“Me venda essa caneta!”. Sua equipe comercial faz a diferença?

Sua equipe de vendas faz mesmo a diferença no seu negócio?

Antes de responder, leia o texto abaixo…

“O Lobo de Wall Street” pode não ter ganhado o Oscar, mas ninguém saiu impassível do cinema. Além da atuação irrepreensível de Leonardo DiCaprio, que na minha opinião deveria ter levado o Oscar de melhor ator, o filme é impecavelmente bem produzido.

E entre as inúmeras cenas moralmente falidas da vida de Jordan Belford, Scorcese, que brilhou na direção, pudemos assistir momentos “únicos” (bons e ruins) sobre Técnicas de Vendas.

Na cena do bar (acima), o personagem de Leonardo tira uma caneta e pergunta para sua equipe (traficantes que ele “refina” e transforma em vendedores):

“Me venda essa caneta”.

As tentativas que se seguem são esperadas e nada originais:

“Esta é a melhor caneta porque … “

“Essa caneta é feita de… “

“Esta é a mesma caneta usada pelo presidente … ”

Finalmente, um membro da equipe entrega um pedaço de papel para Di Caprio e diz:

” Escreva seu nome”

Quando Di Caprio olha em volta procurando algo para escrever, o futuro vendedor responde:

“Ah, você não tem uma caneta? Aqui está…É oferta e procura, meu irmão.”

Para ver o vídeo com a cena clique AQUI.

Parece simplista? Então vamos analisar melhor o que essa cena banal pode nos ensinar, e outras perguntas para você:

1)  Identificar a (real) necessidade

Até que uma necessidade seja reconhecida, não importa o quão incrível seu produto é. As pessoas podem perder as necessidades reais de vista se sobrecarregadas com muitas responsabilidades ou decisões. E essa é uma oportunidade única para o vendedor. Essa é a base da venda consultiva. Se você não descobrir ou resolver uma necessidade/desejo durante uma conversa com seu cliente, provavelmente esse tempo foi desperdiçado. É preciso destacar o que ele tem hoje e o que ele pode potencialmente ter, oferecendo uma proposta de valor atraente.

Pergunta: Sua equipe é expert na arte de perguntar e saber ouvir?

2)  Criação da Urgência

O cliente não convencido que precisa resolver seu problema rapidamente, é uma venda que não sai do lugar.
Você pode ajudar o cliente a reconectar-se com suas necessidades, e a urgência de agir sobre elas, fazendo associações para priorizar uma decisão, e relembrar as conseqüências da indecisão ou de uma má escolha.

Pergunta: Sua equipe consegue fazer o cliente se imaginar utilizando seu produto/serviço? 

Veja o que o Sr.Belfort (o verdadeiro Lobo), que tenta pagar U$ 110 milhões de multa ao governo americano, e vive hoje fazendo palestras de vendas, fala sobre o desafio me venda essa caneta: “Os vendedores medíocres falarão sobre as características da caneta, os menos piores apontarão os benefícios. Mas somente os verdadeiros vendedores responderão com outras perguntas para identificar as necessidades do potencial cliente, o que ele está procurando. Nesse momento, você passa a ter o controle da conversa.”

Vendedores médios ou novatos pensam em como vender a caneta. Um vendedor experiente pensa em como levar uma conversa de qualificação para descobrir o que o cliente precisa.

Existem somente 4 habilidades de vendas:
1)  Como você reúne informações
2) Como você reage à informação
3) Como você fornece informações
4) Como você pede algo (fechamento)

Agora pergunto novamente: Sua equipe de vendas faz mesmo a diferença em seu negócio?
Não há improviso em vendas, mas estratégia e preparo. Portanto, prepare sua equipe e boas vendas!

======

Se quiser se aprofundar no assunto, leia também “Pare de Vender, Comece a Servir“.

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já atuou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável, respectivamente, pela área de Vendas e Desenvolvimento na América Latina nas últimas duas. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Board Member WTM Latin America, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, além de palestrante, blogueira e articulista. Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaotto/ Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielaotto/ GO Consultoria: https://www.gabrielaotto.com.br/ HSMai Brasil: https://www.hsmaibrasil.org/

3 thoughts on ““Me venda essa caneta!”. Sua equipe comercial faz a diferença?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *