Sendo a França um país renomado por sua gastronomia, é natural nos perguntarmos o que os atletas comerão enquanto participam dos Jogos Olímpicos de 2024. Com o objetivo de inovar e, ao mesmo tempo, destacar sua tradição culinária, o Comitê Organizador orgulha-se em apresentar um conceito único para o tema.
Elaboração dos cardápios
Para elaboração da oferta alimentar durante os jogos, um novo método foi desenvolvido pelas equipes do Comitê Organizador Paris 2024, trazendo centenas de jogadores franceses e estrangeiros para a mesa. Ao longo de mais de um ano, foram organizadas mais de 40 entrevistas individuais e dezenas de workshops em grupos para definir as expectativas sobre a alimentação e valorizar durante os jogos a transformação ambiental e social na indústria da alimentar.
O Comitê Organizador Paris 2024 trabalhou com 120 organizações (setores agrícolas, restaurantes, ONGs, especialistas, nutricionistas, parceiros – Sodexo Live!, Coca-Cola -, atletas, chefs, etc.) para promover o know-how francês, assim como práticas sociais e ambientais mais sustentáveis durante os Jogos.
Assim, com essa bagagem, durante cinco semanas, a Sodexo Live! mobilizará mais de 1.000 funcionários por dia na Vila e oferecerá até 40.000 refeições diárias para os 14.850 atletas das 206 delegações olímpicas e 182 paralímpicas.
JO 2024 o que os atletas comerão? COZINHA INTERNACIONAL
O cardápio foi elaborado com 40 refeições diferentes oferecidas todos os dias com base em quatro temas:
- França
- Ásia
- África-Caraíbas
- Cozinha mundial
Espera-se que cada atleta encontre algo do seu agrado. Além disso, haverá um bar de saladas com mais de 30 opções, uma churrasqueira com carne e acompanhamentos, uma seção de queijos, uma seção de padaria, um buffet de comida quente, um bar de sobremesas e uma grande variedade de frutas.
Exemplos de refeições
França:
- Veggie Bourguignon
- Brandade de morue (bacalhau salgado e purê de batata)
Ásia:
- Carne de porco picada e arroz tailandês de manjericão/basmati
- Couve-flor e batata assada com açafrão
África/Caribe:
- Pimentão, cebola, tomate e pimenta fritos (Chakchouka)
- Camarão frito com molho chermoula
Cozinha mundial:
- Cordeiro com redução de suco de hortelã
- Moussaka Veggie
Um espaço semelhante a uma praça de alimentação ao ar livre com uma area de 500 metros quadrados será aberto entre a entrada da Vila Olímpica e do cantina olímpica.
o que os atletas comerão? Pratos de chefes renomados
Dentre a oferta variada, alguns pratos criados especialmente para o evento concebidos pelos chefes da Sodexo Charles Guilloy e Stéphane Chicheri e pelos chefes parceiros Akrame Benallal, Amandine Chaignot e Alexandre Mazzia serão oferecidos aos atletas. Alguns deles:
- Tandir de frango, por Arkame Benallal
- Croissant de ovos escalfados, creme de alcachofra, queijo de cabra e trufa, por Amandine Chaignot
- Pescada salgada defumada com tapioca em caldo vegetariano, por Alexandre Mazzia
- Salada de pão estilo almado, por Stéphane Chicheri
- Zaatar batata-doce com homus e chimichurri, por Charles Guilloy
Alimentação SUSTENTÁVEL
Segundo o Comitê Organizador de Paris 2024, os cardápios devem atender às necessidades nutricionais dos atletas e oferecer uma alimentação sustentável, conforme implementado para estas olimpíadas. Além disso, a alimentação disponibilizada deve ser adequada para atletas de alto rendimento e estar à altura das expectativas e hábitos alimentares das mais de 206 delegações participantes.
Os ingredientes utilizados correspondem à estratégia Paris 2024, que visa reduzir pela metade a emissão de CO2 emitido pela alimentação para os Jogos Olímpicos – daí as muitas frutas, verduras, alimentos locais, sazonais e cereais integrais disponíveis. Os valores nutricionais e o impacto ambiental de cada prato estarão expostos nas cantinas.
comida vegetariana
Durante o evento 60% das receitas para o público constituído por atletas serão vegetarianas.
Para completar a proposta inovadora, uma oferta 100% vegetariana estará disponível na Praça “de La Concorde” promovendo os benefícios de um modo de vida sem carne. No local onde acontecerão as provas das novas modalidades de esportes urbanos-basquete 3×3, breakdance, BMX Freestyle e skate (street e park) –a oferta será 100% vegetariana, incluindo clássicos revisitados como um cachorro-quente vegetariano com cebola crocante, repolho roxo em conserva e molho de mostarda de mel.
“Estamos convencidos de que com estes jogos temos uma oportunidade única de fazer as coisas de forma diferente e mostrar que outro modelo é possível… É a primeira vez na história dos Jogos e resultado de quatro anos de trabalho”. Philipp Würz, responsável por alimentos e bebidas em Paris 2024
E Mais…Aulas de culinária
E para dar um toque lúdico a estadia dos atletas, comer não será a única opção disponível. Eles também poderão aprender a preparar uma das comidas mais famosas da França: a baguete. Uma padaria na Vila Olímpica e Paralímpica realizará oficinas para os atletas, segundo Stéphane Chicheri, chef executivo da Sodexo Live!.
JO 2024 o que os atletas comerão? Alimentação NA VILA OLÍMPICA E PARALÍMPICA, FATOS E NÚMEROS
- 15.000 atletas
- Até 40.000 refeições servidas todos os dias
- 3.500 lugares na cantina da Vila Olímpica
- A cantina da Vila Olímpica estará aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de 12 de julho
- 80% dos produtos franceses
- 30% de alimentos orgânicos (ou alimentos de fazendas que passam por conversão orgânica)
- 100% das regiões francesas estarão representadas
Não sei você, querido(a) leitor(a), mas eu, depois de escrever esse texto, fiquei com agua na boca!
fontes: presseparis2024, olympics.com
Published by