Combate ao etarismo: venha construir uma sociedade mais justa e diversa

Em junho, anunciamos a causa social do Latin America Community for Travel and Events Experience (LACTE), que acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024 (segunda e terça-feira), no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo. 

Com o tema principal “Inspire”, o evento combaterá o etarismo, também conhecido como preconceito baseado na idade. O objetivo será mobilizar uma mudança cultural e lutar contra estereótipos negativos associados às gerações, especialmente aos 60+.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três pessoas com mais de 60 anos está trabalhando no Brasil, enquanto uma em cada cinco está em busca de oportunidade de emprego. Além disso, ainda segundo o estudo, um em cada três recém-formados está procurando um trabalho. 

Com base na pesquisa do Maturi, entidade que capacita empresas sobre diversidade etária e inclusão, feito em parceria com EY Building a Better Working World, em 2022, o país contava com 26% da população com mais de 50 anos, sendo uma projeção para 2040 de 57% dos trabalhadores terem 45+. Desta forma, existe uma necessidade do mercado de estar preparado para oferecer um ambiente acolhedor para estas pessoas. 

A diversidade etária é uma fonte de riqueza para a sociedade e os negócios. Cada geração tem perspectivas únicas e valiosas. Assim como todas as formas de preconceito, o etarismo viola o princípio fundamental da igualdade, negando às pessoas mais velhas os mesmos direitos, oportunidades e respeito que são garantidos a outras faixas etárias.

Para ficar nítida essa violação, acredito que lembrem do caso que viralizou nas redes sociais sobre as estudantes universitárias que debocharam em vídeo da colega que tem mais de 40 anos por querer estudar em uma faculdade (link). Infelizmente, estamos falando de uma situação recorrente no país. 

A idade não deveria ser fator determinante na realização dos nossos sonhos, e nós, da ALAGEV, valorizamos e respeitamos a sabedoria e a experiência dos mais velhos e lutamos para que continuem a participar plenamente do nosso setor, compartilhando suas histórias, conhecimentos e habilidades. Essa luta é um passo crucial para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Podemos promover o envelhecimento saudável e digno, permitindo que todas as gerações prosperem juntas.

Certificação Internacional

A Age Friendly Institute utiliza o Certified Age Friendly Employer (CAFE), uma maneira de certificar instituições que são referências no mercado para o trabalho de pessoas 50+ e que estão comprometidas no combate ao etarismo. Além das organizações terem o selo, são realizados encontros periódicos como forma dos líderes compartilharem suas experiências e aprenderem ainda mais sobre o assunto. Para que, desta forma, consigam aplicar novas ações em seus ambientes organizacionais e desenvolvam ainda mais o tema no dia a dia.

Como ajudar?

Seguindo o mapeamento do Maturi e do EY, 78% dos pesquisados afirmam que as organizações do Brasil são etaristas, sendo comprovado pelo fato de 80% das empresas que participaram do estudo não contarem com políticas para combater a discriminação nos processos seletivos e 42% delas entenderem que o assunto de diversidade, igualdade e inclusão (DEI) não é uma prioridade na estratégia da organização.

As empresas devem promover a conscientização, educação e implementação de políticas para garantir que todos os indivíduos, independentemente da idade, sejam valorizados e respeitados. 

E para que o colaborador sinta-se integrado ao grupo, um caminho é realizar divulgações que retratem essas pessoas de maneira justa e positiva, desafiando os estereótipos negativos e destacando suas histórias de sucesso. Fomente também a interação e o envolvimento entre os funcionários de diferentes faixas etárias com entendimento e o reconhecimento das contribuições de cada geração. Além disso, incentive programas que enfatizem a colaboração contínua de variadas idades como, por exemplo, mentoria de jovens com indivíduos mais experientes, já que ambos têm conteúdos distintos para compartilhar. Com ações como essas, surge uma troca rica de informações.

Por fim, desejo que JUNTOS possamos construir um futuro em que a idade não seja motivo de medo, mas sim um fator para celebrar a diversidade e a riqueza das experiências humanas.

Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV

Published by

ALAGEV

Juliana Patti - Graduada pela Universidade Paulista e pós-graduada em Marketing e Turismo Mercadológico pela Universidade de São Paulo (USP), a nova diretora presidente da ALAGEV possui mais de 10 anos de experiência na área de viagens e eventos, liderando diversos projetos corporativos e de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *