Setembro brasileiro em Paris

Domingo, 13 de setembro – dia baiano na capital francesa com o acontecimento da 14° Lavagem das escadarias da Igreja da Madeleine.

O evento é realizado por Robertinho, um importante personagem da comunidade Brasileira de Paris. Não há quem não conheça o Robertinho. Poderia dar nome e sobrenome, mas se você chegar aqui perguntando pelo Roberto ninguém conhece não. Ele é o nosso Robertinho. Todo ano ele sai buscando apoio aqui e ali e consegue, apesar dos imensos obstáculos financeiros, realizar um dos mais bonitos eventos brasileiros da cidade.

Sem dúvida os maiores colaboradores são a Cidade de Salvador, o Estado da Bahia e a Embratur, a quem parabenizo a iniciativa. Não se pode deixar de mencionar a comunidade artística e musical franco-brasileira de Paris, pois sem eles animando a semana cultural e o  desfile, que foi da Praça da República a Praça da Madeleine, o evento também não seria nada. A Air Europa colaborou com o aéreo de vários participantes vindos do Brasil, autoridades e artistas além de ter animado o mercado com o sorteio de uma viagem ao Brasil.

A prefeitura de Paris e a administração do distrito 8, aonde esta situada a Igreja, participam igualmente das festividades. A primeira fechando as ruas percorridas pelo desfile que encerra a semana cultural e a segunda alugando um espaço público para acontecimento do mercado brasileiro. Fechamento de umas principais vias da cidade, desvio do tráfego, policiamento e segurança, um espaço para exposição em uma das praças mais nobres de Paris, são conquistas do Robertinho para as quais temos que tirar nosso chapéu.

No mercado da Praça da Madeleine empresas e instituições brasileiras se destacaram pela ótima qualidade dos produtos oferecidos, mas também pelos altos preços. Difícil para alguém que nunca ouviu falar em acarajé se motivar a pagar 7€ para provar um, só sendo da comunidade brasileira para apreciar todo o trabalho de elaboração da especialidade baiana. 9 Brigadeiros Gourmets por 12€! Porém, quando se está longe de casa, certas coisas não tem preço. Longe de casa e na Praça da Madeleine! Bom, não falemos mais em dinheiro, prefiro guardar o gosto bom da coxinha, do acarajé, do picolé caseiro e do docinho na boca.

A cereja sobre o bolo da Lavagem da Madeleine foram as participações dos artistas Carlinhos Brown e Mariene de Castro no trio elétrico, além da presença da artista de televisão  e escritora de moda na França, Cristina Córdula, madrinha do evento. Não conhecia a voz da Mariene, fiquei muito bem impressionada.

A participação do público, tanto no mercado quanto no desfile, teria sido certamente maior senão fosse o tempo chuvoso. Uma pena!

Como se não bastasse a festa baiana de 9 a 13 de setembro, outro evento brasileiro acontece esta semana em Paris, entre os dias 17 e 19 . A associação Sol do Sul organiza uma série de atividades culturais e artísticas com temas tão brasileiros quanto a “Lavagem”, porém completamente distintos. Cinema, o mate, o vinho, churrasco, são algumas das temáticas que movimentam a Semana do Rio Grande do Sul em Paris. A projeção do filme O Tempo e o Vento, a apresentação do grupo de dança gaúcho Ilha Xucra e a Caminhada Farroupilha são alguns dos pontos altos do evento. Jacqueline Dreyer, a presidente da associação Sol do Sul e desencadeadora deste movimento, que tem como objetivo aproximar a Paris ao Sul do Brasil, também contou com as municipalidades de Paris e de Porto Alegre para apoiar sua iniciativa, assim como a Embaixada do Brasil, ajudas de ordem logística e bem pouco subvenção.

Ambos, Jacqueline e Robertinho, com seus esforços pessoais e a “little help from his friends” pincelam a cidade de Paris de verde amarelo nos meses de setembro de cada ano. Quem sabe outros  estados se motivam e um dia aproveitamos destes eventos para promover não somente nossa cultura e culinária, mas também nosso país como grande destino turístico, de ponta a ponta. Fica a dica de um mês brasileiro em Paris com meio caminho andado para os participantes da IFTM*, salão de turismo que acontece nesta época do ano.

 

IMG_6919
A Madrinha do Evento é apresentadora de televisão, entre outros programas ela apresenta : A rainha do Shopping e um programa de relooking.
IMG_6881
No percurso, boulevard des Italiens
IMG_6878
Ainda no percurso
IMG_6850
A chuva não ajudou. Mostrar a cultura brasileira para os filhos, não tem preço!
IMG_6858
Mercado brasileiro, domingo dia 13 de setembro, antes do desfile.
IMG_6844
Atrações musicais- programação diversifica e rica.

IMG_6847   IMG_6852 IMG_6853 IMG_6856 IMG_6864 IMG_6865 IMG_6868 IMG_6869 IMG_6870 IMG_6874 IMG_6876 IMG_6884 IMG_6886 IMG_6887 IMG_6890 IMG_6895 IMG_6899 IMG_6903 IMG_6905 IMG_6906 IMG_6908 IMG_6911 IMG_6913 IMG_6921 IMG_6923

 

 

IMG_6924
Carlinhos Brown, Mariene Castro e Robertinho com seu cocar.

IMG_6925

Para maiores detalhes sobre os eventos deixo aqui os sites:

O site da Lavagem da Madeleine para mais detalhes

Festival do Rio Grande do Sul

Post Scriptum – Agenda cultural cheia neste mês de setembro:

Technoparade dia 19 de setembro – cruzando a cidade em ritmo psicodélico e outras modalidades, enfim música tecno para todos os gostos.

Também 19 de setembro Noite dos “Publivoros” no Grand Rex de Paris – 8 horas de espetáculos e projeções  com os melhores comerciais do mundo. Nada no Grand Rex é banal, para você ter uma idéia, na estreia de Tartaruga Ninja distribuíram além de vários presentes, pizza Hut para 2500 pessoas na sala. A noite promete risadas e loucuras!

Colheita de uvas participativa, 18 de setembro no Parque Georges Brassens. Atenção já a grande festa da vindima de Montmartre será do 7 ao 11 de outubro

Ainda dia 19 no Cabaré Sauvage da Villette- Festival de la Finance Solidaire das 14h as 22h30 para descobrir um jeito alternativo de fazer negócios e obter financiamento amigável, é claro!

E para terminar, 19 e 20 de setembro-  Dias do Patrimônio. Possibilidade de visitas gratuitas e excepcionais a locais históricos ocupados pela administração, museus, além de exposições e animações pela cidade.   Dias do Patrimônio

 

 

 

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

2 thoughts on “Setembro brasileiro em Paris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *