeiro está entre as Top 3 destinos da América Latina (juntamente com Buenos Aires e Lima), fazendo parte das cidades com melhores chegadas e gastos de visitantes. Segundo o relatório, o Turismo foi responsável por 4,9% do PIB direto da cidade maravilhosa em 2016.

Brasilia também aparece no relatório sendo uma das 6 cidades com maior crescimento do setor na América Latina. Sua taxa de crescimento na indústria é de 8,3% (supera a do Brasil). Em destaque na cidade, está o turismo de negócios, incluindo os grandes volumes de viagens governamentais.

Veja o relatório global completo City Travel & Tourism Impact.

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Jeanine Pires

Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e Presidente do Conselho Consultivo da WTM Latinamerica. Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002. Esse blog reflete opiniões pessoais e não tem qualquer vínculo institucional

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