Julho exige, há duas semanas escrevo sobre Paris para crianças e adultos.
Alguém já deve ter se perguntado: e os adolescentes? Será que não gostam de nada? Será que não há nada para eles em Paris? Lojas e parques de diversão interessam a todos, mas estava esperando para falar do tema certo: alguma coisa para os adolescentes “de todas as idades” que conheço.
A Cité do Cinema, construída graças ao sonho do cineasta Luc Besson é o primeiro estúdio de cinema francês e está situado ao lado de Paris, no subúrbio vizinho chamado Seine-St Denis. Um projeto que se explica graças, entre outras razões, a grandes produções cinematográficas do seu mais ilustre inquilino, o próprio Luc Besson. A Cité proporciona aos amantes do cinema diversas maneiras de conhecer esta grande família de “fazedores de filme”- film makers-, como diz o próprio Luc Besson. Além dos estúdios, a Cité oferece aos franceses uma Escola de Cinema, uma novíssima Escola de Maquiagem, uma cafeteria onde pode-se encontrar tanto estudantes de cinema como Robert de Niro tomando um cafézinho, um restaurante para eventos, espetáculos e grandes exposições temporárias.
Quem visita os estúdios descobrirá os recursos disponíveis para realização de grandes produções e verá aqui e ali lembranças de seus filmes preferidos como Nikita, O Profissional, O quinto elemento ou o Grande Azul.
Já a exposição temporária de 2014 acaba de ser prolongada até dia 5 de outubro e oferece aos amantes de Star Wars a possibilidade de ver de perto toda verdadeira parafernália da saga cinematográfica realizada pelo homólogo americano de Luc, George Lucas.
Sim Luc Besson é considerado o George Lucas francês e pasmem, isto aqui não é elogio. Verdadeiro prodígio do cinema francês, renovador durante os anos 80 e 90, Luc é hoje considerado a ovelha negra da grande arte. Acusado de ter se tornado um realizador de filmes comerciais, embora tenha elevado o cinema francês a uma arte novamente reconhecida internacionalmente, sofre da crença local tão bem ilustrada pelas palavras de Balzac: “atrás de cada grande fortuna há um crime”.
Mas voltemos à exposição Stars Wars identities. Durante a descoberta da exposição, além da parafernália de filmagens, vestimentas e maquetes o visitante criará com auxilio de recursos tecnológicos, o seu próprio herói de Star Wars e obterá virtualmente o resultado da criação: um novo personagem único Star Wars do qual receberá posteriormente uma versão mais detalhada do seu perfil por e-mail para referência futura ou compartilhar nas redes sociais.
A exposição pretende mostrar aos visitantes que a identidade é o resultado de interações entre fatores genéticos, psicológicos e ambientais. Star Wars Identities explora o tema da identidade, abordando dez de seus componentes: espécies, genes, pais, cultura, mentores, amigos, eventos de vida, ocupação, personalidade e valores. Estes dez elementos são divididos em três grupos que formam as principais seções da exposição – origens, influências e escolhas.
Já para as solteiras julho é O mês! Quem perdeu este ano marque já na agenda 2015, baile dos bombeiros de 14 de Julho. Desde 1938 as festas nas casernas animam a cidade. Querida agente de viagens, já imaginou bombeiros como anfitriões? No mínimo um colírio para os olhos. E para completar a alegria das solteiras, que podem gastar sem ouvir reclamações de maridos aflitos, mais fotos das liquidações:
Excelente matéria,parabéns querida Silvia
Obrigada por acompanhar o blog querido Anderson.
Texto e conteúdo excelentes Silvia! Seus post tem dicas raras, inteligentes e divertidas de Paris! Bravo!