FORUM ECOMMERCE BRASIL É UM BOM MODELO DE FEIRA?

Estive na terça-feira 26/08, pela segunda vez, no Forum Ecommerce Brasil, um evento para 8.000 pessoas, no Transamerica Expo Center, inteiramente dedicado ao novo e vibrante mercado que está dominando o interesse das startups brasileiras: o ecommerce.

A VTEX, desenvolvedora de plataformas de ecommerce para varejistas online, foi expositor no Forum Ecommerce Brasil 2016
A VTEX, desenvolvedora de plataformas de ecommerce para varejistas online, foi expositor no Forum Ecommerce Brasil 2016

Já postei aqui sobre a edição do ano passado, quando fiz breve visita ao evento, convidado pela Sieve, oportunidade em que assisti a uma boa palestra com Jack London (amigo de muitos anos e ícone da internet brasileira), verifiquei o minimalismo dos estandes, a praticidade da montagem, o bom serviço de A&B, o foco nos negócios (e no network direcionado a negócios), quando destaquei as diferenças para nosso maior evento: a ABAV Expo (clique aqui para ler o texto sobre a edição do Forum Ecommerce Brasil 2015).

Este ano, convidados pela B2W Digital para esta ainda melhor edição 2016 do Forum Ecommerce Brasil, conheci um pouco mais da proposta do evento (feira e congresso) e, acompanhado da sensibilidade e experiência da Solange Vabo, analisei detalhes de toda a exposição, das palestras e debates em 3 diferentes e grandes auditórios, segmentados em Tecnologia, Vendas e Gestão.

O painel com Mario Gazin e Luis Paschoal foi dos mais concorridos e interessantes do evento
O painel com Mario Gazin e Luis Paschoal foi dos mais concorridos e interessantes do evento

Também identifiquei, de forma simplista, entre a maior parte dos expositores, alguns segmentos que podemos classificar em:
– Plataformas de ecommerce (ex.: VTex)
– Meios de pagamento (ex.: Stone)
– Varejo online (ex.: B2W)
– Mídia digital (ex.: PMWeb)
– Tecnologia (ex.: Totvs)
– Outros

Ano passado não encontrei ninguém do mercado de viagens e turismo, mas este ano esbarrei com amigos como o Augusto Rocha, da PMWeb e o Mauro Vendemiatti, da Avianca, Solange encontrou Gustavo Syllos, da Costa do Sauípe, e me surpreendi com painéis específicos sobre turismo online, um com participação da Melhores Destinos e da BHG (o Guto moderou) e outro com uma palestra do Eduardo Shiota, sobre a plataforma da Booking.com.

Bom sinal !

O segmento de viagens e turismo está saindo da toca, indo espiar outros modelos, outros mercados, outras oportunidades (exatamente o que me motivou a visitar este evento em 2015) e, definitivamente, o ecommerce é este segmento, por algumas similaridades importantes com o turismo online e por apresentar crescimento mesmo quando a economia vai mal.

Gustavo Daher apresentou a experiência da Wine.com.br sobre canais alternativos de venda com CRM, afiliação e email
Gustavo Daher apresentou a experiência da Wine.com.br sobre canais alternativos de venda com CRM, afiliação e email

Quanto à comparação entre o Forum Ecommerce Brasil e a ABAV Expo, a conclusão é que podemos (e devemos) aprender com a objetividade e o foco nos negócios da área de exposições, mas sem desconsiderar nossas características de uma exposição de turismo, que requer um ambiente inspirador para a venda de sonhos X uma exposição de varejo, que requer um ambiente prático para a venda de mercadorias.

Neste quesito há um empate técnico.

Entretanto, acredito muito no modelo de palestras e debates que o Forum Ecommerce Brasil desenvolve, com painelistas empreendedores, empresários e executivos, que levam seus casos reais para apresentar e serem sabatinados por uma plateia ávida por conhecimento, dicas e benchmarking, estimulando a interação e o compartilhamento de ideias.

Neste quesito ponto para o Forum Ecommerce Brasil (até aqui…)

O segredo é focar no que interessa ao agente de viagens: simples assim...
O segredo é focar no que interessa ao agente de viagens: simples assim…

Mas devemos empatar esta partida com a edição 2016 da ABAV Expo, de 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, quando a Vila do Saber mostrará alguns casos reais motivadores, que merecem ser apresentados, defendidos e arguidos pelos agentes de viagens participantes, que terão assim a chance de encontrar, no nosso dia-a-dia, algumas referências reais de caminhos a seguir em seus negócios.

Não deixe de conferir !

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista, apaixonado e exagerado. Sócio e Presidente do Reserve 💲 Sócio da Solid ✈️ Sócio da MyView 🚁 VP da Abracorp VP da ABAV Nacional

8 thoughts on “FORUM ECOMMERCE BRASIL É UM BOM MODELO DE FEIRA?

  1. É, fiquei realmente impressionada com o formato da feira, com todos os stands padronizados, não importando o tamanho da empresa.
    A prioridade é mostrar o produto, fazer networking.
    As feiras do setor de Turismo precisam mesmo se renovar. Entender que o mundo mudou e que feira não é mais lugar para entregar brindes, folhetos e fazer oba-oba.
    Participar custa caro para todos, expositores e visitantes, então tem que valer a pena ir!

    Parabéns para Vivianne Vilela pela garra e determinação de segurar firme a bandeira brasileira do ecommerce.

    1. Querida,

      Estamos trabalhando muito para renovar o conceito da nossa ABAV Expo, um processo que começa já em setembro agora, na edição 2016, onde muita renovação já poderá ser percebida.

      Trata-se de uma mudança cultural num processo de décadas, mas que encontra na gestão do Edmar Bull, a decisão de modernização do conceito, do conteúdo e do formato.

      Bjs,

      Luís Vabo

      1. Vabo, muito bom ler seu texto. Sou fã do seu filho e será um prazer ajudá-los nessa renovação, se precisarem de alguma ajuda. Conte conosco.

  2. Querido Luis Vabo,
    Adorei a forma direta e simples da sua abordagem sobre como uma feira pode ser rica em conteúdo e simples do ponto de vista do custo.
    Acho que é a fórmula certa para se fazer bons negócios.
    Sou seu fã.
    Um abraço.

    Pedro Mattos

    1. Pois é isso, meu querido amigo Pedro Mattos,

      Focar no que interessa aos agentes de viagens (e não é difícil descobrir isso).

      Mais objetividade e menos opulência nos estandes, mais negócios e menos oba-oba no networking, mais benchmarking (casos reais) e menos discurso repetitivo nos painéis…

      Dá pra fazer e já vamos fazer: ABAV Expo 2016, de 28 a 30 de setembro no Expo Center Norte.

      []’s

      Luís Vabo

      P.S.: Eu que sou seu seguidor, sempre.

  3. Vabo,

    excelente análise.

    Importante destacar, que mais do que uma feira, a Ecommerce Brasil é um projeto de fomento a excelência do Ecommerce no Brasil. É como se fosse uma ONG, mas é uma empresa, com fins lucrativos.
    E dessa forma as coisas realmente acontecem.
    E isso torna o projeto tão atrativo. Há uma lista de dezenas de empresas querendo entrar, e o critério não é financeiro, a avaliação é a capacidade das empresas e colaborarem com o projeto, suprindo demandas do mercado.

    E como eu disse, o maior segmento do ecommerce brasileiro, é o turismo.

    Abs

    1. Blz, Guto,

      Bom lembrar que trata-se de um projeto de fomento tocado por uma dupla de empreendedores, o Tiago Baeta e a Vivianne Vilela.

      Vamos aproximar as viagens e turismo do e-commerce brasileiro.

      []’s

      Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *