As Velhas e as Novas Regras de A&B na Hotelaria

Alimentos & Bebidas em hotéis sempre foi uma área estratégica, mas parece que agora, finalmente, está tomando o lugar que merece. E as tendências não são, necessariamente, sobre comida.

Conheça as velhas e as novas regras de A&B em hotéis:

  • Velha regra 1 – Foco nos restaurantes
  • Nova regra 1 – Foco nos bares – lugar onde os consumidores podem usufruir de coquetéis criativos, cervejas artesanais, trabalhar, conversar, relaxar, se divertir.
  • Velha regra 2 – Número de couverts e faturamento mensal como únicas métricas de performance.
  • Nova regra 2 – O Revenue Management entra com tudo em A&B, e começa a inserir novas métricas (ex.: Revpash – revenue per seat hour), precificação dinâmica, e análise de performance ocorrendo em tempo real.

captura-de-tela-2016-10-20-as-11-52-34Obs.: o assunto é tão importante, que já inserimos no próximo curso de RM Avançado. Confira!

  • Velha regra 3 – Restaurante e bar separados
  • Nova regra 3 -Não há limites onde começa e termina qualquer espaço público dentro dos hotéis. O lobby pode, inclusive, fazer parte disso.
  • Velha regra 4Restaurantes de hotéis adotam tardiamente as tendências de A&B.
  • Nova regra 4 – Hotéis estão sendo os primeiros a implementar novidades, com cuidado, pois é mais difícil mudar a cultura de um hotel do que de um restaurante.
  • Velha regra 5A comida é levada para o quarto ou para a mesa do restaurante.
  • Nova regra 5 – Os hóspedes se movimentam, querem lanches rápidos, com considerável incremento do conceito ‘grab and go‘, considerado por especialistas durante a 2016 Hotel Data Conference, como ‘efeito Uber’. Mesmo no segmento de luxo, de forma customizada, ele está mais presente do que nunca. Frase ouvida durante o evento: Snacks are the new meal!‘.

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  • Velha regra 6Refeições são provenientes de menus pré estabelecidos e inflexíveis.
  • Nova regra 6Tudo é sobre amostragem, e atende dietas específicas. Ex: opções sem glúten, opções saudáveis, ingredientes naturais. Pesquisas mostram que os hóspedes estão dispostos a pagar até 13% a mais pela possibilidade de optar o tipo, estilo e tamanho da sua refeição.

‘Enjoy your meal..and your bigger revenue!’

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‘Os hóspedes querem mais’, Arne Sorenson, CEO Marriott

Arne Sorenson, Presidente e CEO da Marriott International Inc., é um dos executivos com mais destaque no momento, em função da compra da Starwood Hotels.

Em recente entrevista para a Bloomberg, ele falou sobre tecnologia e gestão. Confira as frases mais importantes do bate papo:

Sobre a fusão Marriott – Starwood:

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‘Essa fusão traz alto risco de distrações, por isso precisamos nos manter focados.’

Sobre se tornar CEO:

Considerei sempre um dia após o outro’.

‘Cada dia no trabalho é um aprendizado.’

‘Sou curioso sobre a indústria.’

‘Faço o melhor que posso, e gosto do que  faço.’

Sobre como se tornar um mentor para seus colaboradores:

‘Fazer com que as pessoas sejam confiantes com relação ao seu trabalho.’

‘Elas sabem que podem discordar entre elas, e de mim.’

‘O maior perigo para um CEO é as pessoas acharem que precisam falar o que você quer ouvir.’

‘Para criar esse ambiente, é preciso aprender um com os outros. Isso inspira e faz as pessoas terem melhor performance.’ 

Sobre ser um bom líder:

‘Acho que as pessoas tem habilidades diferentes, e é preciso respeitá-las.’

‘Alguns líderes são ótimos comunicadores, ótimos no palco. Outros são excelentes no trabalho, sabem ouvir. Outros tem a habilidade de se conectar com as pessoas.’

Sobre como a tecnologia impacta a Marriott:

‘Os hóspedes querem mais. Abrir a porta do seu apto. com seu smartphone. Acessar seu conteúdo da TV do hotel. Ex.: Netflix.’

‘Se comunicar com o hotel, estando  no hotel, ou vindo para o hotel.’

‘O segredo é investir na tecnologia focada no cliente, e reduzir custos ao mesmo tempo.’

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