Como me torno um Revenue Manager?

Ouço a frase acima toda semana, principalmente de estudantes e pessoal de Deptos. de Reservas. Também recebo dezenas de currículos de pessoas interessadas na área. Por trabalhar com muitos hotéis durante a implantação ou otimização das suas estratégias comerciais, estou achando ótima essa nova dinâmica do mercado.

Entretanto, alguns ajustes precisam ser feitos. As expectativas dos hotéis e dos candidatos ainda estão distantes e gerando frustrações dos dois lados.

Seguem alguns cuidados a serem tomados:

Por parte dos hotéis…

  • Salários iniciais semelhantes ao auxiliar de reservas sem experiência. Sem diminuir a importância de nenhum deles, é vital o entendimento de cargos táticos x estratégicos. De acordo com Pesquisa da Page Personnel, divulgada pela Revista Exame em Outubro do ano passado, um Analista de Pricing ganha em torno de R$ 5.500,00.
  • Exigir experiência. Eu sei, é loucura colocar alguém no comando da sua precificação e distribuição sem experiência, mas ainda estamos em processo de maturação do RM no Brasil. Portanto, prepare-se para formar pessoas, aprender junto, confiar, debater e, principalmente, investir em conhecimento.
  • Eximir o Gerente Geral da estratégia comercial. Se você for um gerente operacional, ok. Mas como gestor geral de uma unidade hoteleira, os custos, serviços, pessoal e  geração de receita estão sim sob sua responsabilidade.

Por parte dos candidatos…

  • Gosto de números” ou “Sei mexer em Excel” não é o suficiente. Visão analítica e raciocínio lógico são vitais.
  • Aceite algumas verdades: sua sala não será a maior, você não será o colega mais popular, nem começará a carreira ganhando muito. Mas lembre que está entrando na profissão do futuro e, se trabalhar duro, haverão muitas empresas brigando por você.

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Foto: típica mesa de um RM, pequena, longe da janela, no subsolo, sem enfeites pessoais, e o mais importante, sem papéis.

  • Saber se posicionar em uma reunião de gerência o ajudará muito. Deixe a timidez de lado e defenda seus pontos de vista.  Um RM que não consegue a atenção da equipe, ou argumentar sobre seus pontos de vista, nunca conseguirá colocar em prática suas estratégias.
  • Passe sempre algumas horas na Recepção, no Depto. de Reservas, Marketing e Vendas. Entender o processo de inserção de dados no sistema, por exemplo, é vital para sua formação. Além, claro, de ganhar a empatia da equipe.
  •  Não se preocupe se for contratado com outro cargo no início. Já conheci Assistentes de Reservas que faziam a gestão de preços e distribuição dos seus hotéis muito bem. Aos poucos, conquiste a confiança do seu gerente, torne-se indispensável, e ganhe um espaço e salário compatível.

Mas se você deseja ter uma carreira de sucesso, precisa se manter atualizado sobre o hotel e a indústria de viagens. Sobre os cursos disponíveis, cuidado na escolha. Você sairá daquele mais “baratinho” com milhares de teorias desconexas. Já os internacionais podem ser inspiradores, mas distantes da realidade do seu hotel. Ajuste seu investimento à conteúdo prático e de qualidade. Tenho um ótimo para indicar…rsrs.

Mas mesmo com certificados nas mãos, ser auto didata nos estudos vai ajudá-lo muito. Leia pelo menos 2 bons artigos sobre o assunto toda a semana. Além, claro, do Panrotas e Panhotéis, compartilho alguns dos sites que fazem parte da minha leitura semanal: Tnooz.com, eHotelier.com, HotelNewNow.com, HospitalityNet.org, HotelMarketing.com, HotelsMag.com e TravelWeekly.com.

Sempre digo que, se começasse minha vida profissional hoje, me especializaria em RM. Não deixe a onda passar. Você pode ter uma longa e bem sucedida carreira na área. A hotelaria brasileira agradece seu interesse, ela PRECISA MUITO DE VOCÊ!

Carta Aberta de um Y para os Hotéis

“Caros Hotéis,

Como membro da geração Y (ou Millenials), não consigo entender porque não posso tomar café da manhã às 15:00 horas. Acha um absurdo? Pra mim é normal.

Sabe o que mais? Minha paciência é “zero” para sites que não abrem instantaneamente ou não funcionam corretamente no meu smartphone.

Peço desculpas pelas palavras, mas minhas expectativas são altas.

Faço parte dos nativos digitais, nasci entre 1980 e 1995 e, em algum momento durante o milésimo jogo de vídeo game, essa destreza digital passou a ser inerente a minha natureza. Por isso, quando chego até seu site e ele não é amigável, não consigo ver boas imagens ou saber o que serve em seu restaurante, isso me deixa extremamente frustrado. Estou procurando ofertas especiais, informações sobre atrações locais interessantes e fotos vibrantes. 

Consigo fazer muitas coisas enquanto estou no celular, ele faz parte do meu dia a dia mais do que você imagina. Andar a pé? Celular. Comer? Celular. Cadeira do dentista? Sim, celular.

Portanto, quando planejo viagens, pode apostar que a jornada começa com meu smartphone, assim como para os outros 79 milhões da minha geração.

Gostamos de viajar e gastar mais do que os Boomers e a Geração X. Vamos superar esses caras até 2030!

De acordo com estudos, vocês têm apenas 4 segundos para capturar um usuário online, mas isso soa uma eternidade para mim. Em média, entro em pelo menos 10 sites diferentes antes de reservar online.

Ajudem-me a ajudá-los!

Além de pular seu site caso ele não seja rápido e abra com perfeição em todos meus dispositivos, nem pense em deixar conteúdo desatualizado. Não quero saber do prêmio que você ganhou em 2010. Estamos em 2014, tudo mudou!

Outra coisa: seja capaz de trabalhar com reservas de última hora. Reservo hotéis 18 dias mais tarde do que viajantes mais velhos. De acordo com Orbitz e Travelocity, mais de 60% das reservas feitas por smartphone acontecem em até 24 horas antes do check-in.

E sua presença nas redes sociais deve incluir pelo menos o Facebook, para eu ter certeza que você existe. Sou fiel às marcas, e 63% dos jovens da minha geração quer se comunicar com elas pelas redes sociais. Se gostarmos de você, vamos compartilhá-lo. De nada!

Não nos ignore depois do check-out. Mantenha o ritmo com a tecnologia.

Espero falar ‘Nossa!’ pelas razões certas na próxima vez que visitar o seu site!”

O texto acima foi um jeito inovador da Buuteeq promover seu negócio de marketing digital na nuvem para hotéis.

Obs.: Em tempo, isso não é uma propaganda da empresa, mas somente um exemplo dos dois fatores essenciais na comunicação hoje em dia: criatividade e conteúdo. Preparado?