Insights do WEC: O que posso implantar nos eventos?

No último mês participei da World Education Conference (WEC) by MPI (Meeting Professionals International), que aconteceu em São Francisco, nos Estados Unidos. 

Foram dias intensos, com conteúdos exclusivos e de grande relevância para o mercado. Como realizadora de eventos na Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), fui com o olhar de aprendiz para entender o que o maior encontro para profissionais do setor apresentaria, e compartilho alguns insights com vocês.

Como destaque, o WEC abordou assuntos técnicos e de desenvolvimento pessoal em sessões de 1 hora, como: habilidades de soft skills, coaching de carreiras com especialistas de recrutamento, palestras de design Canvas, além de sessões interativas (e não somente expositivas), networking inteligente durante os coffee breaks, ativação para o bem-estar (área de exercícios que ficava aberta para que as pessoas pudessem se alongar) e patrocinadores que se uniram para oferecer amenities para que os participantes colaborassem com a montagem de kits destinados a projetos sociais. Nós também entendemos mais sobre a WEB 3.0 e o caminho que está seguindo; e ainda construímos um playground com a função de conectar todos em temas do dia-a-dia do corporativo por meio da diversão.

Com essa experiência, ficou claro que o mundo não funciona mais com troca de cartões; nós precisamos nos interessar pelo outro e encontrar sinergia, ou seja, ter uma curiosidade genuína. E o mais impressionante é que conseguimos realmente abandonar o nosso celular. Sei que parece uma missão impossível, mas economiza tempo no aprendizado, uma vez que você acaba focando totalmente no conteúdo presencial. E nem preciso dizer que correr atrás da informação de novo é perder tempo. 

Ao participar da atividade de criação de miniquadros – sim, nós pintamos algumas imagens! – provamos que, com união, podemos desenvolver ações maiores, já que quando juntamos as pinturas, elas formavam uma grande figura.

E vale ressaltar que o evento começava bem antes do primeiro dia, ou seja, eu fazia o trabalho de casa antes de ir, verificando quem participaria. Já no pós-evento, me relacionei com os principais profissionais pelo LinkedIn e salvei todos os contatos. 

Por fim, compreendi que devemos beber de fontes diversas para construir um evento, seja na forma ou no conteúdo. Adquiri aprendizados de diversos segmentos que trouxeram insights e criatividade – de psicologia, filosofia e economia. É importante ressaltar que tudo pode colaborar para o seu evento ser diferente e gerar experiências memoráveis.

Abaixo, coloco para vocês outros pontos compartilhados durante o WEC:

  • Otimize o seu orçamento transformando o mesmo espaço de eventos em módulos múltiplos e eficientes;
  • Tenha um olhar atencioso para o bem-estar e as ações que podem ser feitas em seu projeto;
  • How you WOW no seu evento: construa um time variado, em que cada um possa contribuir com a construção do encontro com visões diversas;
  • Utilize todos os sentidos no seu evento: visão, audição, paladar e tato;
  • Construa um playground: conecte pessoas por meio da diversão;
  • Crie uma jornada para o participante do seu evento (antes, durante e depois)

Se interessou em saber mais sobre esse tema? Então anote na agenda! No dia 14 de Julho, às 17h, a ALAGEV fará uma live especial sobre os insights da WEC com Juliana Aranega, Igor Tobias e eu. Faça sua inscrição no link: https://eventosdigitais.live/evento/lamec-talks-tendencias-wec-2022

Published by

ALAGEV

Juliana Patti - Graduada pela Universidade Paulista e pós-graduada em Marketing e Turismo Mercadológico pela Universidade de São Paulo (USP), a nova diretora presidente da ALAGEV possui mais de 10 anos de experiência na área de viagens e eventos, liderando diversos projetos corporativos e de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *