Desvende o FACEBOOK

O investimento nas redes sociais já é parte do plano de marketing na maioria das organizações. Uma pesquisa da CreditLoan, The Future of Marketing, indicou o percentual de empresas que usam cada rede social. Mesmo com 93% de sucesso, o Youtube perdeu de longe para o Facebook.

71% – Facebook

59% – Twitter

50% – Blog

33% – YouTube

6% – Foursquare

Com base nesse resultado, selecionei algumas dicas simples para otimizar a presença do seu hotel na rede social que se tornará o “país” mais populoso do mundo em 2016 (imagem acima).

1) Aplique a fórmula H2A. Seja Humano, Honesto, Autêntico e Acessível. Esteja pronto para responder elogios, críticas e solicitações de reservas. Se não está pronto para reagir rápido, nem entre no Facebook.

2) Use e abuse dos aplicativos – Conecte o motor de reservas do seu site, seu perfil no Instagram, Pinterest, YouTube, Foursquare, Twitter, faça promoções e pesquisas. Não economize nas imagens, mas lembre que o Facebook aumenta 33% o tamanho das fotos.

3) Aplique a Teoria de Pareto no conteúdo. Cuidado para não se tornar um site só de notícias, nem seja uma marca egocêntrica, que só sabe falar dela mesma. Tente agregar valor e inspirar pessoas com 80% dos seus posts. Invista os 20% restantes divulgando seus produtos e serviços. Importante: se não é capaz de postar regularmente, utilize a agenda de posts ou…desista do Facebook.

4) Seja objetivo. Provavelmente seu fã não vai clicar no “leia mais”. Explique seu negócio no espaço “Sobre e já coloque o link para seu site. A “capa” da sua página deve resumir quem você é, no que acredita e o que pretende.

5) Não se iluda. Somente 16% dos seus fãs vêem seus posts (o EdgeRank do Facebook controla isso), e menos de 2% visitam sua página depois de dar um “Like” nela. Eles acabam vendo seus posts na sua própria timeline. Então como a Fan Page daquele concorrente “meia boca” tem 5 dígitos de fãs? Simples…ele paga!

6) Use as métricas oferecidas para saber como está o engajamento da sua página. Entenda o tipo de post que é mais comentado, compartilhado, e siga essa linha de comunicação. Só não deixe a empolgação afastá-lo do seu propósito.

Fazer marketing no Facebook não é uma ciência exata, mas você precisa conhecer as regras e estar sempre atento às mudanças para evitar erros.

Ah, nada de piadas ou imagens “fofas” só para repercutir sua página. Já vi hotel comentando até futebol. Olha o foco!

Concorda com as dicas? Gostaria de acrescentar mais alguma?

Algum post corporativo te deixou com “vergonha alheia” (não precisa mencionar a empresa). Alguma página de hotel no Facebook te inspira? Compartilhe!

Published by

Gabriela Otto

Gabriela é formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM, MBA Executivo pela FAAP/SP, Leader Coach (Personal e Professional) pela Sociedade Bras. de Coaching, além de inúmeros cursos de qualificação profissional, incluindo 2 certificações internacionais como Leadership Development Trainer e Business Impact Leadership Facilitator.

2 thoughts on “Desvende o FACEBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *