Airbnb se reinventa para “conquistar o mundo”

O plano para 2014 de Brian Chesky, CEO da Airbnb, é simples e objetivo. Ele realmente acredita que, se um plano estratégico não couber em uma página, não está simplificado o suficiente para manter o foco. Depois das 12 estratégias definidas para 2013, esse ano Chesky decidiu por uma só: “Conquistar o mundo“!

E seguindo essa ideia, e sem muito alarde, o site e logotipo da empresa de U$ 2,7 Bi, amanheceram totalmente reformulados hoje pela manhã.

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Veja parte do processo de criação do novo logotipo:

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Site está repleto de vídeos, mais interativo, e já oferecendo destinos de acordo com o local onde você está. Conheça AQUI.

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Nos bastidores, a empresa começou um esforço ambicioso para garimpar cuidadosamente os dados contidos em opiniões dos clientes do site, para a criação de uma forma mais inteligente de viajar.

Até agora, o Airbnb tem sido incrível para quem sabe para onde vai, e quando está indo”, disse Mike Curtis, VP de Engenharia da empresa. Mas percebemos que temos todos esses dados, que as outras pessoas não têm. Conhecemos os padrões de viagem, comentários, descrição de bairros, etc.”
Para isso, uma equipe de oito pessoas foi formada. A missão do “Discovery Team” é construir um software de processamento de dados, para descobrir o que realmente está acontecendo no mundo de viagens. Ou seja, o Airbnb está construindo uma espécie de agente de viagens do futuro, totalmente onisciente.

No novo site, você já verá os primeiros indícios dessa nova estratégia da marca. Ele quer descobrir de onde você é, quem são seus amigos, para onde gostam de viajar, e aí te oferecer algumas idéias de viagens.
Se você adora tecnologia, clique AQUI para conhecer o software (desenvolvido em Stanford) que está sendo utilizado.

Como dá para notar, as pretensões do Airbnb são grandes. Em poucos anos, a idéia é entender seu perfil a tal ponto, que poderá sugerir suas próximas férias.

Se você pensou no Expedia nesse momento, no final de 2013, a CEO Dara Khosrowshahi já havia dito que estava muito “otimista” com o modelo de negócios do Airbnb, e poderia até pensar em uma parceria no futuro. Essa parceria até aconteceu, mas com a HomeAway.

Vamos continuar atentos ao movimentos da Airbnb no mercado…

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Novos perfis de turistas exigem mudança de estratégia

Empresas e destinos estão revendo suas estratégias em função de uma das maiores tendências do turismo atual: a fragmentação dos tipos de turistas, que formam nichos cada vez mais específicos. Vejam os 10 perfis principais divulgados em uma reportagem na Espanha. Já falamos de alguns deles aqui no blog.
1 – Animal de estimação e seu dono – sendo que o animal é o protagonista da viagem, determinando o destino, hotel escolhido e transporte. Obs.: a foto acima é do tratamento VIP oferecido pela Pet Nanny na Sit ‘n Stay Global (jatos privados).

2 – Grupos de Mulheres – Mulheres querem viver momentos únicos, buscando outras mulheres que compartilham com elas sua cultura, sua experiência e suas vidas diárias. Com nível sócio econômico médio alto, a média de idade é 45 anos. Já falei aqui sobre o incrível Segmento das mulheres solteiras.

3 – Millenials (nunca sem seus smartphones) – procurando velocidade e imediatismo, vivem em um mundo interligado, tecnológico e global. Procuram informações em real time, fazem comentários, checam 10 sites antes de reservar, querem experiências locais e exigem acesso wi-fi gratuito e de alta qualidade.  Leia aqui o post da Carta de um Y para os Hotéis.

4 – O Novo Luxo  – uma classe emergente relativamente jovem está mudando as expectativas do segmento. Eles são informais, podem caminhar pelo hotel de maiô, e não querem 4 pessoas ao redor esperando o lenço cair. Entretanto, quando solicitam um serviço, deve ser impecável. Leia o post anterior O Viajante de Luxo fica mais Jovem.

5 – Turismo Halalturistas muçulmanos desperta cada vez mais interesse da indústria do turismo a nível mundial. Só na Europa, vivem cerca de 14,2 milhões de muçulmanos, que engrossam a fatia do potencial turismo islâmico ou “halal” (que significa “permitido” em árabe).

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6 – Crianças com a família – O conceito “crianças livres” tem ganhado força, e hotéis temáticos com personagens de contos de fadas, menus infantis, entretenimento projetado especialmente para menores, lâminas de água nas piscinas, mini club, e locais diversos, tem se esforçado para criar um produto diferenciado para este público. Muitas marcas no turismo, incluindo destinos e cias.aéreas, estão empenhados em conquistar uma imagem “familiar”.

7 – Tia com sobrinhos Conhecidas como PANK (Professional Aunt, No Kids), essas mulheres são profissionais sem filhos, mas que viajam com seus sobrinhos. O crescimento desse grupo é tão grande, que está se tornando um nicho de mercado, especialmente nos EUA. E a Europa tem potencial: cerca de 20% das mulheres em idade fértil não são mães.
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8 Viagem de negócios estendida – Na Europa, profissionais passam 25% do seu tempo viajando.44% deles incorporam experiências de lazer. Hotéis com cozinha, quartos mais amplos e muitos outros detalhes, estão fazendo a diferença para conquistar esse viajante.

9 – Solteiros  – Quase 1 em cada 4 homens com idades entre 40 a 44 vivem sozinhos, Estima-se que o número total de singles (solteiros, viúvos, separados ou divorciados) é de cerca de 8,5 milhões, entre 25 e 65 anos, tendo em conta aqueles que vivem com suas famílias. As novas tecnologias têm um papel fundamental na criação de produtos e serviços específicos para este segmento.

10 Famílias monoparentaisUma mudança sociológica importante nos últimos anos tem sido o aumento de famílias monoparentais (um adulto com crianças). Só na Espanha, são mais de 1,7 milhões de famílias monoparentais. Importante a criação de produtos e serviços onde 2 adultos não sejam necessários.

Seu negócio (ou destino) está preparado para os novos nichos de viajantes?