RevPAR alto e GOP baixo tem solução!

Todo gestor hoteleiro já sabe que precisa gerenciar proativamente a distribuição para lidar com dezenas de novos parceiros e canais, e para que os custos não comprometeram os lucros.

Mas por causa dos variados modelos de comissão, muitos gestores não tem a verdadeira visão do quanto esses custos impactam seu status financeiro. Resultado? o RevPAR até pode subir, mas o GOP (Lucro Operacional Bruto) não.

E 2 são os motivos:

  1. Custos operacionais mal gerenciados.
  2. Gestão deficiente das despesas de aquisição de cliente (vendas, marketing, distribuição, etc).

Partindo do pressuposto que você tenha um bom gerenciamento do item 1, vamos ampliar a análise para o item 2.

A verdade é que muitos hotéis ainda não tem a definição de objetivos para um mix de canais ideal, descobrindo o lucro de cada um, e gerenciando essas metas.

Mas quanto custa realmente adquirir um cliente?

Existem 3 tipos de custos, com objetivos diferentes:

Lembra do Funil de Vendas?

     1. Atrair o cliente (‘Namoro‘) – É preciso desenvolver uma relação, fazer com que o cliente prefira sua marca sobre a outra.

Ações: branding, publicidade, esforços de vendas, programas de parceria, redes sociais, visibilidade nacional (e até internacional), etc.

   2. Conseguir a reserva (‘Noivado’) – É o momento em que o cliente já decidiu ficar com você, mas pode fazer a reserva de várias maneiras.

Ações: otimização do site, treinamento do Depto. de Reservas, boas parcerias com OTAs e outros intermediários, ótimo motor de reservas, excelente channel manager, Recepção preparada para a venda ao telefone, upselling e walk-ins, etc. A maioria dessas transações inclui um componente tecnológico e todas tem algum custo associado. A gestão desse custo, que inclui comissões, taxas por transação, etc, é importante para o hoteleiro saber qual o custo da venda direta x indireta, conseguindo tomar decisões bem mais assertivas.

     3. Levá-lo a comprar novamente (‘Casamento’) – Também conhecidos como ‘esforços de retenção’.  Item ainda desprezado por muitos hoteleiros, a Retenção de Clientes deve ser uma das prioridades estratégicas da empresa.

Ações: email marketing, promoções exclusivas para quem retorna, links especiais, presentes, etc. A tendência é (ou deveria ser) que o cliente volte ao hotel através de um canal direto. Isso pode minimizar custos de reservas, mas sempre haverá algum custo em qualquer método de reserva.

Obs.: Todos os 3 itens fazem parte do budget de vendas & marketing, e dividi-los vai te possibilitar uma gestão bem mais assertiva.

Dicas Finais:

  1. Saiba os custos exatos de cada canal (comissões, taxas de transação, etc)
  2. Estabeleça o melhor mix de canais com base na Diária Média Líquida.
  3. Determine a eficiência das suas estratégias de Marketing e Vendas. É preciso saber responder: Quanto tenho de retorno a cada R$ 1 gasto em vendas e marketing?

Resumo

Gerir de forma assertiva os custos de distribuição significa direcionar seu orçamento de aquisição de cliente em ações que valorizem sua Diária Média Líquida. Seu GOP agradece!

=========

Leia também:

Upselling = Cliente Feliz + Receita

Solução para Otimizar Receita e Experiência do Hóspede

Porque alguns hotéis dão certo e outros não?

Toalhas que Surpreendem (ou não)

Anos atrás escrevi esse post sobre origami em toalhas de hotel no meu blog pessoal e fez mais sucesso que eu imaginava. Replico aqui com algumas atualizações sobre o encanto (ou não) da criatividade das camareiras pelo mundo. Divirta-se, e deixe sua opinião!

=======

Se você acha que toalhas não podem surpreender, está enganado.
Costumamos encontrar toalhas em hotéis e navios de 5 formas:

Enroladas
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.49.46
Penduradas
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.50.10Dobradas
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.50.41
Bagunçadas 
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.55.34
Brincadeira, isso não acontece…
 Mas que já entrei em muito quarto de hotel SEM toalhas, entrei!
com Dobraduras
Captura de Tela 2017-05-01 às 12.07.31
Os hotéis de luxo também usufruem da prática com muito requinte, como as inconfundíveis toalhas listradas do Fasano:
Captura de Tela 2017-05-01 às 12.09.10
E como sou da teoria que as pétalas de flores devem se manter em seus buquês e nunca espalhadas, ou compondo dobraduras de toalhas, segue abaixo minha cama preferida, do incrível WTC Sheraton São Paulo:
 Captura de Tela 2017-04-29 às 20.16.14
Admito que acho uma graça chegar no apto de um hotel ou cabine de um navio e encontrar esse mimo, feito especialmente para mim. Penso no tempo gasto e no cuidado com o meu quarto. A sensação é de que realmente estava sendo esperada.
Entretanto, a “fofura” pode sim se tornar algo exagerado e sem noção. Tem camareira perdendo a linha por aí, e os bichinhos são seus preferidos.
Vamos ressaltar 6 práticas que devem ser evitadas:
1) Usar (muitas) flores
bc7399219feacbab900bc4c0d8d7d274
36e9b87c13626ce66b4766e5d6493235
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.12.49
6df4b56b6f9ead6a99fbbc22c93f5946
Menos é mais, gente:
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.13.17
2) Tentar assustar os clientes
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.17.47
3) Achar inspiração no fundo do mar
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.58.3289996cf06f184cef71774e5bb58a49c3Nãããããão tente ser engraçadinha e usar os óculos do hóspede para compor a obra de arte!
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.58.44
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.58.49
E muito menos se empolgar com a dramaticidade do momento:
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.24.55
Pls, se mantenha em terra firme.
200d98becf9415f73161daa7dfbe11b8Viu, é muito mais seguro…
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.17.12
Mas nunca, NUNCA, invente de fazer cobras:
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.57.24…são estranhas e ninguém gosta delas…aceite!
4) Colocar todo o conhecimento (ou a falta dele) em uma só cama Captura de Tela 2017-05-01 às 11.47.35
5) Não terminar o curso
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.52.456) Partir do pressuposto que seus hóspedes são desonestos:
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.59.43Frase: “Eu não roubei minha toalha do Hotel Fusion”.

O que fazer
Pensar fora da caixa!

Exemplo1 –  Live Acqua Resort de Cancun faz com grãos de arroz para encantar seus clientes. Só fiquei pensando na sujeira que deve ficar o quarto quando os hóspedes deitam.
photo0jpg
bed-of-rice
Exemplo 2 – Dar utilidade para a toalha.
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.15.13
Exemplo 3 – Ser fofo de verdade!
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.14.48
Independente do que você escolher, o importante é surpreender sempre!
Para finalizar, qual sua opinião? Dobradura em toalha é Brega ou Fofo?
 
===============
Leia também: