Hoje é dia de Galette de Rois !

Embora o bolo de massa folhada recheada com pasta de amêndoas tenha o nome Crepe dos Reis, fazendo referência aos reis magos, a tradição de comer um bolo e nomear, através de um feijão encontrado na massa, o “rei do dia” data de antes mesmo de Jesus Cristo. De fato, os Gregos e Romanos já festejavam o solstício de inverno homenageando Dionísio e  Saturno respectivamente e praticavam a brincadeira. Os cristãos, na realidade, relutaram às comemorações até entenderem que valia mais se associar do que ir contra a alegria geral.

E assim, aos poucos,  as festas pagãs se transformaram em comemoração do encontro dos 3 reis magos com o menino Jesus, dia 6 de janeiro, ou ainda 12 dias depois do Natal. No século quatorze, o feijão escondido na torta e encontrado aleatoriamente por um dos convidados denominando-o “rei ou rainha do dia” foi substituído por um menino Jesus em porcelana. Durante a revolução francesa outros personagens apareceram. Desde então seguem evoluindo.

A “Galette des Rois” é consumida durante todo o mês de janeiro, mas no dia 6  não há uma casa francesa onde não seja comemorada a tradição. Servidos?

IMG_3921 IMG_3927

Galette_des_Rois
Galette_des_Rois artesanal wikipedia autor Gorrk

Galette_des_Rois_2 IMG_9461 IMG_9463 IMG_9464 IMG_9471 IMG_9475 IMG_9479 IMG_9480

 

 

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

2 thoughts on “Hoje é dia de Galette de Rois !

  1. Ola Silvia,

    Como é bom termos alguém nos enchendo de cultura! Adorei a matéria ,como também já tive o prazer de experimentar uma Galette de Rois, uma delicia!

    Acho o máximo saborearmos esta delicia e ainda guardarmos de recordação,um pequeno e delicado mimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *