Qual o Verdadeiro Valor da Tecnologia para o Hóspede?

Quando se trata de tecnologia, todo dia aparece uma novidade. Mas quais são passageiras, e quais realmente reforçam a experiência do cliente, impulsionando sua rentabilidade?

Na pesquisa ‘Guest Preferences for Technology Use in Hotels IndustryView | 2015’da Software Advice,  40% dos clientes disseram que o principal benefício da tecnologia deveria ser ‘reduzir custos’.

2º lugar – Check-in e Check outs mais rápidos.

3º – Mais conveniência.

4º – Maior Personalização.

captura-de-tela-2016-09-26-as-20-01-06E esse resultado se conecta com uma pesquisa recente da CNN International, que definiu os 2 critérios principais nas decisões de viagens:

1º – Segurança

2º – Preço

Seguem as 3 que realmente agregam valor ao seu cliente, e valem o investimento:

1) Envolver os clientes através dos múltiplos canais.

Assegure que a informação é compatível em todos os canais. Na última pesquisa do Google, 52% dos viajantes compram hotéis offline, e 48% online. Ou seja, todos precisam falar a ‘mesma língua’, seu site, distribuidores, comunicação por email, deptos. de reservas, grupos, eventos, etc.

Existe uma oportunidade lucrativa imensa no envolvimento do cliente antes da compra. Portanto, ofereça opções atrativas e customize ao máximo esse contato. Você pode estar perdendo clientes exatamente aí.

2) Pagamento Indolor

28% dos clientes gostariam de pagar via mobile. Afinal, nada pior do que fila para pagar no check-out.

Talvez você não esteja ainda nesse nível no processo, mas acredite, tudo o que fizer para ‘aliviar’ esse momento, valerá cada centavo.

3) Self Service

60% dos pesquisados afirmam que seria mais provável escolherem hotéis que lhes proporcionem o uso de smartphones para ativar diferentes serviços. O check-in e a abertura de portas (economizando muito em cartões chave) já é uma realidade em algumas redes.

captura-de-tela-2016-09-26-as-19-49-2926% dos viajantes dizem que visitariam o restaurante do hotel mais frequentemente se pudessem pedir digitalmente de sua mesa. Esse hábito vem de algumas lojas de fast food, que oferecem quiosques ou o cliente pode pedir e pagar longe do ponto fixo de venda.

Em conclusão, é inquestionável o uso de tecnologia para redução de custos, como desligar luzes e ar condicionado quando não há ninguém no ambiente.

Mas o post foi para lembrar do quanto esse investimento está agregando valor ao seu cliente.

Portanto, antes da próxima compra, faça algumas perguntas:

  1. Ela é acessível e integrada aos serviços do meu hotel?
  2. Melhora a experiência do meu hóspede?
  3. É uma oportunidade lucrativa? Consigo calcular seu ROI (retorno sobre investimento)?

Se sim, vai em frente! Se não, espere, pois ‘amanhã’ já será lançado algo mais interessante.

=========

Leia também:

3 Tecnologias indispensáveis para Hotéis

Hotel Familiar, entre a Razão e a Emoção

Solução para otimizar receita e experiência do hóspede

Limpeza, o Valor mais Rentável de um Hotel

Tenho certeza que você já leu várias pesquisas sobre o que os clientes mais valorizam mais em um hotel. Wi-fi, localização e room service 24hs estão sempre por lá, mas a grande verdade é que a LIMPEZA se mantém como prioridade inabalável desde sempre.

Limpeza constrói a lealdade do cliente, gera elogios, e define a rentabilidade hotel. Entretanto, tem custos altos, e costuma ser negligenciado.
Mas mesmo sabendo disso, muitos hotéis não passariam no ‘teste de luva branca’.
Os vídeos abaixo não são nada agradáveis de assistir, mas, infelizmente, mostram a dura realidade de muitos hotéis:

Portanto, se a limpeza é tão firmemente conectada ao sucesso financeiro, é vital implementar uma estratégia inteligente. Todos sabemos que aspiradores de pó silenciosos são importantes, mas é preciso muito mais que isso para reforçar essa operação.

Seguem 5 dicas para manter o alto padrão de limpeza em seu hotel:

1.Invista em Treinamento

A formação do pessoal é crucial para melhorar o desempenho no trabalho de limpeza. É também vital que a equipe de governança e serviços gerais entendam seus papéis na satisfação do hóspede, e consequente rentabilidade do hotel.

E se você pensa em corte de custos, lembre de nunca sacrificar a limpeza do quarto. Se é valor tangível para o cliente, é prioridade!

2. Tenha cuidado na contratação dos serviços de lavanderia

Esse item não precisa de explicação, não é?!

Mas se você tem lavanderia própria, a recomendação de especialistas é o investimento em maquinário de boa qualidade, e trabalhar sempre na capacidade máxima para economizar tempo e energia.

3. Invista em tecnologia

Se o sistema que você implantou está minimizando as tradicionais discussões entre Recepção e Governança, a compra foi acertada.

Uma boa tecnologia encoraja uma rotação rápida de limpeza do quarto, sem sacrificar a qualidade.

4. Pense de forma criativa

Incentivar os colaboradores a apresentar ideias que melhorem a produtividade do setor, e quem sabe premiá-los, pode ser um motivador de desempenho.

Gilles Arditi, da Southwind Hospitality, diz: ‘A verdade é que o trabalho na governança é cansativo, e pode se tornar monótono ao longo dos anos. Por isso, contrate as personalidades certas, e crie um programa de recompensas para gerar entusiasmo.’

5. Instituir o sentimento de posse

Criar o compromisso da correção do problema, e não ‘achar o culpado’.
Será que suas camareiras estão orgulhosas com o número e qualidade dos quartos que elas completam todos os dias?

Será que elas assinariam seus nomes validando esses aptos.? Não é à toa que os cartões com uma mensagem e a assinatura da camareira responsável pelo andar viralizaram nos hotéis pelo mundo.

Adoramos cama macia, chuveiro com pressão, e toalhas grandes que secam, mas nada como um hotel LIMPO de verdade!

=========

Leia também:

Governança como Vantagem Competitiva

Cobrança Extra

5 Tendências da Hotelaria