O investimento nas redes sociais já é parte do plano de marketing na maioria das organizações. Uma pesquisa da CreditLoan, The Future of Marketing, indicou o percentual de empresas que usam cada rede social. Mesmo com 93% de sucesso, o Youtube perdeu de longe para o Facebook.
71% – Facebook
59% – Twitter
50% – Blog
33% – YouTube
6% – Foursquare
Com base nesse resultado, selecionei algumas dicas simples para otimizar a presença do seu hotel na rede social que se tornará o “país” mais populoso do mundo em 2016 (imagem acima).
1) Aplique a fórmula H2A. Seja Humano, Honesto, Autêntico e Acessível. Esteja pronto para responder elogios, críticas e solicitações de reservas. Se não está pronto para reagir rápido, nem entre no Facebook.
2) Use e abuse dos aplicativos – Conecte o motor de reservas do seu site, seu perfil no Instagram, Pinterest, YouTube, Foursquare, Twitter, faça promoções e pesquisas. Não economize nas imagens, mas lembre que o Facebook aumenta 33% o tamanho das fotos.
3) Aplique a Teoria de Pareto no conteúdo. Cuidado para não se tornar um site só de notícias, nem seja uma marca egocêntrica, que só sabe falar dela mesma. Tente agregar valor e inspirar pessoas com 80% dos seus posts. Invista os 20% restantes divulgando seus produtos e serviços. Importante: se não é capaz de postar regularmente, utilize a agenda de posts ou…desista do Facebook.
4) Seja objetivo. Provavelmente seu fã não vai clicar no “leia mais”. Explique seu negócio no espaço “Sobre“ e já coloque o link para seu site. A “capa” da sua página deve resumir quem você é, no que acredita e o que pretende.
5) Não se iluda. Somente 16% dos seus fãs vêem seus posts (o EdgeRank do Facebook controla isso), e menos de 2% visitam sua página depois de dar um “Like” nela. Eles acabam vendo seus posts na sua própria timeline. Então como a Fan Page daquele concorrente “meia boca” tem 5 dígitos de fãs? Simples…ele paga!
6) Use as métricas oferecidas para saber como está o engajamento da sua página. Entenda o tipo de post que é mais comentado, compartilhado, e siga essa linha de comunicação. Só não deixe a empolgação afastá-lo do seu propósito.
Fazer marketing no Facebook não é uma ciência exata, mas você precisa conhecer as regras e estar sempre atento às mudanças para evitar erros.
Ah, nada de piadas ou imagens “fofas” só para repercutir sua página. Já vi hotel comentando até futebol. Olha o foco!
Concorda com as dicas? Gostaria de acrescentar mais alguma?
Algum post corporativo te deixou com “vergonha alheia” (não precisa mencionar a empresa). Alguma página de hotel no Facebook te inspira? Compartilhe!
Gostei das dias, bem legais 🙂
Que bom que gostou, Anderson.
Outras redes sociais estão chegando, mas o Facebook ainda tem muito fôlego. Aproveitemos! Abs,