Queremos crescer

O Brasil quer crescer. Embora nos últimos anos nosso PIB tenha sido vergonhoso (0,1% em 2014 e 2,3% em 2013) e a balança cambial venha operando no vermelho (déficit de US$ 3,9 bilhões ano passado), nossas empresas estão buscando caminhos para prosperar. Um dos principais termômetros para medir o apetite por novos negócios, todos nós sabemos, é o mercado de viagens corporativas. Para crescer (ou se manterem vivas), as empresas viajam mais.
As agências de viagens corporativas também querem crescer. No ano passado, segundo dados da Pesquisa de Vendas Abracorp, nosso segmento obteve aumento comparado com o ano anterior. Para continuar com números positivos, no entanto, não devemos torcer para que a crise se mantenha e as empresas continuem viajando. É preciso entender as necessidades do mercado. Leia-se: as necessidades das empresas.
Uma pesquisa realizada em conjunto pela Amadeus e a empresa Concomitance com gestores de viagens corporativas do Brasil, México, Argentina e Chile traz dados muito interessantes e serve para entender um pouco melhor os anseios das empresas em relação ao nosso segmento. De forma geral, o principal dado revelado é que o orçamento para viagens corporativas na América Latina aumentou 32% no ano passado em comparação com 2013. O maior motivo para elevar o orçamento seria a busca por desenvolver o mercado e a própria empresa.
Para driblar a crise econômica, as empresas não ficam paradas. Isso é explicado na pesquisa quando é perguntada a motivação das viagens. Segundo o estudo, 52% das empresas viajam para conquistar novos clientes ou manter os já existentes, 17% para organização interna, 12% para visitas a fornecedores, 11% para reuniões e eventos do setor e 7% para eventos corporativos internos.
O controle de despesas também foi medido pela pesquisa e apontou que apenas 56% das organizações têm controle completo de suas despesas, enquanto 40% dão total ou quase total autonomia para seus viajantes.
Ainda segundo a pesquisa, no Brasil, 78% do orçamento da viagem é destinado a passagem aérea e hospedagem e 55% dos entrevistados consideram os gastos com viagens uma importante contribuição para o desenvolvimento do negócio.
Para finalizar, o estudo apontou os maiores desejos das empresas em relação à área de viagens – o que considero os dados mais importantes desta pesquisa. Em primeiro lugar ficou “melhorar o controle de custo”, com 73%, seguido de “ter uma visão ampla dos gastos”, com 50% e “melhorar a proteção e a segurança dos viajantes”, com 44%. Ou seja: aperfeiçoar a organização do orçamento dedicado à gestão e ao controle de custos com viagens é essencial.
Entender o que os números dizem é primordial para a evolução do segmento de viagens corporativas. Quem dita as tendências que devemos seguir são os clientes. Não adianta inovar, investir em tecnologia, se não ouvirmos o clientes.
Como conclusão, fica claro que precisamos trabalhar, cada vez mais, não só na venda de bilhetes aéreos, hotéis e locadoras, mas também na gestão de despesas a quatro mãos entre o agente de viagens e o cliente final. Já foi o tempo em que bastava atuar com foco no cliente. É preciso atuar com o foco do cliente. Por isso, ao investir em tecnologia, capacitação e inovação, as agências de viagens corporativas conquistam cada vez mais a preferência de seus clientes.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp

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2 thoughts on “Queremos crescer

  1. Olá Edmar,
    Concordo plenamente com o tom otimista do post. quem está preparado, trabalhando com gestão e produtividade, vai vender lenços nos próximos 2 anos.
    Quem estiver apagando incêndio…
    Abraços,

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