Como é bom o Ano Novo! É como se estivéssemos prendendo a respiração embaixo d’água e agora voltássemos à superfície, prontos para encher os pulmões de novos ares e esperanças, presentes estes que serão levados conosco para um novo mergulho. 2016 aguarde-nos, aí vamos nós!
O que me faz lembrar que nesta mesma época, em 2014, eu anunciei algumas novidades para 2015, dentre elas a abertura de certos lugares turísticos 7 dias por semana. Finalmente Versalhes e Louvre continuam fechados nas segundas e terças-feiras respectivamente. O governo anunciou a abertura 7/7 dias sem consulta prévia dos sindicatos, pela mesma ocasião subiu os encargos trabalhistas e assim, numa mestria (sic) de gestão, tirou a viabilidade do seu próprio projeto. 2016 promete! Vamos respirar ( Suspiro)
Sim, antes de um novo mergulho vamos respirar! Por um acaso, a importância de respirar foi a primeira coisa que aprendi junto aos treinadores de artistas de alto nível do Circo do Soleil, quando trabalhei lá como intérprete. Respirar com calma, profundamente aproveitando cada partícula de oxigênio degustada do momento presente. Respirar com confiança, tanto no seu treino passado como no seu passo futuro, sem apreensão ou medo, sentimentos inadequados quando se faz saltos em altura.
Afinal, que importa o que anunciou o governo, os economistas ou pregadores mediáticos? Talvez, como no caso da suposta abertura do Louvre e Versalhes 7/7 dias, nada aconteça como previsto. Partindo deste principio, não vale mesmo a pena se preocupar.
Dentre as poucas coisas que podemos controlar estão nossa respiração e nossa própria contribuição para a humanidade. A única certeza é que o momento presente não voltará mais, então querido(a) leitor(a), respire e aproveite suas festas de Ano Novo, curta a vida em 2016, assim como cada minuto passado com seus entes queridos.
De Paris para vocês, meus votos de um Feliz Ano Novo.
Silvia
POST SCRIPTUM Agenda Parisiense
- 31 de dezembro- passagem do Ano Novo nos Champs Elysées.As 23h15 a mais bela avenida do mundo se tornará um parque totalmente pedestre onde as pessoas presentes poderão apreciar as extraordinárias iluminações natalinas e outras novidades preparadas para a ocasião. As 23h55 começa o espetáculo de som e luzes projetado sobre a fachada do Arco do Triunfo.
- 1° de janeiro – 14h00 Desfile de Ano Novo nos Champs Elysées com o tema O mundo festivo de Marcel Campion ( Marcel Campion é o rei dos parques de diversões ambulantes ou em francês Les Fêtes Foraines) Além de carros alegóricos, haverá fanfarras nacionais assim como fanfarras e bandas de grandes universidades internacionais. As 16h00 o Champs Elysées volta a receber carros e transportes em comum.
- Levar os filhos ou sobrinhos para girar em um dos carrosséis gratuitos da cidade, instalados especialmente para o período de férias escolares ( até 3 de janeiro) ou ainda subir na Grande Roda Gigante de Paris, para aproveitar a vista incomparável do eixo Louvre-La Defense e todos seus arredores.
- Com ou sem filhos e sobrinhos, curtir os últimos dias das vitrines e mercados de Natal. As Galeries Lafayette festejam um “Natal Extraterrestre”, algo entre “buscando papai Noel e Luke Skywalker” em suas vitrines externas, em seu interior a loja expõe a mais linda árvore de Natal da Cidade. A loja vizinha, o Printemps optou por decorações mais tradicionais, dando destaque em suas vitrines à criadores de moda e ao “Mundo Encantado Paris”.
- A partir do dia 6 de janeiro – Liquidações anuais de Inverno
The last but not the least
Neste final de 2015 gostaria de deixar-lhe, querido(a) leitor (a) além de votos de muitas felicidades, meus mais sinceros agradecimentos. Obrigada pela grande companhia, você não tem nem idéia de como me acompanha cotidianamente neste lindo país que não é o meu.
Querida Silvia, obrigado por nos manter atualizados com as programações de Paris. Lhe desejo um Feliz 2016 para você e toda a família. 2016 sera muito,mais muito melhor para todos nos, acredite! E conte conosco para vender sempre a França.
Obrigada querido Anderson por seguir o blog e deixar seu recadinho.
Tenho confiança que 2016 nos reserva boas surpresas!
Tudo de bom.
Silvia