Paris para cinéfilos e solteiras.

Julho exige, há duas semanas escrevo sobre Paris para crianças e adultos.

Alguém já deve ter se perguntado: e os adolescentes? Será que não gostam de nada? Será que não há nada para eles em Paris? Lojas e parques de diversão interessam a todos, mas estava esperando para falar do tema certo: alguma coisa para os adolescentes “de todas as idades” que conheço.

A Cité do Cinema, construída graças ao sonho do cineasta Luc Besson é o primeiro estúdio de cinema francês e está situado ao lado de Paris, no subúrbio vizinho chamado Seine-St Denis. Um projeto que se explica graças, entre outras razões, a grandes produções cinematográficas do seu mais ilustre inquilino, o próprio Luc Besson. A Cité proporciona aos amantes do cinema diversas maneiras de conhecer esta grande família de “fazedores de filme”- film makers-, como diz o próprio Luc Besson. Além dos estúdios, a Cité oferece aos franceses uma Escola de Cinema, uma novíssima Escola de Maquiagem, uma cafeteria onde pode-se encontrar tanto estudantes de cinema como Robert de Niro tomando um cafézinho, um restaurante para eventos, espetáculos e grandes exposições temporárias.

Carro do 5° Elemento

Quem visita os estúdios descobrirá os recursos disponíveis para realização de grandes produções e verá aqui e ali lembranças de seus filmes preferidos como Nikita, O Profissional, O quinto elemento ou o Grande Azul.

Já a exposição temporária de 2014 acaba de ser prolongada até dia 5 de outubro e oferece aos amantes de Star Wars a possibilidade de ver de perto toda verdadeira parafernália da saga cinematográfica realizada pelo homólogo americano de Luc, George Lucas.

Sim Luc Besson é considerado o George Lucas francês e pasmem, isto aqui não é elogio. Verdadeiro prodígio do cinema francês, renovador durante os anos 80 e 90, Luc é hoje considerado a ovelha negra da grande arte. Acusado de ter se tornado um realizador de filmes comerciais, embora tenha elevado o cinema francês a uma arte novamente reconhecida internacionalmente, sofre da crença local tão bem ilustrada pelas palavras de Balzac: “atrás de cada grande fortuna há um crime”.

Mas voltemos à exposição Stars Wars identities. Durante a descoberta da exposição, além da parafernália de filmagens, vestimentas e maquetes o visitante criará com auxilio de recursos tecnológicos, o seu próprio herói de Star Wars e obterá virtualmente o resultado da criação: um novo personagem único Star Wars do qual receberá posteriormente uma versão mais detalhada do seu perfil por e-mail para referência futura ou compartilhar nas redes sociais.

A exposição pretende mostrar aos visitantes que a identidade é o resultado de interações entre fatores genéticos, psicológicos e ambientais. Star Wars Identities explora o tema da identidade, abordando dez de seus componentes: espécies, genes, pais, cultura, mentores, amigos, eventos de vida, ocupação, personalidade e valores. Estes dez elementos são divididos em três grupos que formam as principais seções da exposição – origens, influências e escolhas.

Já para as solteiras julho é O mês! Quem perdeu este ano marque já na agenda 2015, baile dos bombeiros de 14 de Julho. Desde 1938 as festas nas casernas animam a cidade. Querida agente de viagens, já imaginou bombeiros como anfitriões? No mínimo um colírio para os olhos. E para completar a alegria das solteiras, que podem gastar sem ouvir reclamações de maridos aflitos, mais fotos das liquidações:

 

015 013 011 010 009 008 004 003 002 017 016

 

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

3 thoughts on “Paris para cinéfilos e solteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *