Oi gente! Tudo bem? Gramado está a mil por conta de mais uma edição do Festival de Cinema. Diretores, atores, produtores e o público fazem desse um dos eventos consagrados de Gramado, concentrando os olhares da mídia nacional e internacional durante a sua realização. Vou resumir aqui tudo o que esse evento lindo proporciona para quem mora aqui e para quem vem de fora prestigiar!
Nós também fizemos parte dessa história
Mas antes de falar daqueles que passaram pelo tapete vermelho, preciso contar que a Brocker Turismo fez o transporte oficial do evento. Toda a logística e os cuidados necessários para garantir a segurança e o conforto dos convidados esteve sob o comando da nossa equipe, o que nos orgulha muito. Foi uma parceria muito bacana na qual eu tive a oportunidade de, inclusive, entregar um dos Kikitos, muita emoção!
Carla Camurati ganhou o Troféu Eduardo Abelin
A entrega do Troféu Eduardo Abelin desse ano foi para a atriz e diretora Carla Camurati. Ela é responsável pelo movimento que ficou conhecido como a retomada do cinema nacional, em 1995, quando lançou o aclamado e irreverente “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”. Em Gramado, recebeu o Kikito de Melhor Atriz em 1981 por “O olho mágico do amor”, e o Prêmio Especial do Júri, em 1985, por “Estrela Nua”.
O eterno trapalhão Dedé Santana
Emocionado por conhecer, aos 83 anos, o Festival de Cinema de Gramado, o eterno trapalhão Dedé Santana disse que sua presença na condição de padrinho do Educavídeo foi a realização de um sonho. “Sempre me perguntei por que nunca tinham me chamado. Não queria ganhar prêmios, queria assistir filmes. Acho que merecia isso pelo que já fiz pelo cinema brasileiro. Imagina a alegria que eu estou”, comentou ele que, ainda neste semestre, volta aos sets para contracenar com o companheiro Renato Aragão, o Didi, numa produção da Globo Filmes.
A bela Bruna Marquezini
Integrante do longa “Vou nadar até você” a bela atriz Bruna Marquezini também passou pelo tapete vermelho. Na coletiva de imprensa, a atriz falou dos desafios para interpretar Ofélia, uma menina que decide ir ao encontro do pai nadando. Em várias declarações Bruna reafirmou que o projeto “Vou nadar até você” veio no momento certo de sua vida e carreira.
Troféu Oscarito para Lázaro Ramos
Destinado a grandes atores do cinema brasileiro, o Troféu Oscarito da edição de 2019 do Festival de Cinema de Gramado homenageia Lázaro Ramos. Baiano de Salvador, contabiliza mais de 30 filmes entre longas e curtas, além de 60 prêmios pelas diferentes performances artísticas entre cinema, teatro, televisão e literatura. Ator, escritor, diretor e apresentador, Lázaro Ramos também é Embaixador da Unicef desde 2009, cumprindo uma trajetória que evoca paixão pela arte e defesa à cidadania.
Andrea Beltrão foi destaque no filme “Hebe – a estrela do Brasil”
Coube a atriz Andrea Beltrão encarnar a mais querida celebridade da história da nossa TV, uma personagem extraordinária, com dramas comuns a qualquer um de seus milhões de fãs. O filme revela o brilho da vida pública e a escuridão da dor privada, onde Hebe enfrenta preconceito, machismo, o marido ciumento, chefes poderosos e a ditadura militar.
Mauricio de Sousa homenageado
O filme “Turma da Mônica – Laços” e o criador dos personagens, Mauricio de Sousa, abriram a Mostra Infantil no Palácio dos Festivais. O famoso desenhista também recebeu o Troféu Cidade de Gramado pelo conjunto da obra que encanta gerações de amantes de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros tantos personagens criados em 60 anos de criação.
O primeiro filme da Turma da Mônica
“Turma da Mônica – Laços” abriu a Mostra Infantil. Dirigido por Daniel Rezende, é o primeiro filme da Turma da Mônica com atores vivendo os personagens Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Na trama eles reforçam seus laços de amizade numa aventura para esclarecer o desaparecimento do Floquinho, o cão do Cebolinha.
Embaixadores do cinema gaúcho
Durante essa 47ª edição, o Instituto Estadual de Cinema da Secretaria de Estado da Cultura (IECINE), em parceria com o Museu do Festival de Cinema de Gramado, criou o título de “Embaixadores do Cinema Gaúcho” e nomeou os atores Tiago Lacerda, Fernando Alves Pinto e Murilo Rosa, pelo empenho e dedicação à cinematografia sul-rio-grandense.
Leonardo Sbaraglia recebeu o Kikito de Cristal
O ator argentino Leonardo Sbaraglia recebeu o Kikito de Cristal.Com mais de 50 filmes no currículo, ele começou a atuar no cinema com apenas 16 anos, no longa “La Noche de los lápices”, de 1986. No ano seguinte, popularizou-se entre os jovens de seu país pela participação na série televisiva “Clave de sol”. Dali em diante firmou-se como ator de cinema, TV e teatro.
Lançada Carta de Gramado em defesa do setor audiovisual
Antes de apresentar seu longa “Veneza”, na quinta-feira à noite no Palácio dos Festivais, o diretor Miguel Falabella fez a leitura da Carta de Gramado, documento assinado por entidades representativas do audiovisual brasileiro em defesa do setor. A íntegra do documento está no site do Festival.
“Pacarrete” conquistou oito Kikitos
Depois de ser aplaudido de pé e ovacionado na sessão de terça-feira, o longa brasileiro “Pacarrete” levou oito Kikitos e arrebatou o 47º Festival de Cinema de Gramado. O costa-riquenho “El Despertar de Las Hormigas” foi o melhor filme entre os longas estrangeiros e a animação “Apneia” foi o melhor curta-metragem brasileiro. Estreando na mostra competitiva, a categoria de longas gaúchos premiou “Raia 4” como melhor filme. “Veneza”, de Miguel Falabella, e “O Homem Cordial”, de Iberê Carvalho, conquistaram dois prêmios cada.
Muita gente bonita e talentosa passou pelo tapete vermelho durante a semana, como o ator Murilo Rosa e as atrizes Cláudia Ohana, Thaila Aiala, Sonia Braga, Carol Castro e Cléo Pires.
Nova curadoria
Durante a cerimônia de premiação deste sábado, Édson Néspolo, o presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo evento, anunciou a nova curadoria do festival para 2019. Além de renovar a parceria com o jornalista Marcos Santuario, Pedro Bial e Soledad Villamil passam a integrar o curadoria. Eu aproveitei para cumprimentar o Bial por juntar-se ao nosso evento!
VENCEDORES DO 47º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO
Longas Brasileiros
Melhor Filme: “Pacarrete”, de Allan Deberton
Melhor Direção: Allan Deberton, “Pacarrete”
Melhor Ator: Paulo Miklos, em “O Homem Cordial”
Melhor Atriz: Marcélia Cartaxo, em “Pacarrete”
Melhor Roteiro: Allan Deberton, André Araújo, Natália Maia e Samuel Brasileiro, por “Pacarrete”
Melhor Fotografia: Edu Rabin, por “Raia 4”
Melhor Montagem: Joana Collier e Fernanda Krumel, por “Hebe”
Melhor Trilha Musical: Sascha Kratzer, por “O Homem Cordial”
Melhor Direção de Arte: Tulé Peake, por “Veneza”
Melhor Atriz Coadjuvante: Carol Castro, em “Veneza” e Soia Lira, em “Pacarrete”
Melhor Ator Coadjuvante: João Miguel, em “Pacarrete”
Melhor Desenho de Som: Rodrigo Ferrante e Cauê Custódio, por “Pacarrete”
Prêmio especial do Júri: “30 Anos Blues”
Júri da Crítica: “Raia 4”, de Emiliano Cunha
Melhor filme do Júri Popular: “Pacarrete”, de Allan Deberton
Longas estrangeiros
Melhor Filme: “El Despertar de Las Hormigas”, de Antonella Sudasassi Furnis
Melhor Direção: Juan Cáceres, por “Perro Bomba”
Melhor Ator: Fernando Arze, em “Muralla”
Melhor Atriz: Julieta Díaz, “La forma de las horas”
Melhor Roteiro: Bernardo e Rafael Antonaccio, por “En el Pozo”
Melhor Fotografia: Rafael Antonaccio, por “En el Pozo”
Prêmio especial do júri: para as meninas Isabella Moscoso e Avril Alpizar do filme “El despertar de las hormigas’, por suas excelentes atuações.
Menção Honrosa: para a direção de arte de “Dos Fridas”
Júri da Crítica: “El Despertar de Las Hormigas”, de Antonella Sudasassi Furnis
Melhor filme Júri Popular: “Perro Bomba”, de Juan Cáceres
Longas Gaúchos
Melhor filme: Raia 4, de Emiliano Cunha
Curtas Brasileiros
Melhor Filme: “Apneia”, de Carol Sakura e Walkir Fernandes
Melhor Direção: Diogo Leite, por “O Menino Pássaro”
Melhor Ator: Rômulo Braga, em “Marie”
Melhor Atriz: Cassia Damasceno, em “Mulher que Sou”
Melhor Roteiro: Renata Diniz, por “O Véu de Armani”
Melhor Fotografia: Sebastian Cantillo, por “A Ética das Hienas”
Melhor Montagem: Daniel Sena e Thiago Foresti, por “Invasão Espacial”
Melhor Trilha Musical: Carlos Gomes, em “Teoria Sobre Um Planeta Estranho”
Melhor Direção de Arte: Gutor BR, por “Sangro”
Melhor Desenho de Som: Gustavo Soesi, “Um Tempo Só”
Prêmio especial do júri: para as atrizes Divina Valéria e Wallie Ruy, em “Marie”, por nos permitirem vivenciar deslocamentos corporais inesperados e por imaginarem um futuro travesti num país que mais mata trans no mundo.
Júri da Crítica: “Marie”, de Leo Tabosa
Melhor Filme Júri Popular: “Teoria Sobre Um Planeta Estranho”, de Marco Antônio Pereira
Menção Honrosa: a Ester Amanda Schafe, de “A Pedra”, pela vigorosa interpretação e pelo talento promissor que revela.
Prêmio Aquisição Canal Brasil: “Marie”, de Leo Tabosa
Fotos: PressPhoto/Divulgação
Conteúdo produzido em parceria com a jornalista Adriana Silveira (@buenaviagem)
Published by