Airline Debit Memo, vulgo ADM, tem sido, ao longo dos últimos anos, um problema tão grave como uma fraude de emissão, outra das constantes dores de cabeça das agências de viagens. Em ambos os casos, atingem direto não somente as agências associadas à Abracorp, mas, também, agências que atuam em todos os segmentos.
Se fizermos uma lista ou uma pronta referência às políticas de ADM das companhias aéreas, certamente teremos uma verdadeira enciclopédia, tal a variedade de razões e valores que elas determinam. Diz a IATA/BSP que as regras das ADM´s são critérios exclusivos das cias aéreas e que ela (IATA/BSP) simplesmente cumpre, na prática, tais regras.
Tempos atrás, desenvolvemos, na Abracorp, um levantamento sobre ADM´s indevidas e os números assustaram – em um setor cuja margem é cada vez mais estreita, pode-se imaginar o desespero.
Muitas das cias aéreas simplesmente afirmam que cumprem regras globais e que pouco podem fazer para solucionar os problemas. Isso é desconhecido do grande público corporativo, mas as regras mudam da noite para o dia. E as cias aéreas entendem que apenas e tão somente um comunicado enviado via e-mail já é suficiente para afirmar que a agência foi avisada. Fazendo uma exagerada analogia, é como se o Detran alterasse, subitamente, as regras de trânsito e avisasse, pela internet, novos limites de velocidade para multas e as mãos das ruas, por exemplo. Simples assim.
Não há sequer uma padronização nas regras e penalidades, nem mesmo dentro das alianças globais como Star Alliance, Oneworld ou Sky Team. Para piorar, às vezes até dentro de empresas que pertencem a um mesmo grupo econômico, há diferenças. As mudanças são tão constantes que nem mesmo os funcionários das cias aéreas sabem explicar ou estão atualizados com as regras. Algumas cias aéreas nem sequer traduzem para o português essas regras. Compreensível, uma vez que, com estruturas de atendimento cada vez mais enxutas, a verificação disso não é feita pela cia aérea, mas, sim, por empresas, como a Accelia, que faz auditoria nos bilhetes emitidos em busca de erros de emissão e é remunerada por erro detectado. Aliás, é importante citar que, no que diz respeito ao “custo” dessa auditoria terceirizada, as cias aéreas o repassam à agência na forma de taxa.
Antes que alguém venha comentar que estamos nos fazendo de vítimas, esclarecemos que não somos contrários à penalização dos erros. Somos contra, sim, as centenas de regras criadas pelas cias aéreas, que, diante da velocidade e constância nas alterações, induzem ao erro.
Isso tudo ocorre por não ter o setor, hoje, mecanismos de defesa para combater esse tipo de ação por parte das cias aéreas ou por órgãos reguladores. Ouse a agência não pagar a ADM e ela estará com sinal de emissão suspenso. Mas trabalhamos para que isso mude. E esta realidade há de mudar, com certeza, para um modelo, no mínimo, coerente. Eu pergunto: Por que a cia aérea tem sempre razão?
Edmar Bull
SIMPLES, só há um lado capaz de atacar, do outro lado não há quem o defenda, A não interferencia do governo é justa, o descaso não. É preciso regulamentação mais clara, nesta relação.
Olá, Joel:
Estamos participando ativamente em defesa do bom senso no debate com a IATA, em âmbito mundial e em parceria com outras associações de agências de viagens que compõe a WTAAA. Do mesmo modo, atuamos junto à ANAC, defendendo uma clara e justa regulamentação para o setor.
Abraços,
Edmar Bull
Boa Noite!
Obrigado Edmar Bull pela resposta.
Feliz pela vossa predisposição e de todos os envolvidos na busca incessante da igualdade, com certeza que o meu comentário acima não foi com a intenção de dizer que não há pessoas em busca do
direito igualitário, mas apenas reflexo do cenário atual.
Infelizmente hoje as CIAS criam regras mudam da noite pro dia, não há clareza, e não temos a quem recorrer, e essa é a razão que
as regras sempre mudam, conforme o interesse de apenas um dos lados.
Obrigado Amigo,
Boa Noite
Olá, Joel:
Bom dia! Estamos de acordo. Atuando em sinergia com a ABAV Nacional, que ocupa posição de destaque como representante da América Latina na Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens (WTAAA, na sigla em inglês), fortalecemos nossa incessante busca pela definição de regras claras e justas.
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. A força da união das agências de viagens também é poderosa!
Abraços,
Edmar Bull
Edmar,
Belo post! Precisamos fazer mais barulho sobre esta questão, e respondendo a sua pergunta, nem sempre eles tem razão…., mas tem poder! Toda hora as cias enviam as atualizações das politicas de ADM, no inicio era meia pagina e hoje tem cia com politicas que chegam a três paginas, sem falar que muitas vezes recebemos as ADMs com quase um ano da emissão do bilhete.
Abraços!
Olá, Fernando:
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. A força da união das agências de viagens também é poderosa!
Abraços,
Edmar Bull
Sintetizou muito bem a sensação de insegurança que as ADM trazem. O setor aéreo é dinâmico, mas as empresas aéreas não fazem questão de trabalhar em parceria com o agente de viagens para informar todas suas regras e mudanças. A intenção é penalizar sem discussão!
Olá, Daniel:
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. Repito: a força da união das agências de viagens é poderosa!
Abraços,
Edmar Bull
Otimo questionamento Sr Edmar!
Vejo uma constante de regras a ser cumpridas e pouco divulgadas como o pior inimigo do agente IATA/BSP;
O que dizer de uma ADM de uma reserva aérea que estava confirmada com prazo automático no sistema SABRE; Simplesmente a cia aérea não acata o cancelamento automatico do sistema e deixa o segmento lá até que se cancele manualmente, na analise de filas.
Este segmento não foi cancelado e pasmem! Gerou adm, ANTES mesmo de dar no-show.
Pra meu entendimento, é um rio de dinheiro que descobriram com o nome ADM.
Olá, Anna Paula:
É mesmo impraticável que o atual cenário de incertezas e injustiças predomine.
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. Repito: a força da união das agências de viagens é poderosa!
Abraços,
Edmar Bull
Edmar, Excelente postt, mas no seu entender como resolver as ADMS ? Antonio Cortizas.
Olá, António:
Com a força da união das agências de viagens é preciso que façamos valer os nossos legítimos direitos. O BSP não depende só das companhias aéreas, mas igualmente ele depende das agências de viagens.
Portanto, o BSP não pode mais aceitar que as companhias aéreas imponham regras sem dialogar com as agências de viagens e sem repeitar a legislação vigente no Brasil.
Abraços,
Edmar Bull
Abraços,
Edamr Bull
nada a declarar
Olá, Mohammed:
O seu silêncio também possui significado e expressa o sentimento de muitos. A missão que abraçamos nos impõe, além de denunciar e protestar contra todo o tipo de malfeito que prejudica o desenvolvimento sustentável do setor, fazer um contundente questionamento provocativo.
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. Repito: a força da união das agências de viagens é poderosa!
Abraços,
Edmar Bull
Prezado Sr. Edmar Bull,
O texto é bem interessante e real. Um fato desagradável que acontece e atinge principalmente as Agências focadas no segmento corporativo. Em resposta à sua pergunta, colocando-me do lado das companhias aéreas, há uma resposta excelente, que foi dada pelo representante do PROCON, anos atrás, no Fórum PANROTAS, quando questionado e literalmente acuado em suas respostas vazias (algumas feitas por mim), sobre o posicionamento injusto e incorreto da justiça, contra as Agências de Viagens: “Não interessa; é assim que é interpretado e pronto!” Com essas palavras, ele encerrou a sua participação no dito Fórum. Ou seja, as cias. aéreas têm o pseudo respaldo da nossa própria justiça, para agirem como fazem, pois sempre estamos errados (SIC).
Esta semana mesmo, por absoluta ignorância dos meios de comunicação, a PL que foi aprovada, foi amplamente combatida na mídia e, é quase certo que, ou não será promulgada, ou será, com vetos nos ditos artigos “conflituosos”…
Olá, Luiz Fernando:
As leis devem espelhar a justiça. Por isso, unidos e articulados em torno de um ou mais objetivos comuns, com determinação e persistência, nós conseguimos avançar e conquistar a aprovação de todos os partidos políticos no Congresso Nacional ao Projeto de Lei que regulamenta a atividade das agências no Brasil.
Eventuais vetos da presidente Dilma Rousseff – os quais não devem ocorrer – não diminuirão a vitória histórica, conquistada no Dia do Agente de Viagens, 22 de abril, neste ano.
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. Repito: a força da união das agências de viagens é poderosa!
Abraços,
Edmar Bull
Realmente as ADMs sao problema dificil de atender ,onde se viu voce receber uma cobrança por reserva que fez a emissão e outra que estava cancelada onde esta a regra ?
E outra quando ADM não esta correta temos direito de cobrar a taxa admistrativa igual e feito para nos? qual a diferenca da auditoria nossa e da cia eles tem direito nos não?
Olá, Fernando:
Seus questionamentos contribuem com a exposição de motivos que justificam a nossa indignação com a situação de injustiça sofrida pela agências de viagens.
Abraços,
Edmar Bull
Quando uma ma pratica na reserva como vem maioria das ADMs .Reserva criada cancelada /criada /alterada/emitida se voce acaba usando GDS diferentes e IATAS diferentes a cobranca vai para os 2 IATAS ,onde existe regra?quem esta errado ?e correto cobrar 2 vezes ?
Olá, Fernando:
Existe um amontoado de regras, muitas delas contraditórias e até incompreendidas pelos próprios colaboradores das companhias que as impõe. É preciso haver transparência e padronização das regras, observando sempre a legislação brasileira.
Abraços,
Edmar Bul
Parabéns Edmar
Há 30 anos neste ramo, pela primeira vez, leio um comentário tão eloquente, os agentes de viagens estão cada vez mais nas mãos das cias. aéreas. Ao invès de “parceiros comerciais” viramos fonte de renda.
Infelizmente você tem toda razão.
Abraços
Olá, Ricardo:
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. Reitero, com total convicção que a força da união das agências de viagens também é poderosa!
Abraços,
Edmar Bull
Muito inteligente expor esse assunto, pois percebemos que as decisões são unilaterais e as mesmas tem causado grandes prejuízos para as agencias e, como foi mencionado, encarecendo o custo do atendimento.
Trabalhar sem regras e sem controle externo é fácil. Até onde isso vai?
Abraço, Ricardo
Olá, Ricardo:
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. A força da união das agências de viagens também é poderosa e é a partir dela que conseguimos avançar para rever o atual cenário!
Abraços,
Edmar Bull
Boa noite Edmar!
Se o dinheiro gerado por essa industria fossem utilizados como investimento em tecnologia a fim de se protegerem e tambem proteger as agencias de erros de emissão, provavelmente hoje em dia nao teriamos mais esses problemas, porem isso e uma industria no qual as cias aereas nao tem a minina intenção de fechar, com certeza com nossa força e união podemos mudar esse cenário, mas quando vamos fazer isso? Ja venho acompanhando varios posts e muitos acabaram em nada, o que falta para nos unirmos e ganhar essa batalha,?
abcs
Olá, Vitor:
Bom dia! Estamos atuando com firmeza e de maneira coordenada, em âmbito global e regional.
As negociações avançam, mas é importante poder contar com o apoio e a participação das agências de viagens que não exitam em contribuir com depoimentos como o seu, aqui compartilhados.
Abraços,
Edmar Bull
Parabéns, ótimo assunto que precisa ser resolvido há anos, ADM as vezes chegam quase 1 anos apso a venda e ai….infelizmente a AGT. tem sempre que pagar o débito ou o pato ?
Olá Mauricio:
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. A força da união das agências de viagens também é poderosa! “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, ensina o ditado popular. Não podemos e não vamos esmorecer. Só existe uma resposta para sua indagação: NÃO é justo a Agência de Viagens pagar o pato.
Abraços,
Edmar Bull
Bom dia Edmar,
Ótimo “post” para lembrarmos eu não devemos ir atrás do cliente a qualquer custo e sim trabalharmos para termos o melhor custo benefício em nosso negócio.
Muito importante a luta que as entidades tem travado para consolidarmos nossa categoria e acho que a´pós a sanção presidencial, poderemos pensar em acrescentar itens na lei para nos salvaguardar destas imposições de alterações de regras tão repentinas; Talvez com a disposição de todos poderemos alinhar que estas regras pelo menos só sejam alteradas uma vez por mês e não diariamente coma tem acontecido e gerando este desconforto a todos.
Abraços
Sergio Rocha
Olá, Sergio:
De fato, a regulamentação da atividade das agências de viagens no Brasil constitui um marco histórico na defesa dos nossos legítimos direitos e mais, fortalece e contribuiu com as negociações em curso.
Contar com a disposição de todos é fundamental para que possamos alinhar processos e definir regras com bom-senso e clareza.
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. A força da união das agências de viagens também é poderosa!
Abraços,
Edmar Bull
Ola Edmar,
Quando a ADM for efetivamente indevida e reconhecida pela cia aérea, deveria ser revertido o valor ou FEE, em ACM para agência, pelo trabalho que foi gasto para provar a inconsistência.
Este foi o projeto original da IATA mas………..
Quanto as regras, falta de treinamento, tudo isto se resolve com um trabalho ativo das cias aéreas, suporte, comercial, etc.
Sou um positivista, é realmente preciso fazer um esforço maior para colocar limites nestes processos.
Efetivamente existe uma lacuna nos treinamentos de GDS para Aéreo, assim como das cias aéreas para com os GDS’s e as agências.
Conte com meu apoio.
Abraços,
Tiago Bonifacio
Olá, Tiago:
Concordo e agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. O treinamento eficaz é fundamental, mas requer previamente a transparência das regras. Muitas delas, como sabemos, são desconhecidas dos próprios profissionais das cias aéreas que as definem.
Abraços,
Edmar Bull
Parabéns pela matéria Edmar.
Trabalhei por anos no suporte às agências revisando mais de 4000 ADMs e brigando por assim dizer com às Cias para revertê-las uma vez que era o responsável pelo Depto. de Pricing da Sabre no Brasil.
Posso dizer por experiência que mais de 60% das notas eram indevidas e encaminhadas por despreparo dos funcionários das Cias e terceirizações que não dispõe de nível técnico para validar o erro, então empurram a dúvida como um pesado encargo às agências que realmente não tem como se defender.
Sou especialista em carregamento tarifário via ATPCO, e ofereço treinamentos e consultoria para redução justamente dessas notas hoje em dia.
Cordial abraço.
Olá, Erik:
De fato, não é de hoje que a falta de transparência e padronização nos procedimentos adotados para emissão de ADMs existe.
Agradeço o seu apoio, a sua participação e o seu depoimento, que reforçam a nossa luta. A força da união das agências de viagens também é poderosa!
Abraços,
Edmar Bull
Caro Edmar, o que as cias aéreas transformaram com a cobrança de ADM´s penso que se transformou em uma ótima fonte de receita para eles. É imoral o que fazer, induzindo ao erro. Os órgãos de ‘defesa’ poderiam ser mais ágeis, assim como são ágeis quem impõe regras absurdas.
Olá, José Nilton:
Estamos de pleno acordo. Seu apoio, sua participação e seu depoimento contribuem com o fortalecimento da nossa atuação em defesa do que é certo e requer agilidade.
Abraços,
Edmar Bull