Estamos acostumados a receber informações de bandeja. Parece que faz uma vida que acessamos a internet ou ligamos a televisão e temos todo conteúdo que precisamos à nossa disposição.
Mas é justamente quando estamos envolvidos nos bastidores desta informação, que damos o real valor para toda a inteligência que nos é disponibilizada. Um bom profissional de turismo sabe disso, principalmente quando seu cliente pede aquele detalhe precioso ou aquele roteiro que demanda tempo e dedicação para ser criado.
No caso da BRAZTOA, recentemente, ficamos impressionados com os expressivos resultados de divulgação do nosso ANUÁRIO BRAZTOA 2023. Já são mais de 220 inserções na mídia nacional, com novas demandas de entrevistas e informações no horizonte. Isso atesta uma grande carência de informações e dados sobre turismo por parte da imprensa e do mercado. Estamos até criando aqui, dentro da associação, sessões para apoiar o associado Braztoa a produzir informações que possam servir não apenas para divulgação ou conteúdo promocional, mas para auxiliar na gestão e nas decisões estratégicas de cada empresa, com base em dados e inteligência.
Vale contar, também, o motivo pelo qual lançamos dados de 2022, em abril de 2023. Não é nada simples levantar todas as informações do Anuário com as dezenas de operadoras e parceiros da Braztoa. Esperamos o encerramento do ano, aguardamos o final da temporada e as empresas encerrarem o seu ano fiscal, para aí sim criar as perguntas certas para obter resultados reais e significativos. Depois disso, consolidamos esse material e o traduzimos em textos, gráficos e números que sejam acessíveis e de fácil entendimento, seja para o profissional do mercado, para a imprensa, para o político, para o professor, para o turismólogo, para o estudante, para o investidor, para o curioso e até para quem está pensando em viajar e não sabe a diferença de uma operadora para uma agência. Sim, explicamos isso no Anuário.
Temos orgulho de dizer que o nosso Anuário (porque agora ele já é seu, já é público) é o melhor começo para você começar a criar essa inteligência e entender o turismo no Brasil e no mundo. Ele também traz notícias mais do que positivas, com as Operadoras de Turismo alcançando R$ 11,55 bilhões de faturamento. Esse valor representa um crescimento de 62,7% em relação a 2021, e mostra que estamos chegando cada vez mais perto do período antes da pandemia, com -23,5% em relação a 2019. Todavia, é no embarque de passageiros que conquistamos o feito de ultrapassar os números de 2019. Em 2022, tivemos a contabilização de 8,4 milhões de embarques, 13,5% a mais que em 2021, e 29,2% acima do que tivemos no ano antes da pandemia. Isso mostra que, entre idas e vindas, mudanças e reconstruções, viajar é algo que permanece na lista de desejos das pessoas; e que nosso trabalho, feito com muito carinho e especialização, garante o diferencial para que tais desejos se tornem realidade.
E mais: mostra que o turismo reflete diretamente a sociedade brasileira, atestando que havia sim uma necessidade, uma carência e um imediatismo de viajar na nossa população. Isso é o que explica o fato de termos, em comparação com o pré-pandemia, mais embarques do que faturamento – acumulamos e resgatamos as viagens já pagas, mas que não puderam ser feitas por conta da pandemia, juntamente com novas viagens e novos clientes. Todos atendidos por nossos operadores e agentes de viagens distribuidores com a mesma empolgação de cada cliente em voltar a sair de casa.
Entretanto, estes números e resultados são só uma parte do que você pode ver no Anuário Braztoa 2023, que tem grandes novidades nesta edição. Além de trazer panoramas nacionais e internacionais do turismo e da economia em torno dele, destinos mais vendidos, tipos de viagens mais procuradas, análise da duração das viagens, entre outros pontos relevantes do setor no passado, ele ganhou uma seção especial, voltada para o que está por vir.
Agora, trazemos o “Olhar Braztoa”, que oferece insights a partir de aspectos da realidade das operadoras Braztoa, com foco no consumo de viagens do brasileiro – independente das tendências internacionais – que podem ajudar nas tomadas de decisões do mercado.
Os números positivos que você pode conferir no Anuário são a soma de muito trabalho, de persistência e do foco das operadoras, com o apoio de todos os seus parceiros de mercado, em construir relacionamentos mais duradouros com os consumidores. Reforçamos o atendimento humanizado e personalizado, além de total suporte pós-venda e soluções para contratempos que podem ocorrer durante a viagem – o que se torna um diferencial para o sucesso que temos alcançado. Antes, o conceito de viagem era pautado pelo pacote turístico. Hoje, ele é cada vez mais apenas uma referência, porque o que as pessoas buscam é a real customização. A experiência! E as operadoras de turismo estão cada vez mais oferecendo viagens personalizadas, com base nas preferências dos consumidores.
E, no final das contas, também faz parte do nosso trabalho entender tudo isso e ter a real noção do impacto que cada um de nós – seja quem está aqui na cadeira da BRAZTOA, ou até você que está fazendo aquela nova remarcação que o cliente pediu – trazemos para a economia brasileira. Somos peças de um grande quebra-cabeças que monta o panorama do turismo nacional e precisamos marcar essa imagem na nossa história.
Fazemos isso com o Anuário e te provocamos a agir na mesma direção: pensar e registrar o quanto suas vendas, suas negociações e seus relacionamentos movimentam o nosso setor. Neste “hoje” em que tudo está acontecendo e se recuperando em uma velocidade impressionante, memórias podem se perder e, pode ter certeza, isso será motivo de imenso orgulho daqui a alguns anos, quando olharmos para trás e visualizarmos como saímos vitoriosos neste pós-pandemia.
Enquanto isso, inspire-se no nosso Anuário. Ele está disponível no site da BRAZTOA. Boa leitura
Published by