Os números relativos ao mercado de locação de automóveis no Brasil, se comparados com os de países do primeiro mundo, ainda são pouco expressivos. No que se refere à Abracorp, o segmento responde por uma fatia ainda pequena, quando conferimos com o faturamento total da entidade. A participação atual da locação no âmbito corporativo ficou restrita apenas 1,5% do total.
Uma das razões da incipiência do segmento de locações de carros está no fato de o foco das TMC’s priorizarem os maiores faturamentos. Em nossa reunião realizada na última quarta-feira (12), com a comissão de produtos da Abracorp e representantes das cinco maiores locadoras de automóveis do país, chegou-se ao consenso de que o segmento tem um imenso potencial de crescimento. Porém, é preciso criar formas para mudar a cultura do mercado, especialmente a relação entre clientes e agências.
Outro ponto considerado crítico para o crescimento deste mercado recai sobre a utilização, ainda, de processos operacionais pouco automatizados e que não segmentam o atendimento. A necessária padronização promove maiores facilidades no dia a dia operacional das agências de viagens. Como se vê, não basta haver um grande potencial de crescimento. É importante reunir todos os envolvidos neste processo e estabelecer uma agenda positiva. A Abracorp deu o primeiro passo e haverá outros encontros para lidar com o tema.
Edmar Bull
Edmar boa tarde,
Oferecer os serviços de locação poderia sim ser mais atraente para as TMC’s, desde que sejam processos mais claros e automáticos.
Em grande parte das faturas recebidas, sempre há algo que precisa ser alterado ou ajustes que tomam muito tempo.
O empenho por parte delas em tecnologia e processos, certamente irá elevar a venda realizada por nós.
Estamos na torcida para que evoluam e sejam, de fato, nossos parceiros.
Abraços
Glauco Rocha
Olá, Glauco:
Agradeço seu apoio e comentários.
Abraços,
Edmar Bull