Dubai: cidade que vive no futuro

ALAGEV e Dubai Business Events levam 10 gestores de eventos para Dubai

No último mês, a convite e em parceria com o governo de Dubai, nós, da ALAGEV, realizamos a 1ª edição da Dubai Business Study Mission – MICE, projeto que levou 10 gestores de eventos corporativos para a cidade nos Emirados Árabes a fim de gerar conhecimento in loco para os meeting planners, troca de experiências e negócios para o destino.

Andrea Ocker (Dell Technologies), Ana Prado (Syngenta), Carolina Mello (iFood), Cristiane Iwayama (The Walt Disney Company Brasil), Gilberto Guitti (Polishop), Luciana Dantas (UnitedHealth Group – UHG), Luis Pracchia (ArcelorMittal), Mariana Lucia Martins (Grupo Oncoclínicas), Patricia Mello (Credit Suisse) e Rodrigo Cezar (Roche) foram os participantes da missão, além de mim e da Daniela Fabbri, representante do governo.

O programa contou na partida da viagem com o apoio do Palácio Tangará, Shift Mobilidade Corporativa, Assist Card e GRU Airport. No início, esses fornecedores já demonstraram algumas possibilidades para grupos e eventos.

O objetivo da ação foi apresentar os principais atrativos corporativos desse destino, proporcionando aos meeting planners conteúdo atualizado sobre a metrópole, acesso aos equipamentos direcionados para MICE in loco e compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso.

Emirados Árabes

Os Emirados Árabes Unidos são a federação constitucional de sete emirados: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm Al-Quwain, Ras Al Khaimah e Al Fujairah. Se estende por 1.448 km da costa oeste do Golfo Pérsico e do Golfo de Omã, onde a água e a terra se sobrepõem à Península Arábica. Por conta da localização estratégica, a região oferece ligações convenientes com todos os países vizinhos do Golfo, bem como com o sul da Ásia e a África Oriental.

Dubai

Conhecida por suas riquezas, dunas sem fim do deserto e por seus recordes mundiais, desde os prédios mais altos do mundo à maior ilha artificial, Dubai é uma cidade de contrastes que consegue promover em um único local o passado, presente e futuro. O destino também é abençoado com o maior porto natural da região, tornando-se um dos principais centros comerciais do Oriente Médio.

Diário de bordo

Todas as experiências a seguir tiveram o propósito de demonstrar Dubai como um pólo multicultural e com diversas atividades para atrair eventos corporativos.

Compartilho com vocês um breve diário de tudo que fizemos durante a viagem na cidade do futuro. Nossa aventura na Arábia foi da tradição à modernidade. O grupo viveu a experiência do ‘At the Top’ até as águas azuis do mar.

Logo na chegada, após um longo voo de 14 horas, fomos recebidos pelo Marhaba Services, que nos ofereceu os serviços meet&greet, como encontro na saída do avião e acompanhamento até a retirada das malas.

Por volta das 23h, o Marriott Hotel the Palm nos recepcionou com um jantar leve no quarto e com todas as informações dos próximos dias fornecidas pela Arabian Adventures.

No primeiro dia, acompanhamos uma apresentação do Dubai Business Events (DBE) e Arabian Adventures sobre os principais diferenciais da cidade para ações corporativas, além de uma visita técnica no Marriott Hotel The Palm. Visitamos também o complexo Madinat Jumeirah, que proporciona um dos maiores ambientes de eventos em hotel dos Emirados Árabes com mais de 1.750 m², a área está pronta para sediar banquetes, festas, exposições, lançamentos de produtos, concertos de música e festivais para até 1,4 mil pessoas. 

Ainda pela manhã, conhecemos a Old Dubai, antiga região que abriga alguns dos mais tradicionais e históricos bairros como Deira e Bur Dubai. O Oriente Médio é bem famoso pelos seus mercados populares, chamados de souks, e em Dubai não é diferente, por isso, visitamos as vendas tradicionais de Gold Souk e Spice Souk. Passamos pela travessia de Abra e realizamos uma caminhada até o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (SMCCU), onde desfrutamos de uma apresentação cultural incrível e um almoço tradicional delicioso. À noite, jantamos no Madinat Jumeirah.

No dia seguinte, conhecemos o Address e Zeta 77, hotéis com espaços para eventos para diversos tamanhos. No período da tarde, visitamos um dos marcos mais famosos do Dubai, o Museu do Futuro. Fundado pela Dubai Future Foundation e lançado em 22 de fevereiro de 2022, o museu explora como a sociedade pode evoluir nas próximas décadas usando ciência e tecnologia. Chamado de “museu vivo”, ele incorpora elementos de exposições tradicionais, teatro imersivo e atrações temáticas para que os visitantes possam olhar além do presente e em direção às possibilidades ilimitadas do futuro. 

