O que está no radar da operadoras Braztoa – e você deve ficar ligado também

No começo do ano, foi lançado o  “Olhar Braztoa 2024” um levantamento que traz um panorama das preferências e comportamento dos viajantes sob o viés das operadoras de turismo associadas à BRAZTOA.

São informações relevantes, que podem nortear decisões e, inclusive, onde cada profissional que atua no turismo pode colocar mais energia para alavancar seus negócios.

O Olhar Braztoa 2024 mostrou que o ano promete ser surpreendente e emocionante para os viajantes, marcado por uma busca por viagens de descobertas, destacada por destinos exóticos, por lugares pouco conhecidos, por novas experiências brasileiras, além do fortalecimento das viagens internacionais e dos cruzeiros.

O que todas essas opções têm em comum? Uma procura contínua pela desaceleração e por mais conexão, seja pessoal, com a família, com diversas culturas e com o novo, e com a preferência de que esses momentos se repitam mais vezes ao longo do ano.

Mais do que isso, o levantamento mostrou que o verdadeiro valor está na capacidade de transcender o convencional, o principal diferencial das operadoras e de vocês, agentes de viagens.

Quer ficar por dentro de tudo? Detalho abaixo:

Busca por Destinos Exóticos

O desejo de explorar e descobrir destinos exóticos surge como uma forte tendência em 2024. Aqui, o “exótico” refere-se a lugares que fogem do comum, e esta é uma questão muito pessoal, mas que vem acompanhada por um ponto em comum: os viajantes estão ávidos por experiências singulares, destinos que ofereçam uma cultura única, inconfundível, marcante e autênticas, lugares com paisagens incomuns e extraordinárias, afastando-se dos itinerários tradicionais e almejando roteiros que proporcionem um mergulho profundo na riqueza cultural e natural.

Nestas viagens, o ponto alto são os componentes exclusivos e desconhecidos do roteiro,  que se destaquem por tradições, costumes, culinária e estilos de vida diferentes; as palavras de ordem são surpreender e estrear, já que os viajantes buscam experiências autênticas, tradições preservadas e paisagens peculiares e menos conhecidas, quesitos que impulsionam o turismo para além do que conhecemos.

Viagens em Família
A valorização do tempo em família continua a ser uma tendência valiosa e uma necessidade crucial, que emergiu com força renovada depois dos tempos desafiadores da pandemia. As famílias encontraram nas viagens a maneira perfeita de fortalecer conexões e laços afetivos, além de criar memórias duradouras.

Neste tema, também é possível observar a procura por viagens multigeracionais, onde avós, pais e filhos compartilham experiências únicas e buscam destinos e experiências que atendam a peculiaridade de cada faixa etária, com uma programação que envolve desde aventuras emocionantes, boa gastronomia, até momentos de relaxamento.

Fortalecimento das Viagens Internacionais

Quando falamos em viagens internacionais, falamos de múltiplas possibilidades, com destinos que vão desde os que estão na wishlist da maioria das pessoas, até a oportunidade de conhecer lugares que antes estavam fora do radar.

Depois de um período de restrições, as viagens internacionais estão de volta e essa retomada vem ganhando força ano a ano e, ao que tudo indica, em 2024 deve se fortalecer ainda mais, já que os viajantes estão ansiosos para explorar o mundo e ampliar horizontes.

Esse movimento representa, também, uma busca renovada por conexões globais, enriquecimento cultural e experiências além das fronteiras nacionais e de um desejo humano fundamental de conexões culturais e interpessoais. A participação em eventos e a imersão em diferentes estilos de vida tornam-se elementos-chave nas experiências de viagem em 2024. Sem contar a interação com comunidades diferentes, fator que aproxima pessoas e aumenta o respeito pelas diferenças e contribui para um mundo mais interconectado e compreensivo.

Descobrindo novos destinos brasileiros

No cenário brasileiro, a tendência pela busca do novo também se destaca, e nesse sentido,  a diversidade exuberante do Brasil é um “prato cheio” para o viajante de 2024. Descobrir os cantos escondidos do país tornou-se uma prioridade, impulsionando o turismo nacional.

Em meio a essa tendência, a procura por novos destinos e experiências autênticas e genuinamente brasileiras protagonizam as buscas, enriquecendo a experiência dos viajantes pelo Brasil. 

Destinos turísticos menos conhecidos ganharam visibilidade e destaque à medida que os viajantes buscam escapar das áreas turísticas tradicionais e descobrir lugares menos explorados, isso tem levado à diversificação dos destinos.

Viagens Mais Frequentes no Ano

A ideia de que “viajar é viver” torna-se ainda mais evidente em 2024. A busca por uma vida equilibrada e focada no bem-estar e na saúde, inclui mais escapadas ao longo do ano.

Viagens curtas, seja para destinos próximos ou internacionais, estão cada vez mais comuns, pois são uma excelente opção para diminuir o ritmo, se desconectar das preocupações e, ao mesmo tempo, se conectar consigo mesmo e/ou com a família. Os modelos mais flexíveis de trabalho, que permitem uma rotina mais livre, são os grandes alavancadores desse comportamento.

Vale destacar que o aumento da frequência das viagens não está ligado a feriados ou datas comemorativas, muito pelo contrário, elas estão acontecendo, cada vez mais em períodos “comuns”, fora do auge das demandas.

Cruzeiros

Explorar os destinos a bordo de um navio tornou-se uma escolha cada vez mais procurada pelos viajantes, afinal, fazer uma viagem de navio é acessível e experiencial, uma excelente maneira de conhecer o Brasil e o mundo. Os cruzeiros são multigeracionais e se configuram como viagens completas, pois reúnem no mesmo pacote o transporte, hospedagem, alimentação, múltiplos destinos e atividades em um único lugar, sem precisar desfazer e refazer malas.

Fluviais ou de oceano, atualmente, existem centenas de navios em todo o mundo e existem muitos outros que estão em construção e entrarão em operação nos próximos anos. Cada um com características próprias, que podem ser perfeitas para cada perfil de pessoa e com a oportunidade de vivenciar múltiplas experiências em uma única viagem, continua atraindo viajantes em busca de uma jornada única e inesquecível.

Por fim, quero reforçar o poder que cada um de vocês tem em mãos. Nunca se esqueça que a curadoria do especialista, que conecta pessoas a um mundo de possibilidades, é e sempre será um grande diferencial.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *