O Rio de Janeiro continua sendo. O Rio de Janeiro, fevereiro e março, como canta Gilberto Gil em “Aquele abraço”. Mas não apenas o Rio do alto verão, e sim o Rio de todos os meses do ano continua sendo uma cidade que precisa de turistas. E que passa por um momento difícil, de retrocesso, como escreveu o CCO da Panrotas e carioca Artur Luiz Andrade, em texto publicado no início da semana no blog Sem Reserva.
Mas em meio às crises financeira e política, parece que a rede hoteleira ainda acredita no Rio. Semana passada, o Belmond Copacabana Palace esvaziou sua piscina, um ícone da cidade, para obras de renovação. Em vez de simplesmente erguer tapumes, para promover as reformas investiu em festas nas quais os convidados puderam entrar na piscina vazia.
Seu principal concorrente, o Fasano, na Praia de Ipanema, completa 10 anos em agosto e deu início às comemorações. Estive lá esta semana para um café da manhã na suíte deluxe, decorada com móveis de Sergio Rodrigues. Com 130 metros quadrados, o quarto é o maior dos 79 apartamentos avarandados do hotel, que foi o segundo do grupo Fasano.
A piscina de borda infinita, no oitavo andar, disputa com o Copa o título de mais glamourosa da cidade. Agora, a área do terraço será ampliada. A academia de ginástica, hoje ao lado da piscina, vai ser transferida para o térreo. Terá vista parcial para o mar e será vizinha do bar Baretto-Londra e do restaurante Fasano Al Mare, comandado pelo chef Paolo Lavezzini.
Com a mudança da academia, a parede do terraço com espelhos desenhados por Philippe Starck (autor do projeto do hotel), será deslocada para abrir espaço para mais espreguiçadeiras. A única coisa que não muda é a vista espetacular para o Oceano Atlântico e as praias de Ipanema e Leblon, da Pedra do Arpoador ao Morro Dois Irmãos.
“O Rio nos deu muitas coisas boas nestes 10 anos”, diz Mariana Vilhena, gerente de comunicação e marketing do Fasano. “Queremos retribuir investindo ainda mais na cidade”.
Antes das novidades do Fasano Rio e do Copacabana Palace, aconteceram outras movimentações interessantes na hotelaria carioca. Maio, por exemplo, foi um mês de grandes novidades. A gigante Hilton assumiu a administração de um hotel símbolo da Praia de Copacabana, com 545 quartos em uma torre de 39 andares na Avenida Atlântica. O Hilton Rio de Janeiro Copacabana é o segundo empreendimento do grupo americano no Rio. O primeiro fica na Barra da Tijuca.
Ainda em maio, a rede francesa AccorHotels anunciou que transformará o Sofitel Copacabana, no outro extremo da praia, no primeiro Fairmont da América do Sul. O projeto é da arquiteta Patricia Anastassiadis, que assina o paulistano Palácio Tangará. A reinauguração está prevista para meados de 2018. A mesma Accor fez também uma renovação pós-Olimpíadas no Caesar Park, em Ipanema, que agora é um Sofitel.
Mas a hotelaria não pode ser a única responsável por promover o Rio. Passou da hora de nossos governantes, nas três esferas de poder, reconhecerem o Turismo como importante fonte de renda para a cidade e que pode ajudar a solucionar muitos de seus problemas.
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Já anunciei aqui uma novidade nas minhas redes sociais. Mas conto de novo para quem não viu. Comecei no final de abril um perfil no Instagram com mais três jornalistas especializados em viagens, turismo e lifestyle, @HotelInspectors. A ideia é reunir fatos & fotos de hotéis bacanas que visitamos. As novidades dos 10 anos do Fasano Rio, por exemplo, apareceram primeiro por lá. E continuo postando minhas andanças pelo Rio e pelo mundo no @CarlaLencastre. Vai ser uma honra se você também quiser me acompanhar pelo Instagram!
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