NOVA TECNOLOGIA… EM 2030

Resumo da longa descrição de tecnologia da Wikipedia: “Tecnologia é o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir deste conhecimento. É o conjunto de técnicas, métodos, materiais, ferramentas, máquinas, recursos e processos que serve para resolver problemas”.

Mas gosto de sintetizar como “Tecnologia… serve para resolver problemas”.

Mas o conceito de tecnologia varia ao longo do tempo e o que era tecnologia ontem, deixa de ser amanhã.

Por isso, pensei num longínquo ano de 2030, em que uma nova tecnologia será relançada, com o mote:

“Mais moderno do que o Notebook, mais atual do que o Netbook e mais inovador do que o E-book, conheça a inovação tecnológica da década !

A tecnologia incorporada a esta incrível ferramenta faz dela a única que reúne todas as seguintes vantagens sobre suas antecessoras:

1 – Mais portátil: de 500g a 1 kg mais leve, dependendo do modelo e capacidade.

2 – Mais simples: sem botões, é operado totalmente pelo toque dos dedos.

3 – Mais agradável: pode ser utilizado por longos períodos, de forma confortável, sem ofuscar a vista.

4 – Mais resistente: quando desligado, não há risco de “corromper o arquivo”.

5 – Mais durável: o conteúdo não se perde, não muda de mídia ao longo dos anos e não deprecia por pelo menos 100 anos (há registros de casos de uso com 2011 anos… ou mais).

6 – Mais autônomo: não depende de energia elétrica para funcionar.

7 – Mais ecológico: construído com material biodegradável, sem fonte de energia poluente.

8 – Mais socialmente responsável: você empresta aos amigos e eles, geralmente, devolvem.

9 – Mais sustentável: uma única árvore de reflorestamento produz milhares de unidades, com material reciclável.

Seguindo a evolução dos nomes de seus antecessores, associado a todas essas 9 vantagens e, principalmente, ao minimalismo e simplicidade que a ideia carrega, o nome desta futura inovação não poderá ser outro: Book.

Para ilustrar melhor essa maravilha tecnológica que o mundo nos reserva, veja o vídeo futurista (!?) clicando em: BOOK

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

11 thoughts on “NOVA TECNOLOGIA… EM 2030

  1. Caro Luis
    “tentador”, responder a esse seu blog futurista, bem, me antecipando a mensagem que vou solicitar em 2030 ao Emanuel do Chico Chavier, vou me antecipar. Acredito que com o dinamismo galopante das tecnologias, é possivel que não os usuarios de muitas ferramentas de hoje 2011 – irão simplesmente com o “pensamento” projetar o que desejam, as senhas serão “oculares” as telas de projeção serão qualquer espaço disponivel para visualizar , acesso em qualquer lugar do mundo sem ter nenhum aparelho fisico e assim por diante.
    Minha geração, com certeza não creio chegará a ser beneficiada com tantos avanços tecnologicos, mas espero que as novas gerações estejam muito bem preparadas para tantas facilidades…..mas com certeza isso terá um preço também, mesmo que sejam projetadas para 2030
    forte abraço

    1. Amigo Rocco,

      Obrigado por comentar (estava com saudades).

      A ideia desse post é provocar os viciados em modernidades (como eu, confesso) em relação às verdadeiras boas coisas da vida…

      Sou viciado em tecnologia, leio e escrevo muito em iPad, e até mais ainda no próprio iPhone (apesar do tamanho), mas consigo perceber a incrível tecnologia disruptiva que foí o livro tradicional, ao ponto de ainda existir muitos séculos após sua invenção…

      Será que os notebooks, netbooks e e-books serão lembrados daqui a 100 anos?

      []’s

      Luís Vabo

  2. Excelente artigo, eu pessoalmente não acredito que os notebooks, netbooks etc… serão lembrados em 2030, porém o book com certeza ainda existirá, nem que seja pelo lado romântico do aprendizado.
    Esse artigo me lembra uma pergunta feita a Albert Einstein, de como seria a 3ª grande guerra mundial, e ele mais do que depressa comentou: “não tenho a mínima ideia, mas com certeza a 4ª será com pedrinhas e tacapes”.

    1. Sylvio,

      Penso que o livro, impresso em papel, como o conhecemos hoje, coexistirá com outras mídias, atuais e futuras, assim como o rádio coexiste com a TV e esta coexistirá com a internet.

      []’s

      Luís Vabo

  3. sr. Luís
    Sou grande partidária de inovações e tb vejo a tecnologia como realmente uma ferramenta para resolver e também evitar problemas, mas devo confessar que sou apaixonada por este item de vanguarda tecnológica chamado BOOK, talvez por romantismo ou por realmente achar que ele sai na frente quando comparado a vários dispositivos tecnológicos.Sou daqueles seres estranhos que tem o incomum hábito da leitura e da frequência em livrarias – lugares onde uma tribo meio esquisita se reune e se une através do maravilhoso mundo de informações, sonhos, estórias oferecidos pelos famosos BOOKS. O post foi ótimo inspirado e espirituoso e o vídeo muito engraçado….

    1. CM,

      Que bom que gostou. Na verdade, o livro vive e viverá, independentemente da mídia utilizada.

      Nossa geração ainda sentirá muita falta desta mídia em papel impresso.

      Mas as próximas gerações talvez o vejam como se olha hoje para um disco de vinil…

      []’s

      Luís Vabo

  4. Sr. Luís,

    Sensacional o blog. Fiquei pensando sobre o impacto que a tecnologia causa em nossos hábitos. A loja de CD que mais gostava, Modern Sound, fechou dando lugar para uma loja de roupas. Um cartaz foi colocado na porta de entrada pelo dono, lamentando o fechamento por conta da pirataria. Hoje é fácil baixar música na internet e quase ninguém compra CD. Muitas lojas estão fechando e as que sobrevivem ficam dentro das grandes livrarias. Assim como a música, também é possível baixar livros na internet, mas as livrarias, ao contrário das lojas de CD, não chegaram à falência. Por que será? Eu, particularmente, ainda prefiro comprar um livro a ter que baixá-lo na internet. Tenho certeza que levarei este hábito para o resto da vida, apesar de todo avanço tecnológico. Isso se o “Book” sobreviver até lá. Torço para que sobreviva.

  5. Sr.Vabo e Leitores!

    Visitem Porto Alegre nos meses de Novembro de qualquer ano, visitem nossa Feira do Livro, que é organizada no centro da cidade, na praça da Alfândega com o céu azul da Primavera, este ano é 57 edição.

    Abraços
    Rogério Amaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *