Apesar de estar localizada na Região Nordeste, Salvador sofre com o injusto título de “a menos nordestina das capitais”.
Turistas que visitam a cidade dificilmente vêm esperando encontrar a mesma cultura identificada em Recife, Natal ou Fortaleza. Não que soteropolitanos se achem diferentes e evitem a associação com a região onde estão inseridos – muito pelo contrário –, mas os fatores históricos, étnicos e culturais que marcaram o crescimento de Salvador inevitavelmente acabaram por afasta-la das características de uma típica cidade nordestina. Quantos não se surpreendem ao chegar no Pelourinho e descobrir que os baianos do Recôncavo não falam o “t” e o “d” com aquele sotaque marcado nas novelas da Globo?
Mas Salvador é nordestina sim, e se orgulha muito disso. Apesar de reconhecida internacionalmente pelo seu Carnaval e a Axé Music, não se pode esquecer também que o São João da cidade não fica devendo em nada para as principais festas do gênero, com programação de forró durante vários dias e decoração temática espalhada por todo o Centro Histórico. Veja a seguir e comprove:
Todas as fotos foram do São João de 2016, comemorado entre os dias 23 e 25 de junho, no Pelourinho – que se transforma numa verdadeira cidadezinha do interior. A festa conta com público fiel e vem ganhando tantos adeptos que agora muita gente deixa de viajar para o interior, preferindo curtir o arrasta-pé na própria Capital. Parece que o jogo virou, não é mesmo?*Foto de capa: Carol Garcia / SECOM-BA
Excelente matéria!
Mas uma vez nos brindando com a história e curiosidades da nossa gente.
Bom saber! Bom conhecer!
Forte abraço!