PARIS JO 2024: Melhores e piores da semana

Paris sempre foi um epicentro de eventos emocionantes, como a Revolução Francesa e a queda da Bastilha, como Exposições Universais, as Semanas da Moda, os inúmeros movimentos socias, suas famosas greves…

E agora, mesmo se os Jogos Olímpicos ainda não começaram, posso dizer que as emoções ligadas ao evento não faltaram essa semana.  

Gente, gente! São tantas coisas acontecendo que daria para escrever um livro. No entanto, essa não é a intenção. Assim, para facilitar a tarefa de compartilhar com vocês um pouco da loucura desta semana em Paris, selecionei nas redes sociais e mídia imagens que capturaram a essência desses momentos que agitaram a capital francesa.

A ministra da Educação Nacional, Juventude, Desportos e Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Ministra nada no Rio Sena em Paris – note garrafa de água plástica em sua companhia

A ministra da Educação Nacional, Juventude, Desportos e Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Amélie Oudéa-Castéra é atualmente apontada pela Comissão Parlamentar de Inquérito às Federações Desportivas. Amélie Oudéa-Castéra, ex-tenista profissional, teria recebido um salário bruto anual de 500 mil euros em 2021 como antiga dirigente da Federação Francesa de Tênis.

PARIS JO 2024: A prefeita Anne Hidalgo nada no Rio Sena

Não muito longe dali

PARIS JO 2024: Fechamento de ruas e estações de metro

O vídeo institucional explica que o zona vermelha do centro de Paris será accessível para pedestres e bicicletas sem QR Code.

2 minutos para entender as zonas com limite de acesso. Ou não?

Quando na prática a zona vermelha foi bloqueada e acesso limitado para pessoas que possuem o passe, causando confusão e desconforto para muitos habitantes e turistas.

Link oficial para solicitação do Passe : Pass Jeux – Site Officiel (pass-jeux.gouv.fr)

Link oficial mapa interativo deslocamentos Île de France Site La carte interactive des impacts sur les déplacements en Île-de-France | Anticiper les Jeux

Caminhos Olímpicos e Paralímpicos nas Estradas

A partir desta semana, 185 km de pistas nas estradas ao redor de Paris foram reservadas à circulação de veículos credenciados para transportar atletas, jornalistas ou delegações oficiais, bem como veículos de resgate e segurança, táxis, ambulâncias e transporte público.

Para motoristas obrigados a enfrentar os habitualmente congestionados horários de pico a situação ficou ainda mais difícil. Alguns reclamam e afirmam que a locomoção motorizada ficou impraticável, enquanto outros já se dizem acostumados e compreendem a situação. Veja nas imagens abaixo as estradas afetadas.

11 estações de trem fechadas

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 afetarão as operações da rede de trens e metrôs em toda a região de Île-de-France. As razões para essas interrupções incluem:

  • A instalação e desmontagem de locais de competição efêmeros no centro de Paris de março a outubro de 2024;
  • Preparativos para a Cerimônia de Abertura, de 18 a 25 de julho de 2024;
  • na cerimônia de abertura, em 26 de julho de 2024;
  • Competições realizadas em vários locais (de 24 de julho a 11 de agosto e de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024).

Para planejar suas viagens, use a ferramenta de busca de itinerários da RATP

Para obter uma visão geral das linhas e estações afetadas, consulte:

Turismo: Taxa de ocupação preocupante

Enquanto o grande desempenho dos organizadores, o marketing excepcional e muitos indicadores testemunham da grandiosidade e do interesse do público pelo evento Paris JO 2024, os hoteleiros e profissionais do turismo estão preocupados com taxas de ocupação jamais vistas antes durante uma temporada turística.

Digamos que o resultado em números de turistas até o momento é inversamente proporcional aos aumentos imputados inicialmente à passagens aéreas, alojamentos e transportes durante o período.  A hotelaria teve uma taxa de ocupação que oscilou entre 50 e 60% em junho e apresenta um recuo de 15% em julho, até o momento.

Extensão linha 14 até Orly

Inauguração da extensão da linha de metro 14 que liga agora as periferias de Paris de Norte e Sul, incluindo o aeroporto de Orly.  

PARIS JO 2024: Segurança internacional

Brasileiros, espanhois, catarenses auxiliam na segurança durante os JO

“Nos últimos dias, patrulhas policiais tiveram conotações internacionais nas ruas de Paris. Nas escadarias da basílica de Montmartre, em meio a moradores e turistas locais, policiais franceses circulam acompanhados de seus colegas brasileiros, com seus coletes à prova de balas estampados “policia federal” . Assim como os brasileiros, chegam cerca de 1.800 forças de segurança de cerca de quarenta países parceiros, diz o Ministério do Interior”. fonte La Croix

E parta terminar as melhores e piores da semana:

Mais um braço de ferro

Olimpíadas de Paris 2024: dançarinos na cerimônia de abertura registram aviso de greve

Jogos Olímpicos Paris 2024O sindicato majoritário que defende os artistas, braço do sindicato CGT Entertainment, protocolou um pré-aviso de greve nesta quarta-feira (26), dia da cerimônia de abertura. O objetivo: protestar contra as “desigualdades gritantes de tratamento” entre os artistas recrutados para a mostra. fonte Liberation


Enfim, uma semana cheia de novidades, ajustes e incertezas para os parisienses e turistas! As imagens falam mais do que palavras. Tudo que me resta a dizer hoje: Que bom que “sextou”! Bom fim de semana!

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *