A Vila Olímpica de Paris 2024

A Vila Olímpica de Paris 2024, construída durante os últimos 7 anos na fronteira entre as três cidades periféricas de Paris: Saint-Denis, Saint-Ouen e L’Île-Saint-Denis, acomodará cerca de 14.250 atletas durante os Jogos Olímpicos e 8.000 durante os Jogos Paralímpicos.

O complexo de 82 edifícios inclui 3.000 apartamentos e 7.200 quartos. Sua superfície de construção, com 500 m de largura por 650 m de comprimento, equivale a 70 campos de futebol.

Segundo o comitê organizador, as condições para os atletas foram projetadas para serem confortáveis e sustentáveis. Os quartos não terão ar-condicionado, mas contarão com um sistema de resfriamento do piso e ventiladores. As camas são feitas de papelão reciclável, e a mobília é sustentável.

Além disso, haverá um restaurante aberto 24 horas, servindo mais de 60.000 refeições por dia, uma clínica médica, ginásios, salão de beleza, lavandaria e um bar sem álcool.

14.000 atletas olímpicos, 4.500 paralímpicos

Nos Jogos Olímpicos, 206 delegações participarão do evento enquanto para as Paralimpíadas, são esperadas 182 delegações. Além dos atletas, as delegações também incluem funcionários, agentes administrativos e pessoal (treinadores, médicos, fisioterapeutas, etc.).

2.000 a 3.000 chegadas por dia

A partir de julho de 2024, a vila dos atletas será como um formigueiro ativo. Os organizadores esperam entre 2.000 e 3.000 chegadas por dia até o dia da cerimônia de abertura no Sena, 26 de julho.

Inclusive, para facilitar os deslocamentos de toda essa gente, a partir deste dia 15 de julho ,185 km de vias de transporte da Île de France ficarão reservadas unicamente para delegações olímpicas.

A Vila Olímpica de Paris 2024 Uma nova zona residencial

Segundo os criadores da Vila Olímpica de Paris 2024, após os Jogos, o local se tornará um bairro residencial sustentável, com 2.500 apartamentos, duas escolas, um dormitório para estudantes, um hotel, um parque público, lojas e escritórios. Este projeto visa criar uma comunidade vibrante e ecologicamente correta, e anuncia benefícios a população local por muitos anos.

Village Olímpico EM NÚMEROS

6.000 novos residentes com mais de 2.800 habitações  
3.200 m² de comércio local  
9.000 árvores e arbustos foram ou serão plantados  
6 hectares de espaços verdes públicos, incluindo 2,7 só para o parque Ampère  
1 km de passeio pedestre ao longo das margens do Sena

Conheça agora Village Olímpico de Paris 2024

No entanto,apesar das promessas de melhorias para a região, certos residentes temem que as novas habitações submetam a população local destas cidades periféricas de baixa renda ao fenômeno de gentrificação, quero dizer, aburguesamento e com ele aumento de preços para alojamentos e bem de consumo.

Gentrificação ou não, de fato, nenhuma moeda tem somente um lado.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *