Ouço a frase acima toda semana, principalmente de estudantes e pessoal de Deptos. de Reservas. Também recebo dezenas de currículos de pessoas interessadas na área. Por trabalhar com muitos hotéis durante a implantação ou otimização das suas estratégias comerciais, estou achando ótima essa nova dinâmica do mercado.
Entretanto, alguns ajustes precisam ser feitos. As expectativas dos hotéis e dos candidatos ainda estão distantes e gerando frustrações dos dois lados.
Seguem alguns cuidados a serem tomados:
Por parte dos hotéis…
- Salários iniciais semelhantes ao auxiliar de reservas sem experiência. Sem diminuir a importância de nenhum deles, é vital o entendimento de cargos táticos x estratégicos. De acordo com Pesquisa da Page Personnel, divulgada pela Revista Exame em Outubro do ano passado, um Analista de Pricing ganha em torno de R$ 5.500,00.
- Exigir experiência. Eu sei, é loucura colocar alguém no comando da sua precificação e distribuição sem experiência, mas ainda estamos em processo de maturação do RM no Brasil. Portanto, prepare-se para formar pessoas, aprender junto, confiar, debater e, principalmente, investir em conhecimento.
- Eximir o Gerente Geral da estratégia comercial. Se você for um gerente operacional, ok. Mas como gestor geral de uma unidade hoteleira, os custos, serviços, pessoal e geração de receita estão sim sob sua responsabilidade.
Por parte dos candidatos…
- “Gosto de números” ou “Sei mexer em Excel” não é o suficiente. Visão analítica e raciocínio lógico são vitais.
- Aceite algumas verdades: sua sala não será a maior, você não será o colega mais popular, nem começará a carreira ganhando muito. Mas lembre que está entrando na profissão do futuro e, se trabalhar duro, haverão muitas empresas brigando por você.
Foto: típica mesa de um RM, pequena, longe da janela, no subsolo, sem enfeites pessoais, e o mais importante, sem papéis.
- Saber se posicionar em uma reunião de gerência o ajudará muito. Deixe a timidez de lado e defenda seus pontos de vista. Um RM que não consegue a atenção da equipe, ou argumentar sobre seus pontos de vista, nunca conseguirá colocar em prática suas estratégias.
- Passe sempre algumas horas na Recepção, no Depto. de Reservas, Marketing e Vendas. Entender o processo de inserção de dados no sistema, por exemplo, é vital para sua formação. Além, claro, de ganhar a empatia da equipe.
- Não se preocupe se for contratado com outro cargo no início. Já conheci Assistentes de Reservas que faziam a gestão de preços e distribuição dos seus hotéis muito bem. Aos poucos, conquiste a confiança do seu gerente, torne-se indispensável, e ganhe um espaço e salário compatível.
Mas se você deseja ter uma carreira de sucesso, precisa se manter atualizado sobre o hotel e a indústria de viagens. Sobre os cursos disponíveis, cuidado na escolha. Você sairá daquele mais “baratinho” com milhares de teorias desconexas. Já os internacionais podem ser inspiradores, mas distantes da realidade do seu hotel. Ajuste seu investimento à conteúdo prático e de qualidade. Tenho um ótimo para indicar…rsrs.
Mas mesmo com certificados nas mãos, ser auto didata nos estudos vai ajudá-lo muito. Leia pelo menos 2 bons artigos sobre o assunto toda a semana. Além, claro, do Panrotas e Panhotéis, compartilho alguns dos sites que fazem parte da minha leitura semanal: Tnooz.com, eHotelier.com, HotelNewNow.com, HospitalityNet.org, HotelMarketing.com, HotelsMag.com e TravelWeekly.com.
Sempre digo que, se começasse minha vida profissional hoje, me especializaria em RM. Não deixe a onda passar. Você pode ter uma longa e bem sucedida carreira na área. A hotelaria brasileira agradece seu interesse, ela PRECISA MUITO DE VOCÊ!
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Boa Tarde!Gostaria de saber, o que faz exatamente um Revenue Manager em um hotel!Desde ja agradeco pela informacao.Obrigada.
Olá Mônica, segue um link onde você terá várias informações sobre as responsabilidades e competências de um RM.
http://gabrielaotto.com.br/habilidades-e-competencias-dos-melhores-revenue-managers-do-mundo/
Obrigada por passar pelo blog. Volte sempre! Abs,
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