GRAÇAS A DEUS EXISTE SÃO PAULO

Que os cariocas me perdoem, mas São Paulo é quem está segurando a última corda do Brasil pendurado no poço…

Refiro-me aos cariocas porque além de estar entre as três maiores forças produtivas do Brasil, o Rio está recebendo vultosos investimentos em infraestrutura para um megaevento este ano, mas que, ao que tudo indica, deixará um legado de 60 mil desempregados após o término das obras para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e pelo menos 60 mil (coincidência) quartos de hotel para serem ocupados diariamente.

Antes das reações bairristas, lembro que sou carioca da gema, nascido no Lins, morador da Tijuca e da Barra da Tijuca (dirão que a Barra não é no Rio, mais bairrismo…) e amo minha cidade, dificilmente viveria em outro lugar por opção.

Mas é em São Paulo que as coisas acontecem no Brasil, é a cidade mais produtiva e cosmopolita do país, onde encontram-se trabalho, ensino, esporte, cultura e qualidade de vida, tudo em abundância e equilíbrio no mesmo lugar, incluindo os principais eventos de tecnologia no Brasil.

Para se ter uma ideia, o portal Eventbrite listou os 43 principais eventos de tecnologia no Brasil em 2016, focados em empreendedores, desenvolvedores e profissionais de social media, uma sucessão vertiginosa de circuitos, conferências, congressos, demos, exposições, feiras, festivais, fóruns, imersões, parties, shows, simpósios, summits, weeks, weekends, workshops, entre outros nomes, criativos ou não, para agregar profissionais e interessados em torno do mesmo objetivo.

Desses 43 eventos, 35 ocorrem ou têm edição na cidade de São Paulo, incluindo os 3 maiores e mais importantes:

Campus Party
(Janeiro – 8 mil participantes)
Maior evento de internet do mundo

Fórum Ecommerce Brasil
(Julho – 7 mil participantes)
Maior evento de e-commerce da America Latina

Futurecom
(Outubro – 14 mil participantes)
Maior evento de TI da America Latina

São quarenta e três grandes eventos relacionados ao mercado de tecnologia, uma quantidade que nos faz reconsiderar a máxima de que “temos eventos de turismo demais no Brasil”.

Será que temos mesmo muitos eventos de turismo ou nossos eventos de turismo é que estão muito parecidos, com o conteúdo girando sempre em torno dos mesmos temas, ano após ano, evento após evento, além dos formatos repetitivos baseados na dupla estandes/palestras (seja lá o nome marqueteiro que se dê a isso).

Não, eu não tenho a fórmula do sucesso, mas sei que a mesmice não funciona mais e, por isso, mais do que nunca, inovar é preciso.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

5 thoughts on “GRAÇAS A DEUS EXISTE SÃO PAULO

  1. Penso desta forma querido, e tive uma pessoa que me disse, que ando muito critica aos eventos de turismo. Verdade conteúdo muito próximos, assuntos gira no mesmo tema, ano apos ano. Precisam sim usar um pouco mais de criatividade.
    E olha que brilhantemente tem produtores que tem viajado para fora, para buscar esta inovações em destaque para a mídia de seu portal aqui…Esta sim, inovando cada vez mais para apresentar o mercado, reflexões de como melhor o mercado neste momento.
    Parabéns pelo artigo.

    1. Oi, Ivonete,

      Vejo algumas iniciativas para inovar, muita coisa inspirada em eventos internacionais, muito empenho em fazer diferente, mas como consumidor de eventos (participante, palestrante ou patrocinador), não tenho visto resultados desta inovação na prática.

      Talvez falte ousadia, o gosto pelo risco, tentar algo diferente que pode dar muito certo, mas que também pode dar errado…

      Obrigado por comentar.

      []’s

      Luís Vabo

  2. Gostaria de discordar dessa afirmação, tentando colaborar com essa visão estratégica, embora entenda a força que São Paulo indubitavelmente tem na área de eventos no Brasil. Hoje, e já há alguns anos o Brasil está no ranking da ICCA International Congress Convention Association entre os 10 principais destinos para os congressos internacionais. E graças ao esforço dos CVBs de São Paulo e dos estados brasileiros, que recebem esses eventos e que fazem um excelente trabalho de captação internacional digno de registro. Isso sem contar os eventos corporativos, os esportivos, os religiosos e culturais que se multiplicam pelo Brasil inteiro. Sem duvida São Paulo, minha terra natal, tem uma relevância inquestionável principalmente na área de Congressos e Feiras, e o esforço que a Ubrafe tem feito ao longo desses 30 anos e aos pavilhões disponíveis, além do trabalho profissional do Convention Bureau de São Paulo e das entidades de eventos como a ABEOC BRASIL. Precisamos como comentou Andrea Nakane ,ter a visão do coletivo e trabalharmos juntos com todos os estados em beneficio do País. E essa diversidade de destinos é que nos coloca estrategicamente bem aos olhos do mundo dos eventos onde o turismo é peça importante. Permita-me contribuir com a lembrança da visão oferecida pelo II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil de 2013, realizado pela ABEOC BRASIL em conjunto com o SEBRAE Nacional, que proporcionou uma visão mais abrangente desse segmento de negócios que tem crescido a taxa de 14% ao ano movimentando R$ 209,2 bilhões em 2013 e representando uma participação do setor de 4.3% do PIB Nacional para 590 mil eventos estudados e que não esgotou o total de eventos realizados no Brasil.. (Ex Presidente da ABEOC BRASIL Estadual São Paulo por duas gestões, Vice Presidente de Marketing da ABEOC BRASIL Nacional, Diretor de Marketing da ABEOC BRASIL Estadual São Paulo, Diretor Superintendente da OFFICE BRASIL Gestão de Eventos).

    1. Obrigado por discordar, José Eduardo,

      Tenho especial apreço pelo contraditório, mais ainda quando se refere a tema que não domino, como é o caso, pois aí eu encontro oportunidade de aprender.

      Agradeço pelos dados estatísticos que ilustram bem seu comentário, apesar de não conflitarem com o cerne do post, que é o fato de que é em São Paulo que se concentram os principais eventos de praticamente todos os segmentos.

      Apareça mais vezes por aqui.

      []’s

      Luís Vabo

      1. Luís Vabo será um prazer trocar ideias com você sempre que o assunto girar principalmente sobre Eventos. E aproveito para convidá-lo a participar do Fórum Eventos agora em Abril no Centro de Convenções Rebouças entre 11 e 12, onde o tema será discutido e avaliado sob a forma de tendências, ações e oportunidades com especialistas do Brasil e do exterior e organizado pela Expo Editora comandada pelo Sergio Junqueira. Penso que você vai gostar. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *