Tapioca de omelete em Ipanema

Praia de Ipanema na altura da Rua Maria Quitéria / Foto de Carla Lencastre
Praia de Ipanema na altura da Rua Maria Quitéria / Foto de Carla Lencastre

Chique e básico, com um bom restaurante e a alguns passos de um dos melhores pontos da Praia de Ipanema, o hotel Ipanema Inn teve com sua renovação concluída no primeiro semestre deste ano. Está pronto (e lotado) para a Rio 2016. Desde já, recebe diversas equipes que estão participando dos eventos testes para as Olimpíadas. Este mês, por exemplo, esteve por lá um pessoal do ciclismo de estrada.

Um dos quartos do Ipanema Inn / Foto de divulgação/MCA Estúdio
Um dos quartos do Ipanema Inn / Foto de divulgação/MCA Estúdio

Os quartos são pequenos (o menor tem 15 metros quadrados), e este é o ponto fraco do hotel, mas foram bem resolvidos pela arquiteta Bel Lobo. Todos têm piso e móveis em madeira clara, cortinas de linho branco, roupa de cama de algodão, mesa de trabalho, armário, frigobar, TV de tela plana, Wi-Fi e muitas tomadas.

Varanda de uma das suítes do hotel / Foto de Carla Lencastre
Varanda de uma das suítes do hotel / Foto de Carla Lencastre

Há duas suítes duplex, com duas camas de solteiro e banheiro na parte de baixo, e uma cama de casal e outro banheiro no andar de cima. Ambas têm piso em cerâmica e varanda, uma delas com vista para o mar; a outra para as arborizadas Rua Maria Quitéria e Praça Nossa Senhora da Paz. Além do espaço maior, da varanda e da máquina de café expresso, não há muita diferença entre suítes e quartos. Elas também são básicas. Os leitores do site TripAdvisor aprovaram a reforma: o hotel está entre os dez melhores do Rio.

Rua Maria Quitéria vista de uma das suítes / Foto de Carla Lencastre
Ruas Maria Quitéria e Prudente de Morais vistas do hotel / Foto de Carla Lencastre

A localização na Rua Maria Quitéria é um dos trunfos do Ipanema Inn, que não por acaso está cercado por outros hotéis. O Caesar Park, administrado pela bandeira Sofitel, fica na esquina da praia. Entre ele e o Ipanema Inn está o Everest Park. E o Everest Rio encontra-se logo adiante, na mesma quadra, na Rua Prudente de Morais. Saindo do Ipanema Inn a caminho do mar, a praia está a apenas a alguns metros. Na direção oposta, uma quadra adiante, fica a Praça Nossa Senhora da Paz, com comércio variado (incluindo o shopping Fórum Ipanema), casas de sucos, bares e restaurantes e, em 2016, uma estação do metrô.

O salão do novo Quitéria / Foto de dilviugação / MCA Estúdio
O salão do novo Quitéria / Foto de divulgação/MCA Estúdio

A reforma do Ipanema Inn chegou também à cozinha. O novo restaurante de culinária contemporânea, Quitéria, no térreo do hotel, onde funcionava uma loja de artesanato, tem varanda envidraçada e está se tornando uma das boas opções do bairro. Abre diariamente para café, almoço e jantar. Os simpáticos garçons contam que, no café da manhã, a tapioca mais pedida pelos turistas estrangeiros é a recheada com omelete. Vai entender.

Tapioca com omelete, a favorita dos gringos / Foto de Carla Lencastre
Tapioca com omelete, a favorita dos gringos / Foto de Carla Lencastre

O chef argentino Christian Garcia, que assina também a cozinha do novo restaurante Temporada, no Hotel Arpoador, montou um cardápio criativo desde o couvert, que traz um delicioso jiló escabeche (e não sou especialmente fã de jiló) e uma interessante manteiga da casa aromatizada com maracujá e suas sementinhas crocantes. Os pães, feitos em uma padaria no subsolo do hotel, também são bons. O salmão curado em cachaça e beterraba com chuchu em conserva e vinagrete de iogurte estava uma ótimo.

Salmão curado em cachaça e beterraba / Foto de divulgação / Rodrigo Azevedo
Salmão curado em cachaça e beterraba / Foto de divulgação/Rodrigo Azevedo

Entre os pratos principais, os mais pedidos são camarão e polvo com purê de banana-da-terra, castanha-do-pará e espumas de páprica e cacau, e nhoque de baroa com ragu de ossobuco e queijo coalho grelhado. Entre as sobremesas, destaca-se o Suspiro Romeu e Julieta, com goiabada acompanhada de mousse de queijo minas curado. Na carta de bebidas, sobressai o ótimo espumante Cave Geisse, servido na temperatura perfeita para o verão sem fim do Rio.

Camarão e polvo com purê de banana-da-terra / Foto de divulgação / Rodrigo Azevedo
Camarão e polvo com purê de banana-da-terra / Foto de divulgação/Rodrigo Azevedo
Nhoque de baroa com ragu de ossobuco / Foto de divulgação / Rodrigo Azevedo
Nhoque de baroa com ossobuco / Foto de divulgação/Rodrigo Azevedo
Suspiro Romeu e Julieta / Foto de divulgação / Rodrigo Azevedo
Suspiro Romeu e Julieta / Foto de divulgação/Rodrigo Azevedo

O Ipanema Inn e o Hotel Arpoador (antigo Arpoador Inn) pertencem à mesma família. Daniel e Marcelo Gorin, netos do fundador Manoel Strosberg, são os gerentes. Os dois trabalhavam em outras áreas, mas decidiram sair dos respectivos empregos para investir nos hotéis, ambos da década de 1970.  A repaginação do Ipanema Inn está concluída, mas a do Arpoador vai ficar para depois dos Jogos Olímpicos. A justificativa é que a reforma foi adiada por conta do sucesso do novo restaurante (provisório) Temporada. Vou lá conferir nos próximos dias e depois conto aqui o que achei.

Fachada do Ipanema Inn / Foto de divulgação / MCA Estúdio
Fachada do Ipanema Inn / Foto de divulgação/MCA Estúdio

Ipanema Inn: Para o próximo sábado, 29 de agosto, a diária para duas pessoas em apartamento superior (20 metros quadrados) sai por R$ 690, com café da manhã. Rua Maria Quitéria 27. Tel. + 21 2523-6092. O restaurante Quitéria abre diariamente das 6h30m à meia-noite. ipanemainn.com.br

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *