A partir de uma rápida pesquisa feita no Portal Panrotas, em busca da palavra-chave “treinamento”, encontramos diversas notícias publicadas em 2015.
Entre elas, é interessante notar a presença destacada de várias operadoras e agências de viagens que investem na realização de eventos dedicados ao aprimoramento profissional, tais como: a 24ª edição do Encontro Ancoradouro, que mobilizou mais de 800 pessoas, contou com 44 fornecedores e centenas de agentes de viagens de diferentes estados; a 7ª edição do Workshop Mundo Agaxtur, com mais de 200 expositores de 30 países e cerca de dois mil visitantes; a 9ª Convenção Schultz, com cerca de 800 participantes; o Seminário Magia Disney da Trade Tours, com 250; o Workshop da Forma Turismo, com 200; o Encontro RCA 2015, com 120; o Roadshow do destino Oceania, realizado pela Designer Tours em parceria com a Nova Zelândia, seguindo o mesmo formato de treinamentos anteriores sobre África e Ásia, beneficiando cerca de 50 agentes de viagens por praça e, do mesmo modo, os treinamentos sobre a Turquia, Grécia e Colômbia, já realizados pela TGK.
Com foco na temporada de inverno, operadoras como Maktour e CVC promoveram programa de capacitação para agentes de viagens compartilhando informações atualizadas e específicas sobre os principais destinos de neve, oferecendo conteúdo sobre as melhores opções nas estações de esqui, enquanto a operadora alemã Globotur Incoming, sediada em Berlim, investiu em treinamentos de agentes de viagens no Nordeste, como polo emissor, sobretudo para a Europa.
Além dessas, verificamos outras iniciativas também voltadas à atualização e capacitação realizadas desde o início deste ano, por meio das quais foram difundidas informações que agregam diferencial e recomendam os serviços de consultoria prestados pelos agentes de viagens aos seus clientes, cada vez mais exigentes e desejosos em obter um atendimento personalizado – indispensável para quem evita comprar “gato por lebre” e busca sempre a melhor relação preço-qualidade para realizar as suas viagens a lazer, negócios ou intercâmbio. Ou seja: a maioria absoluta dos consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
A todos esses empreendedores, os nossos sinceros parabéns! Certamente, a superação dos desafios impostos ao mercado de Viagens e Turismo só pode ser alcançada e o será por meio da valorização do capital humano que constitui a principal força de vendas do Setor.
Edmar Bull
Published by