Datas comemorativas, muitas vezes, carregam certo ar de reflexão. Por isso, neste 22 de abril, antes de evidenciar o valor dos agentes de viagens para o Turismo, para a economia do Brasil e, acima de tudo, para os viajantes, faço a pergunta: agentes, vocês têm ideia do seu real valor?
O mercado sabe. Quantos eventos são realizados com foco exclusivo nos agentes ao redor do mundo? Muitos! Todos querem estar cada vez mais próximos e levar o máximo de informações para que seus destinos, serviços e produtos tenham destaque nas prateleiras dos agentes.
Sabe por quê? Vocês são o elo que conecta as pessoas aos seus sonhos de viagens. O pontapé inicial para a roda do Turismo girar. A partir do seu trabalho de conhecer os desejos das pessoas e colocá-los em prática, nosso setor, que envolve uma cadeia extensa de atividades, pessoas, profissionais e empresas, ganha. O Brasil também lucra, com geração de renda e milhares de empregos.
Há 35 anos, a BRAZTOA trabalha em prol do turismo e tem uma parceria muito rica com os agentes, que têm grande representatividade nos R$ 15,1 bilhões de faturamento das operadoras (de acordo com o Anuário lançado em 2023) e estão dentro das estratégias e das ações que a Associação desenvolve. Desde a inteligência de dados gerados para subsidiar com mais segurança as tomadas de decisão, passando pela promoção de capacitações, informando, fomentando o mercado de viagens e, principalmente nos últimos anos, defendendo os seus (e os nossos) direitos e pleitos junto ao governo, sempre buscando apoios que alavanquem os negócios e auxiliem na recuperação e crescimento de todos.
E, no dia a dia, a parceria entre agentes de viagens e operadoras de turismo segue vital na criação e na disseminação de experiências memoráveis. Juntos, agregamos valor a qualquer produto em nossas mãos, indicando o melhor, o mais prático ou o mais valioso produto (e não estou falando de cifras). Além de oferecer o que o consumidor quer: opções, alternativas, prestação de serviços, resolução de problemas. Quesitos que mostram a força do agenciamento de viagens.
Por isso, agora, retorno à pergunta inicial: vocês conseguem mensurar seu real valor? Para vender bem, é necessário saber se vender também. Parecem óbvias todas as frentes de atuação de um agente. Mas o óbvio também precisa ser dito, lembrado e evidenciado. Então, vamos à lista dos fatores que agregam valor à atuação dos agentes:
Assistência e Suporte durante a Viagem: Aqui está um dos fatores que mais trouxeram as pessoas para perto dos agentes: o suporte contínuo antes, durante e após a viagem. Se surgirem problemas ou imprevistos durante os roteiros, como cancelamentos de voo, atrasos ou problemas com reservas de hotel, os agentes de viagens estão disponíveis para ajudar e resolver os problemas rapidamente.
Segurança e Tranquilidade: Ao comprar com um agente de viagens, os clientes têm a garantia de que estão lidando com um profissional confiável.
Expertise e Conhecimento Especializado: Os agentes de viagens são profissionais experientes na indústria do turismo. Possuem conhecimentos especializados sobre destinos, hotéis, companhias aéreas, cruzeiros e outras opções de viagem. Isso significa que podem oferecer orientação valiosa e recomendações personalizadas com base nas preferências individuais dos clientes.
Economia de Tempo e Esforço: Planejar uma viagem pode ser uma tarefa complexa e demorada, especialmente para destinos desconhecidos ou itinerários complexos. O agente de viagens pode poupar aos clientes o trabalho de pesquisa exaustiva, organização de reservas e coordenação de detalhes logísticos, pois lidam com todos os aspectos da viagem, permitindo que os clientes economizem tempo e esforço.
Acesso a Ofertas e Descontos Exclusivos: Os agentes de viagens muitas vezes têm acesso a ofertas e descontos exclusivos que não estão disponíveis para o público em geral. Isso pode incluir tarifas de hotel com desconto, upgrades gratuitos, pacotes turísticos promocionais e muito mais. Ao reservar com um agente de viagens, os clientes podem aproveitar essas ofertas especiais e economizar dinheiro em sua viagem.
À medida que olhamos para o futuro, quero reafirmar o compromisso da BRAZTOA em continuar apoiando e defendendo os interesses do setor de agenciamento em todo o país. Juntos, podemos superar qualquer obstáculo e continuar construindo um setor de turismo mais forte, resiliente e inclusivo. E lembrem-se: o valor do seu trabalho não cabe em uma lista, ele é inestimável e essencial.
Feliz Dia do Agente de Viagens!
Published by