Conexões, crescimento e compromisso: balanço anual da ALAGEV

Este é o último post de 2023 e não poderia trazer outro tema senão  as conquistas da ALAGEV. Foi neste ano que iniciei minha trajetória nessa associação e estou muito satisfeita e entusiasmada com essa nova etapa. 

Vejo que para a entidade, esses 12 meses foram marcados por 3 Ps: conexões que realizamos, o crescimento em números em relação ao ano anterior e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do mercado. 

Ao todo, foram 447 empresas associadas, sendo 45% fornecedores e 55% clientes, um crescimento de 33% em relação a 2022. Também registramos o total de 10 mantenedores e 17 comunidades, – contabilizando três novas criadas recentemente (Gestores de Eventos do Rio de Janeiro (GERJ), Gestores de Viagens LATAM (GVLAT) e Comunidade de Mobilidade Corporativa (CMOB)). Realizamos 8 projetos de pesquisas e ações com parceiros, 63 reuniões setoriais, 4 reuniões globais e 15 participações em eventos ao longo de 2023.

Nos destacamos como um catalisador de iniciativas e projetos inovadores, respondendo de maneira proativa aos desafios e oportunidades do setor de viagens e eventos corporativos. É importante ressaltar que criamos diversos eventos, cursos, e iniciativas que não apenas fortaleceram a comunidade ALAGEV, mas também contribuíram para o desenvolvimento contínuo do setor como um todo. 

Confira os principais temas que trabalhamos:

Jornada Virtual

Em janeiro, promovemos a Jornada Virtual pré-LACTE POP UP Experience gratuita sobre a experiência do viajante de negócios com os temas: “Experiência no Metaverso: vai vingar ou é só buzz?”, “Afinal o que pode ser mais inovador na experiência de hospitalidade?”, “Cada um sabe a dor e a delícia de ser um viajante de negócios; e os gestores, como ajudam?”. 

LACTE – 18ª edição

O Latin America Community for Travel and Events Experience (LACTE) – 18ª edição aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2023, no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, e contou com mais de 1.300 participantes, sendo 40% gestores de viagens e eventos e 60% fornecedores, 100 palestras e mais de 70 patrocinadores. O aplicativo do encontro registrou 224.435 interações. 

Com o tema “All connected”, o evento teve como propósito criar conexões significativas e longevas entre os profissionais de viagens, eventos e mobilidade corporativa para que interajam, aprendam e gerem negócios, fomentando um mercado equilibrado, ético e transparente. 

1ª edição do 5K LACTE Desafio – Correr Com Propósitos

Na véspera (26 de fevereiro), realizamos a 1ª edição do 5K LACTE Desafio – Correr Com Propósitos. O evento reuniu cerca de 50 participantes da comunidade de esportistas e entusiastas da associação para uma corrida/caminhada e contemplou uma ação solidária com o objetivo de promover  saúde e conexão entre os participantes. Parte do valor arrecadado com as inscrições foi revertido para o Instituto Alicerce, que transforma a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio do fortalecimento da sua base educacional.

A corrida/caminhada foi 100% carbono neutro, ou seja, todas as etapas do processo (incluindo o envio do kit com camiseta) tiveram o carbono neutralizado. Os créditos são gerados pela CARBONEXT por meio de Projetos de Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), certificados pela VERRA, referência mundial em certificação de créditos de carbono. Outra ação sustentável foi o plástico hidrossolúvel em que a camiseta veio embrulhada, ou seja, solúvel na água. 

Novo conselho administrativo

Em novo pleito realizado em março, durante a 18ª edição do LACTE, ratificamos a eleição por aclamação do novo conselho administrativo, que assumiu no dia 1º de maio (link)

Parceria com Dubai Business Events

Em março, nós, em parceria com o Dubai Business Events, realizamos a 1ª edição da Dubai Business Study Mission – MICE, projeto que levou 10 gestores de eventos corporativos para Dubai. Os profissionais de diversas empresas como Disney, ArcelorMittal, Dell Technologies, Credit Suisse, Polishop, Roche, UnitedHealth Group (UHG), Syngenta, Grupo Oncoclínicas e iFood visitaram os Emirados Árabes Unidos.

O programa, que contou com o apoio do Palácio Tangará, Shift Mobilidade Corporativa e GRU Airport, apresentou os principais atrativos corporativos desse destino, proporcionando aos meeting planners conteúdo atualizado sobre o destino, acesso aos equipamentos direcionados para MICE in loco, compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso, além de capacitação e contribuição com os negócios para o crescimento profissional dos participantes. 

Turistech Hub Brasil

No mesmo mês, inauguramos oficialmente o Turistech Hub Brasil no Cubo Itaú, em São Paulo. O projeto, criado com o nosso apoio, é um centro dedicado a liderar a agenda da inovação por um turismo mais competitivo e sustentável.

LAMEC

No final de setembro, nós, em parceria com a MPI Brazil, realizamos o Latin American Events and Meetings Congress (LAMEC). A cerimônia, que aconteceu no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, contou com a presença de aproximadamente 320 pessoas ao longo do dia. A ação foi destinada a gestores e profissionais das áreas de eventos, turismo, hotelaria, comunicação e marketing.

Parceria com a Maturi

Em agosto, anunciamos a parceria com a Maturi, entidade que promove diversidade etária por meio de ações de recolocação, educação e conexão, e é referência em atividades com impacto direto no mercado de trabalho para os 50+ no Brasil desde 2015.

Em contrapartida, a Maturi será consultora oficial sobre o combate ao etarismo para a jornada do LACTE – 19ª edição, encontro organizado pela associação, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024 (segunda e terça-feira), no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, e traz como causa social a “luta contra o etarismo”, promovendo o respeito e valorização da sabedoria de todas as idades. 

LACTE LATAM

Em setembro, embarcamos para a Argentina, para a  realização do LACTE LATAM Buenos Aires. O evento, que aconteceu no Hilton Buenos Aires, contou com palestras sobre as principais tendências do setor e a presença de mais de 120 pessoas.

Nova diretora executiva da associação

Em outubro, fui contratada como diretora executiva. Sou turismóloga e pós-graduada em Planejamento e Marketing Turístico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-SP) e atualmente estou ampliando conhecimentos na área de Direito.

Conselho do Hub ESG em evento de co-criação com 110 participantes 

Em novembro, realizamos o evento Hub ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), no Hotel Renaissance, na capital paulista. Na ocasião foram anunciados os integrantes do novo conselho consultivo do Hub ESG da ALAGEV, formado por renomados especialistas do segmento. Eles foram facilitadores das mesas de discussões e aproveitaram a ocasião para compartilhar insights valiosos sobre como abraçar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis mantendo uma governança sólida, além de incentivar os participantes a divulgarem os cases de suas empresas e do mercado, entender quais informações gostariam de aprofundar e qual o formato que gostariam de receber as atualizações.

Pesquisas

Ao longo do ano, foram anunciados os estudos “Guia ESG e os conselheiros”e o e-book “Caminhos de inclusão racial”, uma jornada pela igualdade negra nas viagens e eventos corporativos. 

Outro destaque entre as novidades foi o projeto Educa, que, em janeiro de 2024, terá o lançamento on-line e apresentará a agenda completa de workshops. Durante 2023, a iniciativa criou ações personalizadas in company e manterá esse programa ao longo do próximo anos.

Missão Portugal

Menciono também o sucesso da 2ª edição da Missão Empresarial e Educacional para Portugal em parceria com TAP Air Portugal, Assist Card, Shift, Gru Aiport, Visit Portugal e Intercontinental. A iniciativa levou um grupo de gestores de eventos corporativos para o país europeu entre 11 e 18 de novembro. 

O programa teve como objetivo trazer conhecimento e experiências por meio de uma agenda composta por conteúdos. O projeto também apresentou os principais atrativos corporativos do país europeu, visitando destinos que fogem um pouco do tradicional, como: Cascais, Sintra, Vila Nova de Gaia, Braga, Vale do Douro, mas sem deixar de contemplar Porto e Lisboa, proporcionando aos meeting planners conhecimento atualizado sobre o destino, acesso aos equipamentos direcionados para MICE in loco e compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso, além de capacitação e contribuição com os negócios para o crescimento profissional dos participantes. 

 Levantamento de viagens corporativas (LVC)

O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a ALAGEV, registrou números positivos. A última pesquisa revelou que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas em setembro atingiram R$ 10,87 bilhões, valor que demonstra um crescimento anual de 3,3% e que representa um incremento de R$ 344 milhões de faturamento ao setor. Confira os estudos de 2023 (link). 

Para mais informações sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev). 

*Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV

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ALAGEV

Juliana Patti - Graduada pela Universidade Paulista e pós-graduada em Marketing e Turismo Mercadológico pela Universidade de São Paulo (USP), a nova diretora presidente da ALAGEV possui mais de 10 anos de experiência na área de viagens e eventos, liderando diversos projetos corporativos e de marketing.

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