Domingo, 13 de setembro – dia baiano na capital francesa com o acontecimento da 14° Lavagem das escadarias da Igreja da Madeleine.
O evento é realizado por Robertinho, um importante personagem da comunidade Brasileira de Paris. Não há quem não conheça o Robertinho. Poderia dar nome e sobrenome, mas se você chegar aqui perguntando pelo Roberto ninguém conhece não. Ele é o nosso Robertinho. Todo ano ele sai buscando apoio aqui e ali e consegue, apesar dos imensos obstáculos financeiros, realizar um dos mais bonitos eventos brasileiros da cidade.
Sem dúvida os maiores colaboradores são a Cidade de Salvador, o Estado da Bahia e a Embratur, a quem parabenizo a iniciativa. Não se pode deixar de mencionar a comunidade artística e musical franco-brasileira de Paris, pois sem eles animando a semana cultural e o desfile, que foi da Praça da República a Praça da Madeleine, o evento também não seria nada. A Air Europa colaborou com o aéreo de vários participantes vindos do Brasil, autoridades e artistas além de ter animado o mercado com o sorteio de uma viagem ao Brasil.
A prefeitura de Paris e a administração do distrito 8, aonde esta situada a Igreja, participam igualmente das festividades. A primeira fechando as ruas percorridas pelo desfile que encerra a semana cultural e a segunda alugando um espaço público para acontecimento do mercado brasileiro. Fechamento de umas principais vias da cidade, desvio do tráfego, policiamento e segurança, um espaço para exposição em uma das praças mais nobres de Paris, são conquistas do Robertinho para as quais temos que tirar nosso chapéu.
No mercado da Praça da Madeleine empresas e instituições brasileiras se destacaram pela ótima qualidade dos produtos oferecidos, mas também pelos altos preços. Difícil para alguém que nunca ouviu falar em acarajé se motivar a pagar 7€ para provar um, só sendo da comunidade brasileira para apreciar todo o trabalho de elaboração da especialidade baiana. 9 Brigadeiros Gourmets por 12€! Porém, quando se está longe de casa, certas coisas não tem preço. Longe de casa e na Praça da Madeleine! Bom, não falemos mais em dinheiro, prefiro guardar o gosto bom da coxinha, do acarajé, do picolé caseiro e do docinho na boca.
A cereja sobre o bolo da Lavagem da Madeleine foram as participações dos artistas Carlinhos Brown e Mariene de Castro no trio elétrico, além da presença da artista de televisão e escritora de moda na França, Cristina Córdula, madrinha do evento. Não conhecia a voz da Mariene, fiquei muito bem impressionada.
A participação do público, tanto no mercado quanto no desfile, teria sido certamente maior senão fosse o tempo chuvoso. Uma pena!
Como se não bastasse a festa baiana de 9 a 13 de setembro, outro evento brasileiro acontece esta semana em Paris, entre os dias 17 e 19 . A associação Sol do Sul organiza uma série de atividades culturais e artísticas com temas tão brasileiros quanto a “Lavagem”, porém completamente distintos. Cinema, o mate, o vinho, churrasco, são algumas das temáticas que movimentam a Semana do Rio Grande do Sul em Paris. A projeção do filme O Tempo e o Vento, a apresentação do grupo de dança gaúcho Ilha Xucra e a Caminhada Farroupilha são alguns dos pontos altos do evento. Jacqueline Dreyer, a presidente da associação Sol do Sul e desencadeadora deste movimento, que tem como objetivo aproximar a Paris ao Sul do Brasil, também contou com as municipalidades de Paris e de Porto Alegre para apoiar sua iniciativa, assim como a Embaixada do Brasil, ajudas de ordem logística e bem pouco subvenção.
Ambos, Jacqueline e Robertinho, com seus esforços pessoais e a “little help from his friends” pincelam a cidade de Paris de verde amarelo nos meses de setembro de cada ano. Quem sabe outros estados se motivam e um dia aproveitamos destes eventos para promover não somente nossa cultura e culinária, mas também nosso país como grande destino turístico, de ponta a ponta. Fica a dica de um mês brasileiro em Paris com meio caminho andado para os participantes da IFTM*, salão de turismo que acontece nesta época do ano.
Para maiores detalhes sobre os eventos deixo aqui os sites:
O site da Lavagem da Madeleine para mais detalhes
Post Scriptum – Agenda cultural cheia neste mês de setembro:
Technoparade dia 19 de setembro – cruzando a cidade em ritmo psicodélico e outras modalidades, enfim música tecno para todos os gostos.
Também 19 de setembro Noite dos “Publivoros” no Grand Rex de Paris – 8 horas de espetáculos e projeções com os melhores comerciais do mundo. Nada no Grand Rex é banal, para você ter uma idéia, na estreia de Tartaruga Ninja distribuíram além de vários presentes, pizza Hut para 2500 pessoas na sala. A noite promete risadas e loucuras!
Colheita de uvas participativa, 18 de setembro no Parque Georges Brassens. Atenção já a grande festa da vindima de Montmartre será do 7 ao 11 de outubro
Ainda dia 19 no Cabaré Sauvage da Villette- Festival de la Finance Solidaire das 14h as 22h30 para descobrir um jeito alternativo de fazer negócios e obter financiamento amigável, é claro!
E para terminar, 19 e 20 de setembro- Dias do Patrimônio. Possibilidade de visitas gratuitas e excepcionais a locais históricos ocupados pela administração, museus, além de exposições e animações pela cidade. Dias do Patrimônio
Obrigado Silvia pelas informações maravilhosas!
Oi Anderson
Obrigada você por acompanhar o blog!