Direto da IFTM Top Resa-Enquanto no Brasil acontecia a ABAV, aqui em Paris entre os dias 20 e 22 de setembro 2022 acontecia a feira IFTM Top Resa, o mais importante encontro francês para profissionais do turismo.
Durante essa edição, mais de 200 expositores de diferentes destinos, operadoras, transportadoras e outras empresas de turismo representando 1700 marcas acolheram em torno de 35 000 visitantes para compartilhar suas últimas novidades e trocar ideais, apresentando as tendências no setor.
IFTM Top Resa Quem estava presente
IFTM Top Resa é a feira múltipla que engloba turismo de lazer e negócios, turismo para grupos, assim como FIT e Mice.
Para apresentar uma oferta heterogenia de empresas e marcas a feira foi dividida em 11 aldeias e 9 áreas expositivas:
● La Destination France: a área reunia os atores da indústria turística francesa em todos os mercados (Lazer, Negócios, MICE e Grupo).
● A Vila das Operadoras de Turismo: Cerca de 60 operadoras de turismo francesas estavam presentes na feira.
● A Vila dos Cruzeiros: Em um cenário com atmosfera marítima, empresas de cruzeiro, mar e rio apresentavam sua oferta para destinos variados.
● A Vila Start-Up: Criada em parceria com o Welcome City Lab, esta vila com aproximadamente 40 Start Ups foi o polo dedicado à inovação e ao futuro do turismo na feira.
● A Tech Zone: esta vila reuniu todos os “players techno” do evento.
● O Business Club: zona dedicada à operadores de viagens de negócios e viagens Mice, grandes redes de agências de viagens, companhias aéreas, TMC (Travel Management Companies), redes de hotéis ou locadoras de veículos.
● A Vila dos Influenciadores: um lugar para trocas de ideias, onde expositores encontravam influenciadores e a partir das 17 horas acontecia um cocktail para promover o bate papo entre convidados.
● Le Village des Parcs: expositores presentes todos os anos na feira, os parques temáticos tinham como alvo quatro viagens de lazer, viagens de negócios, MICE e turismo em grupo.
● The Coach Village: Em parceria com a FNTV, esta vila acolhia transportadores terrestres no interior da “aldeia ou vila ” Destino França e estava organizada em torno de um grande espaço de co-working.
●O Village Montanha localizado na área do Destino França, a aldeia da Montanha reunia hotéis, restaurantes, empresas de aluguel de áreas de esqui e estações de esqui.
● Áreas Geográficas: África, Américas, Ásia & Pacífico, Caribe, Europa & Mediterrâneo, Oriente Médio, Oceano Índico, Generalistas, Parceiros
Zonas de conferências
Uma programação intensa de conferências e muitos espaços dedicados a reuniões favoreceram as trocas de ideias sobre 8 temas selecionados pelos organizadores: Atratividade, Viagens de Negócios, Digital, Turismo e Economia Sustentáveis, Evolução de Mercado, destino França, MICE e Atualidades.
O Metaverso, o papel das redes sociais, turismo inclusivo, eco mobilidade foram alguns dos temas tratados.
IFTM Top Resa – Quem não estava presente?
Eu fui convidada pela IFTM Top Resa, com apoio da cadeia hoteleira Originals, Human Hotels & Resorts e do Oficio de Turismo da Normandia para participar da programação de Hosted Byers e pude verificar quão dinâmica e animada estava a feira e seus participantes.
Para minha grande surpresa o Brasil não estava presente. Ué, o mercado francês não é um mercado importante para o Brasil?
De fato, o destino Brasil optou por uma iniciativa conjunta da Embratur e empresas privadas e fez um evento de apresentação seguido de cocktail e jantar com menu francês no chiquérrimo e emblemático florão da hotelaria francesa Le Maurice dia 14 de setembro. Diga-se de passagem: segundo uma participante que encontrei na feira, o evento foi julgado um “pouco” ostentatório, mas os participantes ficaram todos muito felizes em comer no Le Maurice.
Felizmente para nosso turismo internacional Visit Rio e o Estado do Ceará estavam presentes no evento.
No Village France, a Borgonha também resolveu não estar presente e promover um evento na Torre Eiffel na sala Gustave Eiffel na noite do 20 de setembro. Como eu tinha um convite para um encontro com os responsáveis pelo Oficio de Turismo da Normandia na mesma noite, dei uma passadinha por lá rapidinho e não fiquei para encher a cara e degustar da excelente gastronomia borgonha. Saudei fornecedores, fiz excelentes contatos e fui.
Tendências
Um mundo novo, pós Covid, apresenta novas possibilidades e trás questionamentos. De maneira geral, os participantes da Top Resa pareciam muito felizes em poder mostrar “os atributos de seus destinos e produtos” novamente e medir a temperatura do mercado. Ninguém se dizia particularmente satisfeito de seus resultados, mas, apesar dos pesares demonstrávamos todos (expositores e visitantes) grandes esperanças.
Na “aldeia” França os fornecedores se mostravam felizes com os resultados junto ao mercado francês, mas dizem esperar um aumento da clientela estrangeira.
A presença massiva de Ofícios de Turismo e prestadores de serviço de inúmeras regiões francesas apresentando atividades ligadas ao enoturismo e a natureza tais como trekking, passeios de bicicleta, equitação reforçam a tendência de turismo ecológico e sustentável.
Dentre os Ofícios de Turismo Francês se destacavam:
- A região Normandia, mostrando que além do Monte Saint-Michel, o norte da França oferece destinos religiosos como Lisieux, as praias do desembarque, paisagens de tirar o fôlego como as falésias de Etretat, lugares propicios para equitação, caminhadas e descoberta da natureza;
- A região do Vale do Loire com uma oferta extremamente elaborada, unindo castelos, enologia, agricultura local, e mobilidade incluindo bicicletas, barcos e helicópteros;
- A região da Aquitaine, que além de Bordeaux e suas zonas produtoras de vinho mostrou que suas praias, dunas e cultura local tem muito à oferecer aos visitantes.
Entre os muitos fornecedores franceses presentes na IFTM Top Resa uma ideia parecia fazer unanimidade: a vontade de tirar o turista de Paris e ter a oportunidade mostrar o que a França tem de melhor!
Published by