O Desafio da Lucratividade para a Hotelaria

Muitas coisas estão mudando, e com elas a necessidade de maior conhecimento dos hoteleiros para enfrentarem  as ‘conversas difíceis’ com seus clientes. É preciso estar atento à:

  • Comportamento de compra
  • Transparência na precificação
  • Impacto das mídias sociais
  • Crescimento incontestável do mobile
  • Mudança nas condições econômicas

Com isso, o grande desafio é construir estratégias de preço lucrativas e entender toda sua complexidade.

Mas muitos ainda estão quebrando a cabeça com isso. A grande conclusão é que Revenue Management, o centro dessa estratégia, é como sexo na adolescência:

1) Todos falam sobre isso, mas ninguém sabe bem como fazer.
2) Todo mundo pensa que os outros estão fazendo, então todos dizem que fazem também.

Pode ser engraçado olhando de fora, mas quem está no dia a dia, saber que é preciso entender e implantar um controle de dados mais apurado, faz toda a diferença. A economia digital abriu oportunidades, mas muitos ainda se perdem na turbulência de informações.

Coloquei abaixo os 4 tópicos mais relevantes da última HSMAI ROC (Revenue Optimization Conference), que aconteceu mês passado em Toronto/US, e reuniu quase 650 DORMs (Directors of Revenue Managers):

  1. TRANSPARÊNCIA

A transparência de preços está evoluindo para transparência de valor, e o melhor uso da automação poderá liberar mais tempo para gestores lidarem com questões realmente importantes, ao invés de continuarem a ‘apagar pequenos incêndios’ (por falta de planejamento) o tempo todo.

Além disso, os dados e sistemas do setor hoteleiro ainda são bastante fragmentados. Frase do Diretor Comercial da Citizen M sobre o assunto: “Cada empresa decide um preço em um mercado, e cada um tem seus próprios sistemas e níveis de sofisticação. Eles têm suas próprias ferramentas e cometem seus próprios erros.”

2. DADOS ASSERTIVOS

Simplicidade é importante quando se trata de dados. Não adianta partir para uma plataforma ou metodologia complicada e robusta, sem saber o que fazer com os relatórios e informações. Importante que você trabalhe em algo fácil de implantar e controlar.

Além disso, importante lembrar sobre o volume de dados e custo para adquiri-los.

3. RECEITAS EXTRAS

A hotelaria está muito atrás de outras indústrias em sua capacidade de gerar receitas auxiliares e encontrar oportunidades para aumentar sua rentabilidade.

As cias. aéreas são ‘craques’ nisso, e foi uma mudança transformadora para elas. Hoje em dia, existem deptos. exclusivos de ‘ancillary revenue’ nessas empresas. Pode até não ser algo muito divertido de fazer, mas acredite, é altamente lucrativo.

E não são só as cias. áereas, mas cruzeiros e locadoras de carros também são consideravelmente mais habilidosos para gerar receita dessa maneira em comparação com a hotelaria. O foco nas boas margens tem que chegar logo aos hotéis. Estamos atrasados!

4. EXPERIÊNCIA DO HÓSPEDE

Sim, ainda são primordiais na otimização de receita.

A receita é: Hóspedes felizes = Melhor Reputação = Melhores Resultados

Afinal, os custos de aquisição de clientes são altos, e a maneira mais fácil de garantir negócios é garantir uma reputação positiva.

5. SEU SITE, CANAL DE RECEITA MAIS IMPORTANTE

Essa é a melhor fonte de hospedagem de um hotel independente para reservas sem comissão. Defina um orçamento para Search Engine Optimization (SEO) e publicidade online, e trabalhe na otimização do site, melhorando a velocidade e o design da página.
O motor de reservas é provavelmente a parte mais importante do site. Portanto, tenha absoluta certeza de que possui um mecanismo de reservas confiável e eficiente com integração em tempo real.

Minha dica: MANTENHA-SE INFORMADO!

A hospitalidade como indústria está evoluindo a uma velocidade vertiginosa.

Tecnologia, tendências de reservas, padrões de gastos, comportamento dos clientes, nada permanece o mesmo durante muito tempo e manter-se a par dos últimos desenvolvimentos é obrigatório.

Mesmo que o gerenciamento de receita dependa mais de dados do passado, o conhecimento sobre novos acontecimentos pode ajudá-lo a encontrar melhores estratégias para o futuro. 

Ainda hoje, muitos proprietários e gestores de hotéis independentes subestimam o valor do gerenciamento de receita, considerando-o um processo desnecessário e demorado.

Considerando que vivemos em uma era de vendas on-line e metasearches, as práticas de gerenciamento de receita, como estratégias de preços dinâmicos, ajudam os proprietários a obter o máximo de cada negócio. Invista em Revenue Strategy. Você vai se surpreender!

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No que acreditamos…

Durante a 1ª HSMAI Travel Managers Conference, que aconteceu em BH, dia 01/09, abri o evento com um discurso diferente.

Como muitos do segmento de viagens corporativas ainda não conheciam a associação e nem eu, nada melhor do que falar sobre o que acredito (amos).

E como venho notando, ao longo do tempo, muitas pessoas se identificando com essa mensagem, transcrevo abaixo, já deixando o convite para você também se juntar a nós.

“São 5 os valores que acredito (amos) para nossa indústria:

  1. Educação – Não dá mais para esperar que a empresa se torne a responsável pela sua carreira. Essa é, inclusive, uma visão antiga e paternalista. Tome as rédeas da sua vida profissional e entenda que o desenvolvimento contínuo é vital para manter sua empregabilidade e relevância no mercado.
  2. União – Em uma indústria tão fragmentada, ainda hoje ouço coisas como ‘de que lado vc está’’? E isso é inacreditável! Nessa cadeia produtiva, temos buyers, supliers, intermediários, prestadores de serviços de tecnologia, usuários, clientes, viajantes, como queiram chamar… Mas nós acreditamos, e estamos ‘do lado’, de uma cadeia de negócios saudável, que seja atrativa para os jovens, sustentável, e lucrativa para todos. Porque TODOS tem o seu papel e importância nesse processo, e devem ser respeitados por isso.
  3. Ética O mundo está transparente, e isso não tem volta. A coisa mais fácil hoje em dia é conseguir referência de alguém, de uma marca, de uma empresa, de um produto ou serviço. E todos sabem que, depois de um tempo de carreira, você não precisa provar mais que é competente no que faz. O que conta são seus valores, sua imagem. Não é à toa que vemos tantos casos de pessoas contratadas pelos seus CVs e demitidas pelo seu comportamento, atitude, valores. A ética, no mundo corporativo, deixou de ser algo desejável, e passou a ser obrigatório.
  4. Aprendizado é uma troca – Não há mais espaço para eventos onde as pessoas entram mudas e saem caladas. Onde alguém define o que e quem elas devem ouvir. Um palco alto, onde quem está falando é dona da verdade absoluta. Isso não funciona mais em salas de aula (onde muitas universidades mantêm professores e estrutura 1.0, ‘tentando’ ensinar alunos 4.0), e o mesmo se aplica para eventos. Nós acreditamos em microfones abertos o tempo todo, em interação contínua, e co criação de conteúdo e organização.

Na verdade, o que acontece é que você sabe algo que eu não sei, e eu sei talvez saiba algumas coisas que você não sabe. Isso é compartilhar. E com um pouco de humildade e entendimento dessa regra simples, assimilamos e nos qualificamos muito mais. Ninguém é melhor ou mais importante que ninguém!

5. Não esqueça de se divertir – Porque tanta formalidade nos eventos? Porque não uma linguagem mais informal, mais didática, mais humana? Porque não mais sorrisos, mais piadas, mais descontração? Quanto tempo vc passa no trabalho, interagindo com pessoas dessa cadeia produtiva? Deixa sua família, seu trabalho, para passar 1 ou 2 dias em eventos. Então, agregue conhecimento, faça networking, aproveite todas as experiências que o hotel pode proporcionar, mas por favor, se divirta! Nós vamos fazer nossa parte!

Afinal, não acreditamos que os negócios são feitos de CNPJ para CNPJ, mas de CPF para CPF. Falaremos de tecnologia e processos aqui, claro, mas no final das contas VOCÊ é que faz toda a diferença.

O mundo não é mais BtoB ou BtoC, mas HtoH (Human to Human)! Bom Evento!!!!”

GABRIELA OTTO

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Abaixo algumas imagens do evento (mais abaixo), que foi incrível! Foram 140 Travel Managers, que toparam o desafio de falar de viagens corporativas de um jeito informal, descontraído e muito interativo.
Passeio à Inhotim/MGLuana Nogueira, Siemens, uma das ganhadoras do HSMAI Awards Travel Manager

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