No terceiro dia, conhecemos o The View at The Palm e realizamos uma visita técnica no Atlantis Royal, hotel recém-aberto que teve sua inauguração feita com o show da Beyoncé. O resort possui design luxuoso, sofisticado e contemporâneo, além de mais de 700 quartos, 17 restaurantes de chefs estrelados e 5 mil m² de instalações de spa, incluindo academia, sauna seca e a vapor, piscinas cobertas e descobertas, um hammam de seis quartos e um jardim de meditação ao lado de tratamentos holísticos; e espaços interiores e ao ar livre à escolha para eventos.

Outra experiência marcante, foi conhecer o Dubai Desert Conservation Reserve, reserva de conservação do deserto de Dubai. O caminho até o local é feito em carros 4×4 pelas dunas e com muita emoção. Chegando lá, assistimos a um pôr do sol  de tirar o fôlego e, para uma experiência ainda mais completa, jantamos com um luar que jamais esquecerei.

No quarto e último dia, fomos para o Burj Khalifa, visitamos o At the Top, andares 124 e 125, com sua vista magnífica da cidade e com a possibilidade de realizar evento em sala privativa. Caminhamos pelo Souk al Bahar até o The Palace Downtown, onde realizamos uma visita técnica e almoçamos. Depois, mais uma experiência incrível: um passeio de barco ao pôr do sol para encerrar essa experiência intensa e incrível.

Dicas de viagens

Confira as dicas de viagens que a Arbian Adventures e Dubai Business Events compartilharam com os gestores:

:: Clima 
As temperaturas variam de estação para estação: janeiro pode cair a uma baixa de 15 ° C / 59 ° F, enquanto julho pode subir a 48 ° C / 118 ° F.

:: Moeda
A moeda dos Emirados é conhecida como o Dirham dos Emirados Árabes denotado por AED ou mais comumente dhs. Notas: Dhs1000, 500, 200, 100, 50, 20, 10 e 5. Moedas: Dhs1, Fils50 e 25. Vinculadas ao Direito de Saque Especial do Fundo Monetário Internacional, o dirham se manteve constante contra o dólar norte-americano – aproximadamente US$ 1 = Dhs3.679.

:: Idioma
O árabe é a língua oficial, embora a maioria das placas de rua e cardápios dos restaurantes sejam em árabe e também em inglês. Vale lembrar que inglês, urdu, hindi e malaiala são amplamente falados.

:: Horário 
Dubai opera no horário padrão do Golfo (GST), que é GMT + 4 horas.

::Telecomunicações 
As telecomunicações em Dubai são excelentes. Os serviços de internet e wi-fi estão de acordo com os padrões mundiais, embora alguns sites não estejam disponíveis, pois entram em conflito com as sensibilidades religiosas, políticas e culturais dos Emirados Árabes Unidos. Os hotspots wi-fi estão amplamente disponíveis em hotéis, resorts, cafés e até mesmo alguns parques públicos com soluções flexíveis de cobrança.

:: Vestuário 
Algodão leve no verão (julho a setembro). É uma boa ideia trazer um cardigã ou pashmina leve para proteção contra o ar-condicionado, que às vezes é forte em shoppings e restaurantes. Jaquetas leves ou sweaters no inverno. É importante estar ciente das sensibilidades culturais e evitar roupas muito apertadas, curtas ou reveladoras. Às vezes, como por exemplo nas visitas a uma mesquita ou centro cultural, o código de vestuário será um pouco mais rigoroso, exigindo que as mulheres cubram os braços e as pernas e que os homens usem calças compridas.

:: Semana útil 
A semana de trabalho em Dubai mudou recentemente para segunda a sexta-feira. Sexta-feira é um dia religioso para os muçulmanos nos Emirados Árabes Unidos e geralmente é passado na mesquita e com a família, então as lojas locais podem fechar das 11h às 16h.

:: Bancos 
Muitos bancos internacionais são representados por filiais em Dubai e a maioria opera das 8h às 15h de sábado a quinta-feira e fecha às sextas-feiras.

:: Atendimento médico
Serviços médicos em Dubai são de padrão internacional e estão amplamente disponíveis.

:: Fotografia
É recomendável pedir permissão antes de tirar fotos, especialmente quando outras pessoas estão envolvidas.

Gostou? Realmente Dubai é um destino que impressiona para quem o escolhe para realizar os seus eventos corporativos. Se quiser saber mais, entre em contato conosco.

Published by

ALAGEV

Juliana Patti - Graduada pela Universidade Paulista e pós-graduada em Marketing e Turismo Mercadológico pela Universidade de São Paulo (USP), a nova diretora presidente da ALAGEV possui mais de 10 anos de experiência na área de viagens e eventos, liderando diversos projetos corporativos e de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *