O título do post não é meu, mas de um site internacional de viagens dando dicas aos americanos que pretendem vir ao Rio em agosto. Segue texto na íntegra:
‘Em agosto, o mundo se reunirá para testemunhar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil. O Comitê Olímpico Internacional prevê que meio milhão de turistas visitarão o Brasil, tendo em vista os Jogos Olímpicos nunca foram realizados na América do Sul antes.
Se você pretende assistir as Olimpíadas, o CDC (Center of Disease Control) recomenda que você visite uma clínica pelo menos 4 a 6 semanas antes de deixar os Estados Unidos.
Visitar uma grande cidade do terceiro mundo para participar de um evento esportivo de massa o expõe a muitas doenças transmissíveis, e o seu médico vai querer garantir que você está com todas as vacinas em dia. Isso inclui vacinas de sarampo, caxumba, rubéola, tétano, difteria e coqueluche, varicela e influenza. Seu médico pode também recomendar vacinas para prevenir a hepatite A e B, além da febre tifoide.
O risco de febre amarela é muito baixo em áreas que cercam as instalações olímpicas, mas essa vacina pode ser sugerida para as pessoas que viajam para outros estados do Brasil. Ou, se o seu itinerário inclui viagem para outros países da América Latina, a vacina contra febre amarela pode ser necessária para passar pela fronteira.
O risco de contrair malária no Rio (área urbana) também é baixo, mas os mosquitos que transmitem a Dengue e Chikungunya são abundantes. O Brasil também é o epicentro da atual epidemia de vírus Zika, que é transmitida pelos mesmos mosquitos. As mulheres que estão grávidas ou que possam engravidar, são aconselhadas a considerar não viajar para o Brasil, devido ao risco de defeitos congênitos graves ligados à infecção por vírus Zika.
O CDC também recomenda que os homens que viajam para o Brasil para os Jogos Olímpicos com uma grávidas, usem preservativos ou não tenham relações sexuais durante a gravidez. Os viajantes devem se precaver das picadas de inseto diligentes para evitar adquirir essas doenças perigosas em primeiro lugar.
A doença mais comum nos viajantes que visitam países em desenvolvimento é a diarreia. Atenha-se aos alimentos quentes ou bem preparados, e nunca beba água no Brasil a menos que seja engarrafada ou tratada. Felizmente, bebidas gasosas ou alcoólicas são seguras para beber, então relaxe e aproveite a cerveja nos estádios! Deixar de fora os cubos de gelo, pois muitas vezes eles são feitos com água da torneira não recomendada para beber.
Os ingressos ainda estão disponíveis para a maioria dos eventos olímpicos, por isso, se você ainda não tiver planejado visitar o Rio neste verão, não é tarde para desfrutar uma bela cidade e, possivelmente, o principal evento esportivo do mundo.’
Achou o texto exagerado ou adequado como recomendação aos turistas internacionais?
===============
Leia também:
Matéria original (em inglês)
O Viajante de Luxo fica mais jovem
Uma Nova Ordem (A evolução dos Millenials)
Achei bem pobre essas recomendações.
Falta as informações sobre as comunidades em volta, não andar anoite sozinho.
Tomar cuidado com o transporte clandestino, onde e para quem pede informações na rua.
Entre outras recomendações de segurança não só no Rio, mas no Brasil no geral.
Pois é, Elaine, difícil vermos um texto assim no exterior sem mencionar segurança. Também me surpreendi. Obrigada por ter passado pelo blog e deixado seu comentário. Volte sempre! Abs,
Achei adequado quanto a questão da saúde, porém com um certo exagero. Faltou informações úteis quanto a segurança dos turistas,. O título do texto diz : O que vc precisa saber antes de viajar para o Rio nas olimpiadas.Com certeza, questões quanto a segurança nao deveria ter ficado de fora.
Verdade, Karina. Também achei um certo exagero, e me surpreendeu eles terem colocado esse título sem mencionar segurança. Interessante ver a percepção atual dos estrangeiros sobre nosso país, não é?!
Impressiona mesmo o título da matéria e a ausência de sugestões quanto a segurança, além de links com acessos aos portais das cidades, aeroportos, polícia, etc além de dicas de lazer, hospedagem, etc. Parece que o assunto e a bola da vez é mesmo o vírus da dengue e seus derivados!!!
Verdade Marta, várias pessoas comentaram isso. Conheço alguns profissionais de turismo dos USA, e eles só me perguntam sobre ‘The Mosquito’… Obrigada por passar aqui pelo blog. Volte sempre, Abs,