A reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris

A reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris, tudo que você precisa saber.

Após o devastador incêndio de abril de 2019, o emblemático monumento passou por uma meticulosa restauração para recuperar sua antiga glória.

E agora, passados os JO 2024, a reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris é o evento mais esperado do ano pelos amantes da capital francesa.

Programada finalmente para 7 de dezembro de 2024 a reabertura será marcada por celebrações litúrgicas especiais, incluindo uma missa de consagração do altar no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.

Preparativos para a abertura

Os visitantes poderão mais uma vez admirar a maravilhosa arquitetura gótica, as esculturas, obras de arte e famosos vitrais da mais renomada instituição católica de Paris a partir de seu interior.

Acesse o link para admirar on line as obras expostas na catedral.

Além disso, todo mobiliário litúrgico, desde as cadeiras até o relicário da Santa Coroa de Espinhos passando por cibórios, cálice, patena, ostensório, incensário, bacia, galheteiros e bandeja foram recriados pelos artistas Guillaume Bardet, Ionna Vautrin e Sylvain Dubuisson. Os outros projetos monitorados pela diocese (luz, som, reforma do tesouro, acessórios internos) também estão progredindo de acordo com o cronograma.

O designer Vincent Dupont-Rougier foi contratado para projetar os suportes com velas votivas e dispositivos de distanciamento. E a diocese escolheu Jean-Charles de Castelbajac para criar as vestes litúrgicas para a reabertura.

Visitas gratuitas com sistema de reserva on line

Com a tão esperada abertura e para garantir uma visita agradável e segura, a diocese de Paris implementou um sistema de reserva online gratuita que estará disponível pouco antes da data.

Com seus 6.000 m², a Catedral de Notre-Dame poderá acomodar até 2.500 pessoas simultaneamente e até 40.000 visitantes por dia. Isso significa quase o dobro do número de visitantes ao Palácio de Versalhes.

Os detalhes das cerimônias de reabertura e as condições de acesso serão anunciados no site oficial da catedral a partir de meados de novembro.

O evento promete ser um momento de alegria e renovação para a cidade luz. No entanto, como estamos na França, não antes de criar alguma polêmica, é claro.

Novos Vitrais, nova polêmica

Após árduas discussões entre o presidente francês e os Arquitetos do Patrimônio Histórico para que a igreja fosse reconstruída tal qual se encontrava antes do incêndio e tal qual clama a Carta de Veneza, Emanuel Macron conseguiu enfim intervir na obra e criar uma nova controvérsia.

Segundo o desejo do presidente e do ministério da Cultura certos vitrais existentes e em bom estado serão substituídos por novos vitrais, levando os originais para um museu.

As comunidades de patrimônio e arquitetura são contra essa proposta, e uma petição foi lançada em dezembro de 2023, logo que o presidente esboçou o projeto.

Didier Rykner, diretor editorial do site La Tribune de l’Art, lembrou na CNEWS que “desde o início da restauração, a catedral foi restaurada no estado de Viollet-le-Duc, que é o estado classificado como monumento histórico”.

Abaixo assinado

Leia abaixo algumas das palavras de Didier Rykner, jornalista especializado em artes, preservação e patrimônio, apresentando sua petição:

O Presidente da República decidiu, sozinho, sem qualquer consideração pelo código do património ou pela catedral de Notre-Dame de Paris, substituir os vitrais de seis das sete capelas do corredor sul por criações contemporâneas, após a organização de um concurso.

Os vitrais de Notre-Dame projetados por Viollet-le-Duc foram projetados como um todo coerente. É uma verdadeira criação que o arquiteto quis ser fiel à origem gótica da catedral. Além dos vitrais do deambulatório, do coro e do transepto, nas capelas da nave, há vitrais puramente decorativos. Há aqui uma busca pela unidade arquitetônica e hierarquia do espaço que é parte integrante de sua obra e que a obra pretendia redescobrir. Além disso, o projeto atual incluiu a retirada de todos esses vitrais…

..Viollet-le-Duc é uma figura importante da arte francesa, reconhecida por inúmeras publicações e exposições, incluindo a organizada em 2015 na Cité de l’architecture et du patrimoine.

Querido leitor, se como eu, você também prefere que a Notre Dame de Paris mantenha todos seus vitrais originais, inclusive aqueles datando da grande restauração de Violet-le-Duc (séc. XIX) não deixe de assinar a petição.

Apresentação da Catedral Notre Dame por voluntários

Polêmicas à parte, a catedral mesmo com suas portas fechadas permanece um monumento turístico imperdível. Seu exterior oferece uma visão arquitetônica grandiosa onde o melhor da história e das artes medievais podem ser apreciados através de seus magníficos portais, fachadas e vitrais.

A associação CASA, com seus dedicados voluntários, oferece uma experiência única aos visitantes através de visitas guiadas, mantendo viva a tradição de meio século. Essas visitas não são apenas um passeio pelo patrimônio, mas uma jornada através da cultura e espiritualidade que a catedral representa.

Uma apresentação artística e espiritual, oferecida a indivíduos, em diferentes idiomas, é organizada diariamente. O ponto de encontro é a estátua da Virgem no pátio.

Verifique o calendário de visitas, incluindo visitas guiadas do exterior de Notre Dame de Paris em português.

Visitas virtuais

Visita Virtual da Notre Dame da Flyview
Visita Virtual da Notre Dame da Flyview

Para curiosos, aventureiros virtuais e os apaixonados pelo tema, a empresa Flyview Paris oferece visitas virtuais da catedral antes do incêndio e durante as obras.

O passeio virtual oferece imagens espetaculares em 360° filmadas apenas algumas semanas antes e depois do incêndio. As sequências revivem o esplendor de outrora do monumento e dão consciência da magnitude do desastre e, especialmente, do desafio efetuado para “salvar” Notre-Dame.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *