O carnaval acabou, já manifestamos toda nossa alegria e júbilo por sermos brasileiros, o ano comercial começando hoje no Brasil, momento em que me peguei refletindo sobre 4 temas que ainda são demandas não solucionadas pela tecnologia.
São dicas para quem tem espírito empreendedor, pois basta identificar um problema a ser solucionado para haver ali uma oportunidade a ser criada, uma demanda a ser atendida, um novo negócio a ser realizado.
Aderência intuitiva
Desenvolver sistemas é um desafio, desenvolver sistemas aderentes é uma necessidade, desenvolver sistemas intuitivos é uma arte.
O melhor artista deste segmento continua sendo a Apple, referência em qualidade, design e uso, ao ponto da caixa do iPhone X não trazer sequer aquela pequena pronta-referência impressa para facilitar os primeiros passos, tal a intuitividade do produto.
O fato é que o objetivo de todo bom software de não necessitar de manual, ajuda ou suporte (exceto a própria internet), continua sendo realidade para poucos.
Mobile only mindset
A tal estratégia de desenvolvimento de sistemas baseada no mobile first é passado, o conceito de mobile only já direciona mais de 50% dos sistemas em desenvolvimento em todo o mundo.
Apesar da tendência dos softwares serem desenvolvidos com foco fundamental no uso em smartphones, a curva de aprendizado tem sido longa na indústria como um todo, talvez porque a atual geração de analistas e desenvolvedores nasceu e cresceu sob o domínio do laptop.
A próxima geração de profissionais da área de desenvolvimento de sistemas já será completamente mobile driven (no paper, no TV, no laptop), confirmando uma tendência inexorável para os próximos 5 a 10 anos.
Integração plug-and-play
Por mais que se entenda que toda integração entre sistemas é possível, que são necessários ajustes em ambos os sistemas, que a customização depende das especificidades do projeto etc etc etc, fato é que uma integração nunca é uma solução plug and play, como seria desejável.
Este é um segmento carente de boas soluções de prateleira, aquelas em que uma mesma plataforma é desenvolvida para ser adaptável a diferentes necessidades, bastando executar algumas configurações.
Ambiente de trabalho ideal
Há alguns anos, o futuro do ambiente de trabalho parecia estar no modelo de home-office, aquele em que o profissional trabalha em casa, em horários de sua conveniência, buscando maior produtividade e autonomia na gestão de seu tempo.
Hoje o home-office é apenas mais uma alternativa ao escritório tradicional como tantas outras, como os espaços de coworking, os escritórios virtuais e até as office-homes, que são aqueles mega-ambientes inventados pelas gigantes da tecnologia (Google, Facebook, Apple etc.), para que os profissionais não tenham motivação ou necessidade de sair do ambiente de trabalho (qualquer semelhança com o filme The Circle não é mera coincidência).
Em tempo: A imagem inicial deste post não e do filme The Circle, mas sim da nova sede da Apple, um prédio-cidade de USD 5 Bilhões.
.
Published by